Quem nunca assistiu a uma novela da Rede Globo e se imaginou nos cenários maravilhosos que são mostrados?! Muitas tramas foram gravadas em lugares fora do Brasil, levando ao telespectador uma cultura totalmente diferente, bem como lugares maravilhosos. Seja para incentivar o turismo nessas regiões ou quem sabe apresentar ao brasileiro uma nova realidade, as novelas têm o poder de despertar no telespectador a vontade de viajar.
Como esquecer o grande sucesso de "O Clone", que apresentou o Marrocos e sua rica cultura? Ou da trama "Caminho das Índias", que nos apresentou paisagens maravilhosas da Ásia? Essas e muitas outras novelas que foram gravadas fora do Brasil nos mostram cenários maravilhosos – e que nos despertam curiosidade.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com 5 destinos ao redor do mundo que já foram cenários de novela e que merecem ser visitados! Confira:
O CLONE (MARROCOS)
Sucesso absoluto, a novela O Clone marcou gerações e mostrou aos brasileiros um pouco da cultura marroquina e do islamismo. A trama contava a história de amor entre Jade e Lucas, assim como mostrava os costumes e crenças do Marrocos em contraposição com a vida badalada do Rio de Janeiro.
As primeiras cenas da novela foram gravadas em points turísticos de algumas das famosas cidades do Marrocos: o Kazar de Aït Benhaddou, espécie de fortificação histórica na cidade de Ouarzazate; os mercados de Marrakech e a Medina de Fez, cidade do século VIII que serviu de referência para a construção da cidade cenográfica marroquina no Projac.
A cidade de Ouarzazate é porta de entrada para o Deserto Marroquino e já foi palco de inúmeros filmes famosos, fator que lhe rende o título de Hollywood do Marrocos. Já Marrakech, é a cidade mais visitada do país, rodeada por ruelas e lojinhas. Fez, a cidade principal da trama, conta com ruelas cheias de labirintos, mercados a céu aberto e visita-la é como fazer uma imersão na cultura marroquina.
Curiosidade: a cidade marroquina de Fez foi a primeira construção do mundo oriental no Projac.
CAMINHO DAS ÍNDIAS (ÍNDIA)
A novela Caminho das Índias foi outro sucesso incontestável: a trama, que contava a história de amor entre Maya e Raj, era ambientada na Índia, apresentando o hinduísmo, costumes e cenários exuberantes aos brasileiros. A produção da Globo montou um enorme estúdio para gravar as cenas da novela, contando com mais de 6 mil metros quadrados e duas cidades cenográficas: uma para reproduzir as lojinhas e cidade e outra para reproduzir o Rio Ganges e suas escadarias.
Mesmo com o mega cenário, algumas cenas do folhetim foram gravadas na Índia – cidades como Jaipur, conhecida por suas paredes cor de rosa, e Agra, famosa pelo Taj Mahal, foram escolhidas como locação. Já para gravar imagens de apoio, aquelas sem o elenco, foram escolhidos lugares como Varanasi, onde se localiza o Rio Ganges, Mumbai e Jodhpur.
Um dos cartões postais da Índia é o Taj Mahal, um templo construído na cidade de Agra em homenagem à esposa de um antigo imperador mongol, que faleceu após dar à luz seu décimo quarto filho. Já Jaipur é conhecida como a “cidade rosa” por causa de suas construções e prédios coloridos, considerada patrimônio da UNESCO.
Curiosidade: India – A Love Story, este foi o título com o qual a novela venceu a 37ª edição do Emmy Internacional.
SALVE JORGE (TURQUIA)
Salve Jorge, novela de 2013, recorre ao mito do santo guerreiro, São Jorge, para contar a história de Morena, vítima do tráfico internacional de mulheres, e Théo, capitão da cavalaria do Rio de Janeiro. Duas cidades cenográficas foram construídas especialmente para o núcleo da Turquia: a Istambul de Salve Jorge, que possuía 5,3 mil metros quadrados de área construída, e a Capadócia, que tinha uma extensão de 5 mil metros quadrados, que se dividiam em duas áreas, a rural e a turística.
