Muitas pessoas se satisfazem com ler um bom livro no sofá de casa, outras, entretanto, preferiam estar lendo no ônibus, no trem ou no avião. Se o seu caso é o segundo, e você ama tanto viajar quanto ama ler, existem algumas fantásticas cidades ao redor do mundo que parecem ter sido especialmente pensadas para fazer você se apaixonar.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 destinos ao redor do mundo perfeitos para amantes de livros. Confira:
Paris | França
Paris já foi cenário para diversos clássicos, desde Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame, até clássicos da nossa literatura, inclusive, como A Cidade e as Serras, e provavelmente livros de ao redor de todo o mundo. Autores não franceses escreveram lá, como Oscar Wilde e Gertrude Stein — e não é difícil entender por qual razão esses escritores decidiram abandonar seus países para passar o resto de seus dias escrevendo na artística Cidade Luz. Pontos imperdíveis para os bibliófilos incluem a Biblioteca de Saint-Geneviève, o bairro cool cheio de pequenas livrarias de Montmartre, o Quartier Latin, onde você pode comprar livros na rua por preços baixíssimos e a famosa Sheakespeare & Company (foto), uma livraria aberta em 1919.
+Encontre voos para Paris
+Encontre hospedagem em Paris
Londres | Inglaterra
Verona pode ser a cidade de Romeu e Julieta, mas o país do homem que narrou sua história é a Inglaterra. Em Londres você pode encontrar um pouquinho de diversos grandes nomes da literatura, não só Shakespeare, mas Dickens e JK Rowling, por exemplo. Personagens como James Bond e Sherlock Holmes também estão impressos nas ruas apertadas da capital inglesa. A Biblioteca Britânica de Londres tem milhões de livros, existem tours guiados que levam turistas em bares e cafés onde poetas famosos escreveram, a quantidade de sebos e pequenas e simpáticas livrarias é enorme e, se você quiser, pode até visitar o túmulo de grandes autores, como Lewis Carroll.
+Encontre voos para Londres
+Encontre hospedagem em Londres
Nova York | Estados Unidos
Nova York, como a maior cidade dos Estados Unidos, atende às necessidades dos mais variados tipos de pessoas - os amantes de livros certamente não ficam de fora. A cidade é o lugar ideal para explorar livrarias e de fato comprar livros que talvez você tenha dificuldade de encontrar em outros lugares, graças à grande variedade de livrarias que misturam livros novos e usados, como a Strand Book Store, cujo slogan é 18 milhas de livros. Nova York também já foi cenário para muitos livros de sucesso que inclusive vieram a se tornar filmes, como Bonequinha de Luxo e Psicopata Americano - andando por lá, você certamente vai se sentir dentro de uma de suas histórias preferidas.
+Encontre voos para Nova York
+Encontre hospedagem em Nova York
São Petersburgo | Rússia
São Petersburgo, antiga capital do grandioso Império Russo, não poderia faltar na lista. A cidade imperial serviu de inspiração para os maiores nomes da famosa literatura russa, como Dostoievski e Tolstói. Um dos principais passeios por lá, inclusive, é conhecer as casas de Dostoievski e Pushkin e os lugares que eles frequentavam. Apesar de ser uma cidade bonita, caminhar por lá é como encontrar trechos de grandes clássicos como Crime e Castigo.
+Encontre voos para São Petersburgo
+Encontre hospedagem em São Petersburgo
Dublin | Irlanda
Dublin é a segunda cidade da lista que tem o título de Cidade da Literatura da UNESCO. Berço de diversos autores importantes para a literatura de língua inglesa, a capital da Irlanda tem diversos pontos imperdíveis para os amantes de livros. A Biblioteca do Trinity College (foto), por exemplo, é a maior da Irlanda e casa do famoso Livro dos Kells, um fascinante manuscrito ilustrado por monges por volta do ano 800 d.C., a estrela do lugar. Para além do livro, no entanto, a biblioteca merece uma visita por alguns outros motivos, como a incrível Long Room, uma sala de 65 metros de comprimento que guarda cerca de 200 mil dos livros mais antigos do país.
+Encontre voos para Dublin
+Encontre hospedagem em Dublin
Buenos Aires | Argentina
A capital argentina é conhecida por ter um número de livrarias por pessoa muito maior do que a média. Além disso, não é qualquer cidade que tem uma livraria como um de seus principais pontos turísticos - e Buenos Aires tem. El Ateneo (foto) é uma livraria impressionante alojada dentro de um edifício que, até o começo deste milênio, era um espetacular teatro. Os mezaninos e o auditório foram ocupados por diversas prateleiras e o palco, por um café. A cidade também é sede da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que está entre as cinco maiores do mundo, atraindo cerca de um milhão de pessoas para a cidade todos os anos.
+Encontre voos para Buenos Aires
+Encontre hospedagem em Buenos Aires
Edimburgo | Escócia
A capital da Escócia é, também, muitas vezes considerada a capital literária do Reino Unido. Em 2004, Edimburgo foi a cidade que inaugurou a lista de Cidades da Literatura da UNESCO, que hoje conta com 28 cidades de ao redor de todo o mundo. Berço de alguns dos maiores autores de língua inglesa, Edimburgo tem, ainda hoje, a literatura como um dos principais atrativos para o turismo. É possível visitar desde a casa do poeta Robert Burns até a famosa livraria The Elephant House, onde JK Rowling teria imaginado Harry Potter pela primeira vez!
+Encontre voos para Edimburgo
+Encontre hospedagem em Edimburgo
Atualizado em 1 Abr 2019.