A lua de mel é uma parte muito importante de um casamento, afinal, é quando o casal vai descansar e curtir dias incríveis juntos. A boa notícia é que não é necessário acabar com todas as economias para realizar uma viagem inesquecível. Com boas escolhas de destinos e um bom planejamento, é possível realizar uma viagem de lua de mel dos sonhos sem gastar fortunas.
Seja na América do Sul, no Caribe ou até mesmo na Ásia, existem roteiros de viagem perfeitos para uma lua de mel para cada estilo de casal. Para te inspirar e provar que é possível fazer uma viagem sem gastar muito, o Guia da Semana fez uma lista com 10 destinos baratos ao redor do mundo para curtir a lua de mel. Confira:
BARILOCHE, ARGENTINA
Porta de entrada da belíssima Patagônia argentina, a cidade de San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é o destino de neve mais conhecido da Argentina. Seja no verão, quando é possível realizar mais passeios ao ar livre, ou no inverno, quando as estações de esqui ficam cheias de neve, o destino é a pedida certa para o casal aventureiro.
O Centro Cívico é considerado o ponto de partida de todos os passeios da cidade, além de contar com muitos restaurantes. Com características arquitetônicas emprestadas das regiões montanhosas da Europa, essa bela praça concentra edifícios governamentais como os correios, a polícia local, museus e a prefeitura. Além disso, é lá que o viajante pode tirar a clássica foto com os cachorros da raça São Bernardo.
LAGO NAHUEL HUAPI, ARGENTINA
Curtir a natureza em sua essência e desfrutar de incríveis chalés na floresta também é um ótimo roteiro para uma viagem de casal, não é? É isso que oferece o Parque Nacional Nahuel Huapi, um dos mais antigos da Argentina, e que costuma ser um roteiro bem procurado por quem passa pela região de Bariloche. Trata-se de uma imensa reserva natural com muitos lagos coloridos e cristalinos e paisagens cinematográficas que mostram um pouco da beleza da região da Alta Patagônia.
Para visitá-lo, a dica é comprar um passeio de barco que passe pelos Andes Argentinos – dessa forma, dá para curtir a paisagem sem preocupações. Geralmente, os passeios partem de Puerto Pañuelo, a 25 km do centro de Bariloche. Já para quem estiver de carro, a dica é dedicar uns dias na região e conhecer a Villa La Angostura, uma pequena cidade super romântica na beira do Lago Nahuel Huapi. Por lá, os chalés e hotéis de charme são a pedida certa.
PUERTO VARAS, CHILE
Para o casal que gosta de desbravar lugares quase desconhecidos, Puerto Varas é a melhor escolha. Trata-se de um destino chileno que nem todos os turistas ainda não descobriram, mas que reserva inúmeras surpresas agradáveis. Localizada na Região dos Lagos, a cidade recebeu colonização alemã e, por isso, guarda uma arquitetura diferenciada. Para deixar tudo ainda melhor, o cenário é cercado por um vulcão imponente e lagos azuis.
A dica é conhecer o destino enquanto ele não fica badalado e com preços exorbitantes. Por enquanto, passear por suas ruas é como estar em uma cidade pequena incrível. A melhor época para conhecê-la é no verão, onde as temperaturas estão mais amenas e os dias mais longos, permitindo atividades ao ar livre.
ARUBA
Viajar para o Caribe parece um sonho distante? É porque você ainda não conhece Aruba, uma pequena ilha em meio ao mar caribenho, com cerca de 30 quilômetros de extensão. O destino é tão incrível que os turistas podem transitar tranquilamente de ponta a ponta e conhecer o melhor do paraíso em um dia só. É claro que tantos lugares bonitos exigem mais alguns dias de dedicação, por isso, a melhor forma de explorar a ilha é se hospedar no centro, em Oranjestad, e de lá fazer passeios pela região.
Para quem quer economizar, a dica é optar por se hospedar em pousadas ao invés das grandes redes de luxo – aproveite a proximidade dos pontos turísticos para caminhar bastante ou simplesmente utilizar o transporte público. Como a maioria das atrações são praias, com algumas economias é possível passar a lua de mel no destino.
CURAÇAO
Curaçao, junto a Aruba e Bonaire, faz parte do conjunto das Ilhas ABC, no Caribe. Com mais de 70 praias para todos os gostos, o destino chama a atenção pela beleza de suas águas e pela quantidade de atrativos disponíveis por lá. A melhor forma de conhecer toda a ilha, que tem cerca de 400 km de extensão, é alugando um carro. Mas caso tenha poucos dias e queira economizar, a capital Willemstad é a melhor escolha.
