Os estádios de futebol são espaços que proporcionam muita emoção e ótimos momentos. Algumas arenas, entretanto, fazem muito mais do que isso e, com seu tamanho, sua história ou sua arquitetura, fascinam e impressionam até aqueles que preferem não assistir a uma partida de futebol, o que também não é um problema, afinal elas costumam sediar diversos outros eventos e oferecer variados serviços, como restaurantes ou museus.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 estádios de futebol ao redor do mundo que vale a pena conhecer. Confira:
Soccer City | Joanesburgo, África do Sul
O Soccer City, oficialmente FNB, recebeu esse apelido, Cidade do Futebol, durante a Copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul, justamente por ter sido sede das partidas inaugural e final do campeonato. O estádio já chama atenção por fora, graças às placas de diversas cores que o envolvem, mas não deixa a desejar por dentro, acomodando mais de 90 mil pessoas, o que o torna a maior arena da África do Sul e de toda a África.
Camp Nou | Barcelona, Espanha
Um dos dois mais importantes estádios da Espanha, o Camp Nou é ponto turístico imperdível para quem visita Barcelona, até para quem não curte muito futebol. A sede do famoso Barcelona FC tem capacidade para mais de 99 mil espectadores, é o maior do continente europeu e o quinto maior do mundo. Seu nome, em catalão, significa Campo Novo, justamente por já ser o terceiro do clube, que assim o apelidou. Por lá, você pode visitar a incrível loja do time e participar do tour pela arena, além de conferir o museu do Barça.
Maracanã | Rio de Janeiro, Brasil
O maior estádio do Brasil não poderia faltar na lista. Inaugurado em 1950 na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, tem capacidade para 78.838 espectadores e já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e de atividades dos Jogos Olímpicos. O tour, que é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam o Rio, leva os visitantes para conhecer o vestiário, o gramado, sentar nos bancos de reserva e conferir itens de jogadores que fizeram história, como a rede do jogo do milésimo gol de Pelé.
Ninho de Pássaro | Pequim, China
Vendo a foto não é difícil entender por quê o Estádio Nacional de Pequim, na capital chinesa, foi apelidado de Ninho de Pássaro. Inaugurado em 2008, foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão do mesmo ano. O estádio, multiuso, é de fato fascinante por fora, mas também impressiona por dentro, com capacidade para 80 mil espectadores.
La Bombonera | Buenos Aires, Argentina
La Bombonera é certamente o estádio mais famoso da Argentina e um dos mais conhecidos da América Latina. A arena, que é sede do time Boca Juniors, tem capacidade para 49 mil espectadores e se destaca por uma característica peculiar: um setor da arquibancada em 90°, construído assim para não avançar sobre a rua e as casas vizinhas. Falando nas casas vizinhas, quando for visitar o estádio, não deixe de conhecer o famoso El Caminito, a simpática e famosa rua colorida de Buenos Aires.
Allianz Arena | Munich, Alemanha
Esse incrível estádio em Munique, na Alemanha, está entre os mais famosos do mundo, e não é difícil entender o motivo. Isolado da cidade, cresce em meio a rodovias e paisagens verdes e, à noite, se ilumina magnificamente. Sua capacidade é de mais de 70 mil espectadores e seus sete andares também guardam estabelecimentos como restaurantes, um bistrô e muito mais. É possível fazer tours ou apenas visitar o estádio para usufruir de seus serviços.
Wembley | Londres, Reino Unido
Inaugurado em 2007, o novo Wembley fica no lugar onde ficava o antigo Wembley, histórica arena inaugurada em 1923. A velha deu lugar a uma mais moderna, que leva tudo de bom da primeira, inclusive seu nome e sua histórica, com avanços incríveis e capacidade para 90 mil pessoas. Por fora, o estádio londrino já é espetacular, mas vale a pena fazer um tour, ver um show de um grande cantor ou, claro, assistir a uma clássica partida de futebol, no país onde ele nasceu.
San Siro | Milão, Itália
O estádio multiuso San Siro, oficialmente Giuseppe Meazza, em Milão, é sede de não um, mas dois dos mais importantes clubes de toda a Itália, o AC Milan e o Internazionale. É certamente o mais famoso e o maior dos estádios do país, com capacidade para mais de 80 mil espectadores e arquitetura que permite uma incrível visualização da partida a partir de qualquer ponto da arquibancada. Os visitantes evidentemente podem participar de um tour por toda a estrutura e ainda visitar o museu, primeiro dentro de um estádio no país, dedicado aos dos times.
Atualizado em 15 Jan 2019.