O enoturismo é uma categoria de viagem que não para de crescer. O termo é destinado às pessoas que viajam em busca de mais conhecimentos sobre vinhos – explorar vinícolas, apreciar os diferentes sabores da bebida e observar belíssimas paisagens são algumas das atrações desse tipo de viagem.
As cidades que fazem parte desse roteiro normalmente são pequenas e o vinho é a principal atividade econômica. Durante a viagem, os amantes da bebida têm a oportunidade de conhecer a vida local do destino e até de participar da produção – quem nunca sonhou em pisar nas uvas?
Para quem quer um destino para as próximas férias ou até mesmo uma inspiração de viagem, o Guia da Semana fez uma lista com 8 lugares ao redor do mundo perfeitos para quem ama vinho. Confira:
Mendoza, Argentina
Mendoza é uma cidade super charmosa na Argentina, mais precisamente aos pés da Cordilheira dos Andes. O local não só vem atraindo turistas por sua beleza, mas também por ser responsável por quase 80% da produção de vinhos do país e por ter mais de cem vinícolas abertas à visitação! Ou seja, dá para passar o dia todo visitando bodegas e degustando vinhos deliciosos.
Nas região de Mendoza é que estão as principais atrações. Em Maipu, por exemplo, o turista encontra algumas das vinícolas mais antigas e tradicionais da Argentina, como a Trapiche e a Família Zuccardi. Já em Luján de Cuyo você encontra bodegas bem famosas, como a Catena Zapata, a Chandon e a Norton. Todas elas possuem passeios para conhecer os vinhedos, degustar os vinhos e até mesmo almoçar.
Santiago, Chile
É impossível visitar o Chile e não conhecer sua capital, Santiago - uma vez por lá, visitar suas vinícolas é um dos passeios obrigatórios! Não é à toa que a região é a maior produtora de vinhos no país e possui alguns dos rótulos mais famosos do mundo inteiro. São mais de 150 bodegas para visitar, com direito a tour e degustação.
Dentre as vinícolas mais famosas estão a Concha Y Toro, maior produtora do país com rótulos conhecidos no mundo todo - inclusive no Brasil. A demanda de brasileiros é tanta que é possível agendar um tour em português pela propriedade, com direito a degustação - inclusive do famoso Casillero del Diablo.
Vale dos Vinhedos, Brasil
No sul do Brasil, mais precisamente a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do país. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A dica é alugar um carro e percorrer a pequena distância entre as cidades e vinícolas sem pressa para desfrutar o melhor da incrível serra gaúcha. Dentre os destaques estão a Vinícola Larentis, Casa Valduga e Miolo. Além disso, é possível fazer esse roteiro durante o ano todo.
Vale do Douro, Portugal
A região do Vale do Douro, mais precisamente ao norte de Portugal, é a viagem perfeita para quem quer conhecer um lugar incrível e aprender um pouco sobre o enoturismo. O local chama tanta atenção que está classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, sem mencionar que é lá que estão diversas vinícolas que produzem o famoso vinho do Porto.
Uma das experiências mais incríveis na região é a visita à Vinícola Quinta das Carvalhas, a maior quinta do Douro, com 600 hectares. A paisagem indescritível mescla vinhedos, uma história fascinante sobre o vinho produzido e o cuidado com a plantação. Vale a pena ver de perto!
Rioja, Espanha
Rioja é a mais famosa e tradicional região vinícola da Espanha, produzindo vinhos tintos e brancos entre os melhores do país. O estilo riojano é bastante característico, em geral, bastante marcado pelo carvalho. Localizada ao norte da Península Ibérica, a região de Rioja desfruta de uma posição geográfica privilegiada, resultando em produtos de excelente qualidade!
Uma das vinícolas mais visitadas é a Baigorri: ela tem uma estrutura de zinco e vidro, em forma de cubo, no topo de uma colina e possui oito níveis abaixo da terra. O passeio leva o turista para um tour completo, que explica desde a colheita até o processo de elaboração do vinho - o roteiro é finalizado com uma degustação harmonizada no restaurante da propriedade. Incrível, né?
Moltalcino, Itália
A região da Toscana, na Itália, é o melhor lugar para quem quer ver paisagens incríveis, conhecer vilarejos medievais e de quebra degustar deliciosos rótulos de vinho. Não é à toa que a região é cheia de produtores e vinícolas. Nos arredores da cidade é que estão os locais que valem a pena conhecer, e onde é produzida a uva Sangiovese Grosso. O passeio agradável encanta qualquer um que gosta de paisagens naturalmente bonitas e de conhecer de perto a produção de alguns rótulos famosos.
Em Montalcino, por exemplo, encontramos um dos vinhos mais conhecidos do mundo: o Brunello. Este vinho é um DOCG (Denominação de origem controlada e garantida) ou seja, sua produção deve seguir uma legislação específica com regras rígidas.
Chateauneuf-du-Pape, França
Que o Sul da França possui vilarejos encantadores todo mundo sabe, mas o que quase ninguém sabe é que um dos lugares mais incríveis para se visitar por lá é a região da Provence, conhecida por seus campos de lavanda, vilarejos de pedras, excelente gastronomia e vinhos deliciosos.
Os amantes de vinho podem colocar Chateauneuf-du-Pape em seu roteiro: para quem quer degustar, visitar vinícolas e conhecer de perto a produção da bebida, não há lugar melhor da França - e talvez no mundo. Afinal, quem não quer conhecer o vinho que os papas bebem? O charmoso vilarejo de pouco mais de dois mil habitantes guarda alguns dos rótulos mais aclamados pelos amantes de vinho – e a melhor parte é que muitas dessas produções possuem entrada aberta ao público. Com um preço justo, é possível participar de diversas atividades nas inúmeras bodegas do vilarejo.
Santorini, Grécia
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: estamos falando de Santorini. Além de suas belíssimas paisagens, é possível conhecer as vinícolas da região. A ilha tem um solo bem diferente do tradicional por causa de sua origem vulcânica, tornando a produção de vinhos única, com uma uva bem popular na região: a Assyrtiko.
Uma das opções de vinícolas da região é a Santo Wine, que conta com tours exclusivos pela propriedade de acordo com o gosto e perfil dos visitantes. No percurso mais simples, é possível conhecer a vinícola, degustar vinhos e admirar a bela paisagem - tudo isso em uma visita de 40 minutos, pagando a partir de 15 euros por pessoa. Para saber mais sobre os passeios, clique AQUI.
Quer saber mais sobre vinho? Confira nossas matérias:
+ 9 lugares em SP que todo apaixonado por vinho tem que conhecer
+ Diversão para adultos: primeiro parque temático dedicado ao vinho é inaugurado na França
+ Rota do Vinho: um tour pelas vinícolas da Serra Gaúcha
Por Juliana Sartori
Atualizado em 16 Fev 2018.