Algumas paisagens concentram tanta beleza que a única forma de apreciá-las de fato é do alto. Infelizmente não é possível encher o planeta de mirantes, mas a alternativa é ainda melhor: subir em um balão e se surpreender com fascinantes vistas 360° de alguns dos lugares mais fantásticos da Terra, onde o céu é — literalmente — o limite.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos incríveis para fazer uma viagem de balão. Confira:
Capadócia | Turquia
A Capadócia é certamente o primeiro destino que vem à nossa cabeça quando pensamos em voar de balão, e certamente há um motivo para tal. A sua paisagem milenar formada por torres de pedra vulcânica e os vinhedos e vales ao redor, assim como as estruturas humanas como simpáticas casas e igrejas em meio a pedras fazem dessa uma experiência única. Os passeios costumam acontecer próximo ao pôr-do-sol, quando a luz é perfeita para as melhores fotos.
+Encontre voos para a Turquia
+Encontre hospedagem na Turquia
Sossusvlei, Deserto do Namibe | Namíbia
Na África, um dos melhores destinos para aqueles que buscam viagens de balão é o Deserto do Namibe, na Namíbia, mais precisamente o Sossusvlei, uma bacia de sal na parte sul do deserto. O lugar é um dos principais destinos no país e lá você pode avistar o famoso órix, o avestruz, cavalos selvagens, e, à noite, o tourão, o lobo-da-terra e o porco-formigueiro — e tudo isso do alto, enquanto sobrevoa uma paisagem espetacular composta por dunas e árvores esparsas. Empresas que organizam safaris de carro também costumam organizar os passeios de balão.
+Encontre voos para a Namíbia
+Encontre hospedagem na Namíbia
Albuquerque | Estados Unidos
Para os verdadeiros amantes de balões de ar quente, Albuquerque, no Novo México, é o destino ideal. Lá é organizado o festival anual Albuquerque International Balloon Fiesta, que reúne, ao longo de nove dias em outubro, centenas de balões de todos os cantos e cores em uma verdadeira dança no ar. O motivo pelo qual o festival acontece por lá é seu clima constante, ideal para a prática do balonismo, o que significa que você pode ir até lá voar e apreciar as belas paisagens naturais do Novo México em qualquer época do ano.
+Encontre voos para Albuquerque
+Encontre hospedagem em Albuquerque
Masai Mara | Quênia
Outro destino africano imperdível para os amantes de balonismo ou para quem quer uma experiência única sobrevoando as famosas savanas africanas é o Parque Nacional Masai Mara, no Quênia. Pode até ser que a vista do balão não seja a mais próxima que você vai ter da fantástica vida selvagem da região, que inclui zebras, gazelas e muito mais, mas certamente é uma das melhores formas de admira-la, uma vez que você pode assisti-los agindo sem interferir.
+Encontre voos para o Quênia
+Encontre hospedagem no Quênia
Bagan | Myanmar
Bagan fica localizada em uma região mais árida de Myanmar e foi capital do Primeiro Império de Pagan entre os séculos 9 e 13. Hoje, é famosa por concentrar o maior número de templos budistas do mundo. São milhares de templos, sendo o mais conhecido deles o Ananda, construído em 1105, famoso por seu tamanho e seu ótimo estado de preservação. É possível explorar tudo isso a pé ou de bicicleta, mas um dos jeitos mais populares é de balão — e você verá muitos quando estiver por lá.
+Encontre voos para Myanmar
+Encontre hospedagem em Myanmar
Serengeti | Tanzânia
Outro parque nacional africano que merece um passeio de balão é o Serengeti, na Tanzânia. A dica aqui é pesquisar a época certa para, se você tiver sorte, conseguir assistir do alto a migração dos antílopes enquanto eles cruzam rios cheios de crocodilos — algo que você dificilmente vai conseguir apreciar corretamente de dentro de um carro. Os passeios de balão organizados por empresas locais costumam incluir outros luxos como café da manhã ou champanhe.
+Encontre voos para a Tanzânia
+Encontre hospedagem para a Tanzânia
Queenstown | Nova Zelêndia
Queenstown, na Nova Zelândia, é um dos principais destinos no país, principalmente para os viciados em adrenalina. Os locais gostam, inclusive, de se referir à sua cidade como a capital de aventura do mundo. Além de praticar o bungee jumping no lugar onde ele nasceu, você pode esquiar nos Alpes do Sul ou se arriscar em algumas das tirolesas mais radicais do planeta. Para relaxar de tanta adrenalina, você não vai querer perder um incrível passeio de balão sobre o Lago Wakatipu com vista para os maravilhosos Alpes do Sul.
+Encontre voos para Queenstown
+Encontre hospedagem em Queenstown
Château-d’Oex | Suíça
Agora, se você quer voar entre os Alpes ao norte mesmo, na Europa, o destino certo é Château-d’Oex, a capital suíça do balonismo. É lá que acontece, inclusive, o festival equivalente àquele de Albuquerque, porém em paisagens nevadas, em meio aos montes Mont-Blanc e o Matterhorn. Admirar paisagens nevadas do céu é certamente uma experiência única desta lista — e consideravelmente mais fria que as outros, então se agasalhe bem.
+Encontre voos para a Suíça
+Encontre hospedagem na Suíça
Deserto do Atacama | Chile
Aqui na América do Sul, um passeio de balão certamente imperdível acontece sobre o Deserto do Atacama, o deserto mais árido do mundo — algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva desde que se mantêm registros. Ele se estende pelo Chile, Argentina, Peru e Bolívia e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados. Para os amantes de balonismo, o lugar certo para buscar é o Valle de la Luna, cheio de montanhas que lembram marte capazes de encantar qualquer um.
+Encontre voos para o Chile
+Encontre hospedagem no Chile
Vale de Loire | França
Se admirar belas paisagens naturais cheias de neve ou montanhas desérticas não é a sua praia, uma boa dica de destino para um passeio de balão é o Vale de Loire, um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O vale ganhou espaço nessa lista justamente por ser casa de um grande número de monumentos, cidades e vilas históricas, cheias de castelos às margens do rio Loire. Voar por lá é admirar do alto alguns dos edifícios mais belos da França — assim como incríveis paisagens, de bônus.
+Encontre voos para a França
+Encontre hospedagem na França
Atualizado em 20 Jan 2020.