A Europa reúne cidades com muita história, arte, vida noturna e paisagens de tirar o fôlego. Algumas cidades são tão fascinantes que não é possível conhecê-las ao todo em uma única visita, é preciso um retorno. Cada cidade tem suas peculiaridades e suas histórias, e é por isso que alguns destinos, tão diferentes da nossa realidade, marcam nossa memória.
O Guia da Semana selecionou 7 cidades marcantes da Europa, que fogem um pouco do clichê, mas que vale a pena visitar de novo. Confira:
Praga, República Tcheca
Praga é outro destino lindo para visitar. O centro histórico da cidade é patrimônio mundial pela Unesco, e são edifícios de muitos estilos: gótico, barroco, neoclássico e outros. Praga é um fascinante museu a céu aberto, são castelos, catedrais, igrejas e bairros que contam histórias. O Bairro judeu, por exemplo, data do século XIII, quando os judeus foram obrigados a sair do centro de Praga e se mudar para a região. Se procura vida noturna, Náplavka é seu destino - uma região cheia de bares e restaurantes para experimentar a cerveja típica deles.
Lisboa, Portugal
A capital de Portugal é um atrativo interessante da Europa. Lisboa oferece arte, com museus de arte, como o Museu Coleção Berardo, igrejas antigas, castelos, vistas maravilhosas e monumentos históricos. Ela respira história. Além disso, perto da capital há cidades litorâneas de fácil acesso. Também vale a pena conhecer Sintra, que oferece passeios em castelos imperdíveis - não deixe de conhecer o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira.
Budapeste, Hungria
Budapeste é uma cidade que foi praticamente reconstruída do zero após a Segunda Guerra Mundial – cerca de 75% da cidade foi destruída no período. Desde então, a cidade tem se reerguido e nunca foi tão bonita. A Hungria tem seu próprio arquiteto famoso: Ödön Lechner, o "Gaudí Húngaro". Alguns dos destaques desse arquiteto são o Banco Postal, o Museu de Artes Aplicadas e o Museu Geológico. O rio Danúbio corta a cidade dividindo-a em duas: a parte Buda, e a outra parte, Peste. Uma viagem não é suficiente para aproveitar tudo que as duas partes têm a oferecer.
Bruxelas, Bélgica
Capital da Bélgica, Bruxelas é de impressionar. Destino para quem gosta de arquitetura, museus e história. São edifícios que datam do século XVII, como o Grand Place, uma das praças mais bonitas da Europa. Lá, é possível visitar o Parlamento Europeu, o Palácio Real e a Catedral de Bruxelas, também de arquitetura belíssima. Não deixe de experimentar o famoso chocolate belga e as cervejas típicas.
Amsterdã, Holanda
Uma cidade efervescente em cultura, Amsterdã merece uma segunda visita. A cidade foi berço de Van Gogh e abriga o museu dedicado ao artista. Outros pontos que são interessantes de conhecer é a Casa de Anne Frank, o Heineken Experience, para os aficionados em cerveja, e o Museu de Amsterdã, para os que amam história. Além de rica em arte e história, a cidade também é constituída de uma arquitetura muito típica, de ruas e casas estreitas. São edifícios de vários períodos: arquitetura medieval, renascentista e moderna. Tem para todos os gostos!
Barcelona, Espanha
Outra cidade rica em arquitetura, detalhes e figuras renomadas. Barcelona, na Espanha, é um dos destinos mais procurados no país e não deixa a desejar. Os passeios pelas obras e edifícios construídos por Gaudí são de tirar o fôlego. Um dos pontos altos da cidade é a Igreja Sagrada Família, construída pelo arquiteto catalão, que é de emocionar qualquer um, mesmo quem não é religioso. Passeie pelas ruas da cidade e se perca pelo Bairro Gótico – cada esquina é uma surpresa. Se visitar o destino no verão, deixe um espaço no roteiro para conhecer a praia Barceloneta.
Viena, Áustria
Uma capital que respira arte, cultura e movimento. Encante-se com os palácios e com o Centro Histórico da cidade, que foi capital do Império Austro-Húngaro. Além da dinastia Habsburgo ter vivido em Viena, outras personalidade como Sigmund Freud e Mozart foram residentes. Inspire-se nos diversos museus da cidade, como o Albertina, que reúne pinturas de artistas renomados como Monet, Renoir e Cézanne. Definitivamente um destino que merece ser visitado a fundo.
E aí, qual desses destinos você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 28 Ago 2019.