Por ter sido colonizada por holandeses, toda a arquitetura das cidades é baseada naquelas casinhas típicas da Holanda, fator que deixa tudo ainda mais charmoso. Resorts 5 estrelas, restaurantes gostosos e pousadas charmosas esperam os turistas.
CARTAGENA, COLÔMBIA
Cartagena das Índias, na Colômbia, é um daqueles destinos que a gente ama visitar: cidade histórica que mescla lugares charmosos com um destino de praia incrível. E não é qualquer praia não: estamos falando de um mar do Caribe, com água cor turquesa e cristalina, formando um azul sem igual. Rodeado por areias branquinhas, a cidade possui boas opções de passeios, que variam desde conhecer praias próximas a desvendar os segredos e histórias da cidade.
A Cidade Amuralhada é uma região cercada por uma antiga muralha, que tinha como função proteger o local contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros e concentra alguns dos principais pontos turísticos da região. É o melhor lugar para se hospedar e curtir tudo sem preocupações. De lá saem os passeios pelas ilhas.
SAN ANDRÉS, COLÔMBIA
San Andrés é um arquipélago na Colômbia banhado por nada menos que o mar do Caribe - é lá que está o famoso ‘mar de sete cores’ que todo mundo fala! Próximo à Nicarágua, a pequena ilha agrada não só pelas suas águas cristalinas, mas também por sua simplicidade e baixos preços! Isso porque, ao contrário dos demais paraísos do Caribe, San Andrés não conta com mansões de celebridades e grandes redes de hotéis, o que faz com que o preço de tudo por lá seja mais barato e acessível!
Spratt Bight é a principal praia da Ilha e a mais bem localizada – fica no centro de San Andrés. Embora ela seja acessível, não costuma ficar super lotada e entrega aos turistas um mar azul sem igual. Um prato cheio para quem gosta de praias incríveis. É lá que está a maioria dos hotéis e pousadas da Ilha!
HANÓI, VIETNÃ
O Vietnã é um daqueles destinos que geralmente passam batidos por quem viaja para a Ásia. Espremido entre os famosos do Sudeste Asiático, o local conta com grandes surpresas. Mantendo suas essências e cultura, o destino conta com cidades agitadas, vilarejos charmosos e praias paradisíacas. Hanói, capital do Vietnã, é um dos lugares incríveis do destino. Cheio de agito e movimento, o local consegue preservar suas essências e mostrar ao turista o verdadeiro Vietnã.
É da capital que saem os passeios para o principal cartão postal do país: Halong Bay. A 160 km de distância de Hanói, o lugar é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Trata-se de um conjunto de ilhotas, que o turista pode explorar através de um passeio de barco.
BAGAN, MIANMAR
Mianmar não ostenta praias paradisíacas, tampouco arranha-céus modernos. O charme do destino está na riqueza de suas construções históricas e na influência da religião. Por lá, o turista encontra uma Ásia autêntica, longe de qualquer influência do ocidente, transformando a viagem em uma experiência única.
Localizada no centro do Mianmar, Mandalay acabou sendo exilada da história pelos britânicos, até que, devido a sua importância comercial – interligando as regiões do país –, Mandalay voltou a se expandir e se tornar um destino turístico. Hoje em dia, a cidade que conta com um milhão de habitantes, reserva templos com ricas arquiteturas, mosteiros e a riqueza de seus artesanatos.
A três horas de Mandalay está o cartão-postal do país: o Mar de Templos, em Bagan. O local está localizado em uma região mais árida, o que remete bastante ao sertão brasileiro se não fossem as incríveis obras imponentes que habitam o local. São 2 mil templos construídos em meio à natureza.
PHUKET, TAILÂNDIA
Um dos destinos mais incríveis de férias é a Tailândia. Além de suas belezas naturais, por lá é possível encontrar uma cultura muito rica e forte. Um dos diferenciais de lá é que é possível combinar cidades com incríveis templos e praias paradisíacas sem fazer muito esforço.
O Sul da Tailândia é o verdadeiro paraíso na Terra para quem curte praias paradisíacas e paisagens espetaculares. Não é à toa que é o principal destino turístico do país! A estrela da região é Phuket, a maior e mais famosa ilha do país, que é ligada ao continente por meio de duas pontes.
Com mais de 15 praias de águas cristalinas e areias fofinhas, Patong Beach é uma das preferidas dos turistas - e uma das mais bonitas também! Lá é possível encontrar diversas barracas e cadeiras estendidas pela areia, o que torna o clima mais animado – e, com isso, recebe uma grande leva de pessoas. Sem mencionar seu pôr do sol, que é um dos mais famosos do mundo! Já para quem quer curtir algo mais tranquilo, a dica é visitar praias como a Nai Thon Beach, uma praia deserta e paradisíaca ideal para quem quer curtir um visual incrível sem preocupações!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 1 Nov 2019.