Imponente no alto do Corcovado, o nosso Cristo Redentor pode parecer gigante aos olhos de muitos, mas a verdade é que, apesar de seus fascinantes 38 metros de altura, ele não é sequer a maior estátua do Brasil – este posto é ocupado pela Nossa Senhora de Fátima em Crato, no Ceará –, ou mesmo a maior estátua de Jesus Cristo do mundo – este posto é do Cristo de la Concordia, na Bolívia. Ainda assim, essas estátuas não chegam nem perto de algumas outras espelhadas pelo mundo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis estátuas gigantes que você vai querer visitar. Confira:
Mãe Pátria | Rússia
Com 85 metros de altura, a Mãe Pátria já foi a maior estátua do mundo, quando construída, em 1967. Desde então, foi ultrapassada, inclusive por uma outra estátua militar russa, mas continua chamando a atenção de quem visita Volvogrado, antiga Stalingrado, e ainda guarda um recorde: é a maior estátua de uma mulher no mundo. O monumento é a parte central de um conjunto de monumentos, que inclui ainda duas estruturas e celebra a vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Grande Buda de Ling Shan | China
Fundada em 1996 e localizada aos pés da montanha Ling Shan, na província de Jiangsu, o Grande Buda de Ling Shan tem 88 metros de altura, incluindo 9 metros de pedestal, e é uma das estátuas mais altas da China. Feita de bronze, a estátua certamente merece longos momentos de apreciação, mas quando acabar, tem muito mais para visitar ali perto. Em 2008, dois palácios espetaculares foram construídos ao sul do monumento.
Grande Buda da Tailândia
Localizado na província de Ang Thong, o Grande Buda da Tailândia é uma fascinante estátua dourada do Buda Sentado, a maior estátua da Tailândia e uma das maiores estátuas do mundo. A construção da estrutura, que fica no monastério Wat Muang, começou em 1990 e só terminou em 2008. O Grande Buda, como também é conhecido, tem 92 metros de altura e 63 metros de largura de puro concreto.
Monumento a Pedro, o Grande | Rússia
Com incríveis 98 metros de altura, o Monumento a Pedro, o Grande é a maior estátua da Rússia e está localizada em Moscou, sobre as águas do Rio Moscou. A estrutura foi erguida em 1997 para comemorar os 300 anos da Marinha Russa, fundada por Pedro, o Grande. Desde então, entretanto, a estátua levantou muitas controvérsias, sendo inclusive considerada uma das estátuas mais feias do mundo. Motivos e gostos à parte, vale a pena visitá-la e, se você achar que ela é mesmo de muito mau gosto, tem ainda toda a Moscou para conhecer.
Ushiku Daibutsu | Japão
Budas gigantes é algo que não falta na Ásia. Outro monumento famoso é o enorme Ushiku Daibutsu, localizado na prefeitura japonesa de Ibaraki, na região central da ilha. A estátua, concluída em 1993, manteve o recorde de estátua mais alta do mundo até 2002, com 120 metros de altura, incluindo os 20 metros de base. Construída em bronze, a estátua ainda guarda uma espécia de museu em seu interior, além de salas sensoriais, salas de estudo, um galeria com três mil budas de ouro e um mirante a 85 metros de altura que pode se acessado de elevador e garante uma bela vista dos jardins ao redor.
The Kelpies | Reino Unido
A menor das estátuas da lista é também a mais nova. Apesar de terem apenas 30 metros de altura (menos que o nosso Cristo Redentor), os Kelpies merecem entrar na lista. Concluídos em 2013, os Kelpies são duas enormes cabeças de cavalo baseadas em um ser da mitologia local que teria a força de dez cavalos e celebra a participação desses animais da construção da Escócia. Localizado em Falkirk, o monumento foi construído com incríveis placas de metal que permitem a passagem de luz e a refletem, dando às estruturas cores variadas ao longo do dia.
Guan Yin do Mar do Sul de Sanya | China
Guan Yin é um ser iluminado associado à compaixão e venerada por algumas correntes do budismo na Ásia Oriental, geralmente é representado na forma feminina e conhecida no ocidente como Deusa da Misericórdia. A Ásia também tem muitas estátuas dela, e uma das mais fascinantes é a Guan Yin do Mar do Sul de Sanya. Erguida em uma pequena ilha na costa sul da ilha chinesa de Hainan, a estátua de 108 metros de altura parece flutuar sobre as águas. É a maior representação de Guan Yin no mundo.
Grande Buda de Leshan | China
O Grande Buda de Leshan é a mais velha das estátuas da lista, tendo sido fundada no ano de 803 d.C.. O monumento de 71 metros de altura foi cravado em um desfiladeiro na confluência de três rios, Minjiang, Dadu e Qingyi, no sul da cidade de Leshan. Segundo a lenda, o Buda foi construído para acalmar as águas dos rios. Hoje, faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, junto com o resto da paisagem de Leshan.
Laykyun Setkyar | Myanmar
Com fascinantes 116 metros de altura, a estátua de Laykun Setyar é uma estátua de Buda realmente diferente das outras da lista. O monumento, localizado nas proximidades da cidade de Monywa, demorou 12 anos para ser concluído e hoje é a maior estátua do Myanmar. É possível subir na estrutura para um vista panorâmica da região, inclusive do Buda Deitado de 89 metros de comprimento localizado logo à frente.
Lord Murugan | Malásia
Murugan, Escanda ou Kartiqueia são alguns dos nomes para o deus do conflito no Hinduísmo. Sua representação em Selangor, na Malásia, conhecida como Lord Murugan, é a segunda maior estátua de uma divindade hindu do mundo, com cerca de 43 metros de altura. Como se a estrutura de concreto pintada em dourado já não fosse fascinante o suficiente, a estátua foi erguida aos pés da Gua Batu, uma colina de calcário com diversas cavernas e templos dentro de cavernas que garante uma paisagem espetacular.
Atualizado em 17 Set 2018.