A Tailândia é famosa por suas praias paradisíacas, que certamente justificam o fato de que ela é um dos principais destinos turísticos na Ásia. Mas apesar de sua grande quantidade de ilhas, cercadas por águas de cores inacreditáveis e areias douradas, que certamente chamam atenção, o país do sudeste asiático tem muito mais a oferecer, desde ruínas de centenas de anos até uma intensa vida noturna.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 destinos na Tailândia, além das praias, que você não pode deixar de conhecer quando estiver por lá. Confira:
Bangkok
A capital do país é uma bela cidade com uma intensa vida noturna e ótimos museus. Entre os principais pontos turísticos estão os fascinantes templos budistas Wat Pho e Wat Phra Kaew e o Mercado de rua de Chatuchak, que conta com mais de 15 mil estandes com produtos dos mais ecléticos. Além disso, se você é um amante de frutos do mar, Bangkok é o destino certo. Desde as suspeitas comidas nos mercados flutuantes até os belos pratos nos restaurantes mais caros — vale a pena experimentar de tudo.
Chiang Mai
Essa maravilhosa cidade no norte da Tailândia foi fundada no século 13 e é considerada um relevante centro de tradição cultural do país. A região guarda mais de 300 templos e tem crescido como uma vibrante cidade, ainda que mantenha muito de seu caráter histórico. Chiang Mai um ótimo lugar para relaxar e fazer compras no famoso mercado noturno de artesanatos.
Ayutthaya
Fundada há quase 700 anos, a cidade de Ayutthaya é a capital da província de mesmo nome e foi de extrema importância durante o século 14. Muito foi destruído pelos birmaneses no século 18, mas ainda é possível apreciar ruínas e algumas estruturas que contam histórias. Uma das atrações imperdíveis é o Wat Phra Si Sanphet (foto), um enorme templo sagrado. Depois de apreciar bastante história, vale a pena voltar para o centro da cidade e explorar seus mercados de rua.
Kanchanaburi
O que mais atrai turistas para a cidade de Kanchanaburi é algo um tanto inusitado: a Ponte Sobre o Rio Kwai. A ponte tem um passado escuro: foi construída por prisioneiros de guerra a mando das forças japonesas durante a Segunda Grande Guerra. O museu junto a ponte conta muito bem essa história. Mas para além disso, a cidade é repleta de resorts às margens do rio e é um ótimo ponto de partida para explorar alguns parques nacionais, como o Erawan.
Sukhothai
O centro velho da cidade de Sukhothai é um museu a céu aberto que conta a história do Reino de Sukhotai, que teve seu auge entre os séculos 13 e 14. Por lá, você pode encontrar cerca de 45 km² de ruínas parcialmente reconstruídas. O destino é um dos mais visitados da Tailândia. Não muito longe dali, também é possível fazer um bate e volta para outras cidades centenárias, como a Chaliang, com ruínas que datam do século 11.
Chiang Rai
A província de Chiang Rai é uma das mais diversas da Tailândia. Sua capital, de mesmo nome, é o lugar ideal para estabelecer sua base e explorá-la, considerando não só sua posição, mas o preço da acomodação e a ótima comida. A cidade foi fundada no século 13 e, portanto, também tem muita história para contar, com ótimos museus. Dois de seus principais atrativos são o incrível Templo Branco e as trilhas ao redor, que garantem cenários fascinantes.
Nakhon Ratchasima
A maior província da Tailândia, Nakhon Ratchasima, é ainda muito conhecida pelo seu nome original, Khorat. A região possui diversos atrativos, entre eles o mais novo Patrimônio da Humanidade da UNESCO no país, o parque nacional Khao Yai, uma região que, para além de maravilhas naturais, também tem vinícolas e diversos hotéis temáticos e restaurantes. Outros lugares imperdíveis incluem, evidentemente, incríveis templos e ruínas.
Atualizado em 3 Fev 2019.