Quem já viu a queima de fogos em Copacabana deve ter dificuldade de acreditar que existem outros lugares no mundo que conseguem brilhar muito mais na virada do ano – Sydney é um exemplo. E quem acha uma noite de festas pouco ficará feliz ao descobrir que certas cidades comemoram o Réveillon por três dias seguidos. A verdade é que o mundo, grande como ele é, tem comemorações para todos os gostos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos ao redor do mundo perfeitos para passar o Réveillon. Confira:
Sydney, Austrália
O Réveillon da maior cidade australiana está entre os mais famosos do mundo, ao lado do nosso carioca. Sydney é a primeira grande cidade do mundo a entrar no Ano Novo e isso por si só já é motivo para estar lá! Por lá, o show de fogos não decepciona e, ao lado das famosas Harbour Bridge e Opera House, o espetáculo é único. Você pode inclusive alugar um barco, pegar seu champanhe e assistir tudo do mar.
Berlim, Alemanha
Berlim é considerada uma cidade de festas o ano inteiro, e é claro que no Réveillon também! O famoso Portão de Brandemburgo, que na época do império só podia ser cruzado por quem tinha sangue real, hoje vira palco de shows e festas para todos. Depois da queima de fogos, os dois quilômetros de rua entre o Portão e a Coluna da Vitória se enchem de festas para quem quer passar a noite em claro. Durante o dia, não perca a Corrida da Panqueca, que acontece no último dia do ano, quando diversas pessoas vestidas de forma muito elegante correm alguns quilômetros pela cidade girando panquecas no ar.
Edimburgo, Escócia
A capital da Escócia é famosa por um Réveillon cheio de tradições e que dura nada menos que três dias! No dia 30 de dezembro, as celebrações têm início com uma procissão de milhares de pessoas, que carregam tochas por toda a Edimburgo e que termina em um belo show de fogos. No dia 31, ainda mais pessoas saem às ruas cantando o Auld Lang Syne, tradicional canção escocesa de Ano-Novo, e mostram como um povo deve festejar. As festas continuam no primeiro dia do ano, com eventos que vão de espetáculos celtas ao ar livre e música ao vivo até coletas beneficentes.
Hong Kong
Hong Kong é a cidade com o maior número de arranha-céus (prédios com mais de 150 metros de altura) do mundo – são mais de 300! Logo, é de se esperar que em meio a tanta grandiosidade, o Réveillon seja grandioso – e é! A queima de fogos é espetacular, com luzes saindo do topo dos prédios gigantes e dragões pirotécnicos que dançam pelo céu. A melhor parte é que você pode escolher qual é o melhor lugar para assistir a tudo isso: à beira-mar, no meio do mar, na rua ou em algum dos inúmeros bares a 300 metros de altura!
Koh Phangan, Tailândia
Se o que você gosta de fazer no Réveillon é festejar com o pé na areia, talvez não haja lugar melhor que a ilha de Phangan, na Tailândia. A capital, Bangkok, também é famosa por suas festas, mas se você prefere belas paisagens naturais, a sugestão é voar para o golfo! A ilha é famosa pela sua Full Moon Party, festa pé na areia que acontece todo mês, inclusive no fim de dezembro, mas também conta com inúmeras festas de Réveillon para você curtir diversas noites seguidas.
Londres, Inglaterra
Só em Londres você pode passar o Réveillon ao som do tão famoso Big Ben, que marca o horário do fuso horário zero. Aos pés da torre, você pode assistir ao belo show de fogos, mas a capital inglesa tem muitas outras opções. É possível, por exemplo, comprar ingressos para assistir à virada do ano de dentro de um navio que navega pelo Tâmisa. E a diversão não acaba por aí: depois da queima de fogos, muitos seguem para algumas festas. No primeiro dia do ano, a cidade segue em festa, com marchinhas de bandas e procissões dos cavalos da Rainha.
Roma, Itália
Paris que nos desculpe, mas Roma é a verdadeira cidade do amor – e poucos Réveillons são tão românticos quanto os passados na capital italiana. Mas a cidade também garante diversão para quem quer ficar acordado até o sol nascer! Depois da maravilhosa queima de fogos ao lado do Coliseu, os fervorosos italianos se espalham por todo o centro da cidade em festa e celebração até a manhã do dia primeiro.
Nova York, Estados Unidos
A verdade é que o Réveillon na Times Square está tão presente no imaginário de qualquer um que veja séries e filmes que é difícil deixar Nova York de fora de uma lista dessas. A tradição local é se reunir com seus amigos na famosa região da Broadway e assistir à bola cair, depois do show de alguma grande celebridade. A experiência, no entanto, não é para todos - afinal, mais de um milhão de pessoas se reúnem por lá e deixam tudo um tanto caótico. Mas saiba que existem opções como passeios de barco para assistir à queima de fogos.
Cidade do Cabo, África do Sul
A grande cidade sul-africana também reserva três dias para celebrar a chegada do novo ano. Na noite de Réveillon, a Cidade do Cabo organiza uma grande queima de fogos e shows no porto Victoria & Alfred. Depois, você pode procurar ainda mais shows e festas espalhados pela cidade. Já no Ano Novo, rola o Kaapse Klopse, um festival conhecido como segundo ano-novo, em que diversas pessoas tomam as ruas em espetáculos extremamente coloridos.
Viena, Áustria
Viena é uma cidade elegante que no Réveillon é completamente tomada por festas. As feiras de Natal se transformam em feiras de Ano-Novo e o centro da cidade é ocupado por diversas festas, que vão muito além da meia-noite, mas também tem opções mais tranquilas para quem quer curtir uma ópera, por exemplo, e o famoso Grande Baile de Ano-Novo. A capital austríaca tem sofisticação, elegância, festas cool e bares sossegados para agradar a qualquer um.
Atualizado em 21 Nov 2019.