A porção sul do continente americano certamente foi abençoada com incríveis paisagens naturais que estão na lista de desejos de qualquer amante de natureza. Desde desertos extremamente áridos ao rio mais volumoso do mundo, passando por paisagens dramáticas e cataratas que hipnotizam, a América do Sul tem natureza para todos os gostos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 9 lugares que você não pode deixar de visitar se ama a natureza. Confira:
Salar de Uyuni | Bolívia
O deserto de sal da Bolívia, Salar de Uyuni, localizado entre os departamentos de Potosí e Oruro, é uma incrível obra da natureza e uma das principais atrações turísticas do país. Localizado na região de altiplano da Cordilheira dos Andes, é considerado o maior deserto de sal do mundo - com mais de dez mil quilômetros quadrados no sul do país. Em épocas mais úmidas, quando o chão está molhado, ele se torna um grande espalho e garante paisagens de outro planeta.
Deserto do Atacama | Chile
O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que visitam o país. Não é à toa, afinal ele é considerado o deserto mais árido do mundo – algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva desde que se mantêm registros. As regiões mais populares estão no Chile, mas ele se estende também pela Argentina, o Peru e a Bolívia e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados. Uma ótima opção de hospedagem por lá é a famosa e cênica San Pedro de Atacama.
+ Encontre sua hospedagem no Atacama
Cataratas do Iguaçu | Argentina e Brasil
O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre o Paraná até a cidade de Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. Ali, toda a água do rio forma o maior sistema de cataratas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O nome vem do Guarani: y significa água e ûasu significa grande. É possível ver as cataratas entrando a pé nos parques de preservação, tanto pela parte argentina, quanto pela brasileira. Também é possível fazer um passeio de barco perto das quedas ou apreciar a vista de helicóptero.
+ Encontre sua hospedagem em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú
Ilhas Galápagos | Equador
Galápagos é um o destino mais famoso do mundo e mais cobiçado quando o assunto é vida selvagem – e há um motivo para isso. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a tão polêmica – à época – teoria da evolução. O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra – mais urbana do que as pessoas costumam pensar –, e de lá você pode partir para a exploração de sua ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos.
+ Encontre sua hospedagem nas Ilhas Galápagos
Rio Amazonas | Brasil, Colômbia e Peru
O Rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo, e alguns especialistas também o consideram o maior em comprimento, mas há discordâncias sobre onde exatamente ele começa. Muitas pessoas fora do Brasil já consideram a corrente principal do Amazonas a partir do encontro entre os rios Mantaro, Apurímac, Ucayali e Marañón, no Peru. Já no Brasil, conhecemos como Amazonas o encontro entre o Solimões e o Rio Negro, no famoso Encontro das Águas, em Manaus. De qualquer forma, o Amazonas é uma maravilha natural por todo o ecossistema que permite existir ao seu redor. Uma das melhores formas de explorar suas águas e a vida que ela guarda é se estabelecendo em Manaus, no Brasil.
+ Encontre sua hospedagem em Manaus
Torres del Paine
O Parque Nacional das Torres del Paine é um dos destinos turísticos preferidos no Chile e um lugar imperdível para quem visitar a Patagônia chilena. Isso porque tem de tudo: montanhas, rios, lagos, bosques, geleiras e é o melhor lugar para avistar os famosos guanacos, os primos selvagens das alpacas e lhamas. As torres que dão nome ao parque são o cartão-postal da Patagônia chilena, e não é difícil entender o porquê, afinal garante paisagens espetaculares. A dica é se hospedar em Puerto Natales, uma belíssima cidade que funciona como entrada para o parque, mas uma vez lá dentro, o ideal é ter uma barraca em mãos.
+ Encontre sua hospedagem em Puerto Natales
Lago Titicaca
Localizado na fronteira entre Bolívia e Peru, o Lago Titicaca é o maior lago da América do Sul em volume de água e, no alto dos Andes, está a quase 4 mil metros acima do nível do mar. Poucos lagos estão acima do Titicaca, e os que estão são menores e menos volumosos. Você não poderia deixar de visitar um recordista desses em sua viagem pela cordilheira. Existem ilhas incríveis para visitar por lá, como a Taquile, no Peru, ou as ilhas artificiais flutuantes dos uros, um povo andino. A melhor forma de se explorar o lago é saindo de Copacabana, na Bolívia, ou Puno, no Peru.
+ Encontre sua hospedagem em Puno ou Copacabana
Cordilheira Branca
A Cordilheira Branca é um trecho da Cordilheira dos Andes localizado no Peru. É um dos destinos preferidos pelos amantes de natureza que visitam o país. De fato, as trilhas disponíveis cortam paisagens de tirar o fôlego, entre águas de cor turquesa e picos nevados, é impossível não se impressionar. A melhor opção para explorar a região é estabelecer-se em Huaraz, a capital do departamento de Ancash.
+ Encontre sua hospedagem em Ancash
Geleira Perito Moreno
A apenas 80km da cidade de Calafate, na província de Santa Cruz, fica o Parque Nacional Los Glaciares, onde você encontra o famoso Glaciar Perito Moreno, que tem cerca de 60m de altura e 5km de comprimento. Existem pontos de observação especiais, de onde você pode apreciar a beleza do glaciar a apenas 200m de distância. O parque, que é um Patrimônio Mundial da Unesco, tem mais de 300 geleiras, além de trilhas de caminhada, lugares para escalar e paisagens naturais que não parecem ser de verdade.
+ Encontre sua hospedagem em Santa Cruz
Atualizado em 8 Jan 2019.