Buenos Aires é um destino muito amado pelos brasileiros e não é difícil entender o porquê. Perto de grande parte do Brasil, acaba sendo um destino internacional acessível e muito interessante, cheio de história, com boa gastronomia e muitos pontos turísticos. Mas nem todo mundo sabe que a região guarda alguns outros tesouros bem pertinho da capital argentina: belas vilas históricas, igrejas de arquitetura fascinante e até uma cidade construída sobre centenas de ilhas.
Pensando em fazer você estender um pouco sua estadia na capital argentina, o Guia da Semana listou 5 destinos para fazer um bate e volta saindo de Buenos Aires. Confira:
Tigre
Localizada em meio ao delta do Rio Paraná, o terceiro maior delta de rio do mundo, Tigre é uma cidade construída sobre centenas de ilhas a apenas 35 quilômetros de distância de Buenos Aires. A cidade ainda guarda um estilo de vida de pescadores, mas por outro lado é casa de férias para muitos portenhos mais ricos. Passeie de barco através dos pacíficos canais para observar um pouco de como é a vida dos locais, que têm os barcos como único meio de transporte e os utilizam para ir ao mercado ou à escola — existem ônibus e táxis aquáticos também. Por lá você também pode praticar caiaque e canoagem.
Colonia del Sacramento, Uruguai
Fundada em 1680, Colônia do Sacramento, no Uruguai, é uma viagem de volta ao passado. Localizada às margens do Rio da Prata, a pequena cidadezinha está muito perto de Buenos Aires, do outro lado do rio, a apenas 1h para quem pega balsa rápida. O seu bairro histórico figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e é um lugar perfeito para se perder sem se arrepender: belos cafés, monumentos históricos, igrejas, museus e calçadas às margens do rio estão espalhados por todos os cantos.
San Antonio de Areco
Fundada no início do século 18 e considerada uma das cidades mais históricas da Argentina, San Antonio de Areco fica a pouco mais de 100 km de Buenos Aires e é um passeio ideal para quem curte cultura e tradição. Lá, você vai conhecer o melhor da cultura dos gauchos argentinos, andar de cavalo e, na data certa, dançar muito. A cidade atrai, inclusive, muitos portenhos em busca da tranquilidade proporcionada por suas grandes áreas verdes e ruazinhas de pedra.
Carlos Keen
No século 19, a pequenina cidade de Carlos Keen prosperou graças à estação de trem que ficava ali, mas depois acabou sendo esquecida. Hoje, graças aos turistas que querem explorar um pouco do interior menos clichê da Argentina, tem voltado a aparecer nos mapas de quem viaja. A apenas 75 km de Buenos Aires, a cidadezinha é um passeio de um dia ideal para quem gosta de paisagens agrícolas e arquitetura antiga, mas também guarda alguns pontos de interesse, como um museu e a antiga estação de trem.
La Plata
Buenos Aires pode até ser a famosa capital da Argentina, mas a capital da Província de Buenos Aires é a pequena cidade de La Plata, 56 km a sudeste da capital argentina. Quem tiver um tempinho sobrando, não vai querer perder a oportunidade de visita-la. A cidade foi planejada e é famosa por suas ruas diagonais, que a cruzam de uma ponta a outra, e seu grande número de praças. Todo esse planejamento já faz da cidade, fundada em 1882, uma atração por si só, mas não deixe de visitar o Museo de La Plata ou a Catedral de la Inmaculada Concepción (foto), uma das igrejas mais altas do mundo.
Atualizado em 28 Jan 2022.