A Capadócia é um dos destinos mais famosos da Turquia e é conhecida por suas formações geológicas que lembram o território lunar – e também pelos balões turísticos que sobrevoam o Vale do Amor, o Vale da Rosa e o Vale Devrent. Istambul, a maior cidade do país, merece destaque também: a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi foram cenários da trama.
Além desses dois lugares superfamosos, o elenco também gravou em Éfeso, cidade turca situada na costa ocidental da Ásia Menor. O local é conhecido por suas ruínas, sendo considerada a cidade mais importante depois de Roma durante o Império Romano.
Curiosidade: Ao todo, foram gravadas cerca de 600 cenas na Turquia.
PASSIONE (ITÁLIA)
A novela Passione, que foi ao ar em 2011, mostrava a história do reencontro de mãe e filho, dado como morto, em cenários divididos entre São Paulo e o interior da Itália. Recriar a atmosfera bucólica da Toscana no Projac foi um dos grandes desafios das equipes de cenografia e produção de arte da novela.
A cidade fictícia de Laurenza-in-Chianti era uma mistura das comunas italianas de San Gimignano, Montalcino e Montepulciano, localizadas na província de Siena. Três viagens à Itália, mais de seis mil fotos e uma pesquisa de seis meses resultaram em uma área de 2 mil metros quadrados com praças, ruas, casas e vielas.
A região da Toscana, formada por cidades medievais e rotas de vinho imperdíveis, é um dos principais (e mais românticos) destinos da Itália. A cidade de San Gimignano, no alto de uma colina, foi declarada como patrimônio mundial da UNESCO e é cercada por uma muralha. Montepulciano se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento. Já Montalcino é formada por castelos, igrejas antigas, tudo isso a 600 metros acima do nível do mar.
Curiosidade: Tony Ramos chegou à Itália antes do início das gravações para melhor incorporar seu personagem: procurou pequenos produtores, colheu azeitonas, conheceu o processo de fabricação do azeite de oliva e até dirigiu um trator.
AMÉRICA (ESTADOS UNIDOS)
A novela América, exibida em 2005, mostra o desejo de Sol em morar nos Estados Unidos e, com isso, a verdadeira aventura da personagem ao entrar no país ilegalmente através da fronteira com o México. A novela contou com mais de 60 cenários, incluindo cinco cidades cenográficas montadas na Central Globo de Produção (Projac) – o maior número já atingido, até então, para uma novela.
A novela teve cenas gravadas em dois lugares: na fronteira do Texas com o México, onde foram feitas as cenas da travessia ilegal dos imigrantes em direção aos Estados Unidos, e em Miami, onde foi mostrado o estilo de vida de quem morava no país, como as baladas e bares. Embora, na realidade, esses locais fiquem a quilômetros de distância um do outro, vale lembrar que na trama eles sempre aparecera como como se fossem 'próximos'.
O Estado do Texas é recheado por paisagens desérticas e cidades no melhor estilo 'velho oeste', exemplo de Terlingua, uma espécie de cidade-fantasma próxima à fronteira com o México. Outro local que a trama mostrou foi o Parque Nacional Big Bend, onde está localizado o canyon Santa Elena.
Já Miami é a cidade queridinha de quem quer fazer boas compras, badalar e conhecer uma praia incrível – tudo no melhor estilo americano. Não poderiam ter escolhido outra locação para representar melhor o estilo de vida nas Américas. Dentre os pontos turísticos famosos (e que aparecem na telinha) estão a Ocean Drive, famosa avenida onde se encontram os bares e baladas da cidade, e a Little Havana, bairro que abriga muitos imigrantes, principalmente cubanos.
Curiosidade: Entre 600 mil e um milhão de brasileiros viviam como imigrantes – legal ou ilegalmente – nos Estados Unidos em 2005, segundo as pesquisas feitas pela equipe da novela.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 28 Nov 2019.