Se você está planejando sua primeira viagem para a Europa, certamente colocou muitas das famosas capitais em seu roteiro - e com certeza você não vai se arrepender! Mas para verdadeiramente conhecer o mínimo de um país, você precisa fugir um pouquinho das grandes cidades cosmopolitas cheias de turistas e dos roteiros mais populares.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 7 pequenas cidades nem tão conhecidas que ficam bem pertinho das capitais para você fazer um bate e volta durante a sua viagem. Confira:
Além de Bruxelas: Bruges | Bélgica
Ninguém precisa de muito tempo para conhecer os principais pontos turísticos da Bélgica. Na verdade, é possível que você possa separar a mesma quantidade de tempo para Paris ou Londres e a Bélgica inteira. Se você vai passar alguns dias em Bruxelas, precisa planejar algumas viagens de um dia para as cidades ao redor – e a mais popular é Bruges, que fica a uma hora de distância de trem da capital. A pequenina cidade de arquitetura medieval tem catedrais, museus e belos canais – que não ficam atrás dos famosos de Amsterdã. É o lugar perfeito para um dia romântico com direito a passeio de barco.
Além de Paris: Provins | França
Algumas cidades desta lista precisam de muito tempo para serem exploradas minimamente, é o caso de Paris. Mas quando você já estiver satisfeito da vista da Torre Eiffel e das compras na Champs-Élysées, pegue um trem para a cidade medieval de Provins. A cidade é patrimônio mundial da Unesco desde 2001 e está cheia de pontos turísticos, que incluem muralhas centenárias. É interessante aproveitar para comparar com cidades medievais de outros países como Espanha e Itália e observar como são diferentes entre si.
Além de Amsterdã: Utrecht | Holanda
Amsterdã é muito pouco holandesa – você vai ter dificuldade para encontrar um holandês que discorde dessa afirmação. Lotada de turistas, a cidade mais parece uma grande atração turística, o que não é de todo ruim. Mas se você quiser conhecer um pouquinho de algo mais tradicional, vale a pena pegar o trem para Utrecht, que fica a menos de meia hora de Amsterdã. A cidade tem belos canais, passeio de barco, maravilhosas catedrais, torres e, na época certa do ano, as famosas tulipas holandesas.
Além de Berlim: Potsdam | Alemanha
Potsdam é a capital de Bradembrugo e fica apenas a 45 minutos de Berlim de trem. A cidade já foi residência dos reis da antiga Prússia e guarda uma enorme quantidade de palácios e castelos, sem falar de parques maravilhosos, jardins e lagos. É um ótimo lugar para descansar dos intensos dias de Berlim e aproveitar para admirar paisagens belíssimas que diferem bastante daquelas encontradas na capital alemã.
Além de Londres: Bringhton | Inglaterra
Londres é uma cidade intensa – há quem diga que são várias cidades dentro de uma. Você não consegue conhecer minimamente a capital inglesa em menos de uma semana, mas depois que você tiver explorado até cantinhos menos turísticos da cidade e quiser relaxar de toda a famosa correria britânica, os ônibus de dois andares vermelhos e o preço salgado de um simples café, vale a pena fazer um bate e volta para Bringhton. A cidade litorânea é um famoso destino no país e fica a cerca de uma hora de trem saindo da capital – e é recomendada inclusive pelos locais. É bem diferente da ideia que filmes e séries nos passam da Inglaterra. Além de ser um ótimo lugar para relaxar à beira-mar, também tem baladas, uma boa gastronomia, cafés, brechós e uma intensa cena LGBT.
Além de Roma: Orvieto | Itália
A Itália é um dos poucos países da Europa que merece uma viagem só para ela! O país tem pontos de interesse turístico em cada esquina, praias maravilhosas ao sul, cidades oníricas como Veneza ao norte e muita comida boa em toda a sua extensão – leia nossa matéria sobre a Itália AQUI e você vai considerar passar pelo menos umas duas semanas só por lá. Mas se você vai mesmo tentar passar em Roma durante sua viagem europeia, vale a pena tirar um dia para conhecer algumas das cidadezinhas que a cercam. É o caso de Orvieto, uma pequenina cidade medieval no topo de uma colina que fica na região italiana de Úmbria, vizinha menos famosa da Toscana. A cidade fica a menos de 90 minutos de trem saindo de Roma e, além da magia de cidade medieval, possui um labirinto de cavernas, escadas e túneis abaixo da superfície. O local também é famoso por seus vinhos.
Além de Madri: Toledo | Espanha
Assim como a Itália, a Espanha também tem muito a oferecer e é um país que demanda alguns muitos dias só para ela. Mas digamos que você só tem uns quatro ou cinco dias para passar em Madri e por isso você não vai ter tempo de visitar cidades famosas como Barcelona ou Sevilha em um bate e volta. A sugestão? Um bate e volta para Toledo! Além de ser ligeiramente mais famosa que as outras desta lista, o destino em questão merece a visita por estar a apenas 30 minutos de distância de Madri (com o trem de alta velocidade) e ser genuinamente espanhola. Cheia de pontos turísticos, igrejas católicas, sinagogas e mesquitas, a cidade pode ser explorada em um dia e a pé! Ou seja, vale a pena visitar.
Por André Barbosa
Atualizado em 31 Jul 2019.