O Leste Europeu é frequentemente subestimado quando pensamos em uma viagem à Europa. Os Países Bálticos, então, nem se fala. Não é difícil entender o que atrai tanta gente para Paris ou Berlim, e, mais recentemente, Praga ou Viena, mas as capitas da Estônia, Letônia e Lituânia também guardam suas joias, e seu vasto interior e litoral são surpreendentemente espetaculares.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos que vão convencê-lo a visitar os Países Bálticos. Confira:
Saaremaa | Estônia
Saaremaa é uma simpática ilha que ainda celebra tradições folclóricas como só eles sabem. Apesar de ser a maior ilha do país, ainda guarda muita história como um castelo do século 13, antigos moinhos de vento, faróis, pequenas vilas e florestas exuberantes de pinheiros. Além disso, é famosa pela qualidade de sua vodca e cerveja.
+ Encontre sua hospedagem em Saarema
Tartu | Estônia
A pequena cidade de Tartu é tanto uma cidade universitária quanto um destino buscado para relaxar. Aqueles que querem vida noturna, portanto, encontram tantas opções, entre bares e restaurantes, quanto aqueles que querem relaxar, que vão preferir as incríveis paisagens naturais e a espetacular arquitetura do século 18, que sobreviveu à padronização soviética. Para além de suas atrações como museus e galerias de arte, é também um bom ponto para se estabelecer e explorar o sul do país.
+ Encontre sua hospedagem em Tartu
Tallinn | Estônia
A capital da Estônia, Tallinn, já esteve sob o poder de soviéticos, dinamarqueses, suecos, poloneses e alemães. Hoje, guarda um pouco de cada um dos povos que estiveram por ali. Suas ruas e porto, extremamente envolventes e fotogênicos, valeriam a pena por si só, mas a cidade ainda guarda uma grande quantidade de atrações como museus e monumentos. Seu centro histórico, que parece ter saído direto de um conto de fadas, é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
+ Encontre sua hospedagem em Tallinn
Riga | Letônia
A maior das capitais bálticas, Riga é uma cidade que mistura, em sua arquitetura, elementos góticos com detalhes de art noveau. Seu povo e sua cultura não são menos ecléticos e reúnem restaurantes experimentais a ótimos bares e pessoas de diversos lugares e estilos. À beira d’água, como muitas capitais europeias, passear de barco para explorar a região é uma boa opção. Os amantes de natureza vão querer explorar as belas florestas e praias próximas à capital.
+ Encontre sua hospedagem em Riga
Jurmala | Letônia
Não muito longe de Riga, se encontra a cidade de Jurmala, popular entre os amantes de belas praias. O destino já virou um resort dos povos bálticos e outros povos europeus. Ainda que o Mar Báltico não seja o mais tropical dos mares, a beleza das praias compensa pela água fria. Ao todo, são mais de 30km de litoral com opções também para os mais urbanos, com avenidas populares e lojas para gastar.
+ Encontre sua hospedagem em Jurmala
Sigulda | Letônia
A fantástica cidade de Sigulda coleciona algumas atrações por si só, como castelos medievais e torres de outrora. No entanto, o que realmente a diferencia é sua posição privilegiada próxima ao Parque Nacional de Gauja, o maior parque nacional do país, que acompanha o vale do rio Gauja. O destino é ideal para quem quer curtir belas paisagens naturais, caminhadas, escaladas e esportes radicais - assim como um ou outro castelo medieval aqui e ali.
+ Encontre sua hospedagem em Sigulda
Istmo de Curlândia | Lituânia
O Istmo de Curlândia é uma enorme faixa de terra de 98km de extensão que liga a Lituânia ao Oblast de Kaliningrado, um território russo que fica em meio aos países bálticos, e separa o Mar Báltico da Laguna da Curlândia. O trecho lituano é protegido pelo Parque Nacional do Istmo de Curlândia, de 50km de extensão, desde a vila de Smiltyne à cidade de Nida. Por lá você encontra raros ecossistemas, belas praias e dunas.
Siauliai | Lituânia
A cidade de Siauliai não tem nada de especial, senão alguns museus e sua posição central, fazendo com que seja parada para muitos outros destinos. O que atrai muitos turistas, no entanto, é a incrível Colina das Cruzes (foto), uma montanha cheia de cruzes com uma história que data do século 19. Durante o domínio soviético, entretanto, ela foi destruída pelos russos, uma vez que o ateísmo era compulsório. Contra a tirania e pelo direito de expressar sua fé, no entanto, o povo lituano passava pelos guardas soviéticos durante a noite, arriscando suas vidas, para colocar mais cruzes. Além de ponto turístico, é hoje um centro de peregrinação católica.
+ Encontre sua hospedagem em Siauliai
Vilnius | Lituânia
Vilnius, a capital da Lituânia, é também o principal ponto turístico do país, e não é difícil entender o porquê. A cidade guarda o maior centro velho barroco da Europa, uma atração que por si só vale a pena. Existe uma grande quantidade de museus que lembram os horrores da dominação soviética, bem como do holocausto. Mas também existe beleza, a cidade se reergueu de seu passado e é, hoje, um centro cosmopolita com ótimas opções de bares e restaurantes. Um jeito popular de admirá-la é subindo em um balão e vendo todas as suas muitas belas igrejas católicas do alto.
+ Encontre sua hospedagem em Vilnius
Uzupis | Lituânia
Uzupis é, oficialmente, um distrito de Vilnius, mas seus habitantes se declaram um país independente desde 1997, com bandeira, moeda, presidente e tudo mais. Caso tivesse reconhecimento internacional, seria uma das menores repúblicas do mundo. Seu nome significa do outro lado do rio, bem didático, uma vez que ele de fato está localizado do outro lado do rio Vilnia, em relação ao centro. A região era uma das mais abandonadas da cidade, mas hoje, depois da mobilização dos locais, está se tornando um destino forte que costuma atrair artistas e turistas mais alternativos, graças à sua cena artística e cultural.
+ Encontre sua hospedagem em Uzupis
Atualizado em 11 Dez 2018.