O Carnaval brasileiro é uma celebração conhecida ao redor de todo o mundo, e todo país tem uma festa especial para chamar de sua, um festival que o identifique. Desde castelos de gelo até embarcações vikings pegando fogo, o mundo está cheio de celebrações culturais tão incríveis e impressionantes quanto o nosso Carnaval.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 12 festivais culturais incríveis para conhecer ao redor do mundo – e para você planejar sua próxima viagem na época certa! Confira:
Festival de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin | China
O Festival de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin é basicamente o que o nome diz e acontece anualmente em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no norte da China, desde 1963. Oficialmente, o festival começa em 5 de janeiro e dura um mês, mas as esculturas costumam começar antes e terminar depois, caso o clima permita. A cidade inteira se enche de esculturas, mas existem duas áreas oficias: a Ilha do Sol, uma área de recreação cheia de esculturas de neve; e o Mundo do Gelo e Neve, que tem literalmnete edifícios ilumionados em tamanho real feitos de blocos de gelo.
Holi Festival | India
O Holi Festival é um dos festivais mais famosos do mundo e ganhou diversas versões alternativas ao redor do planeta. A original, entretanto, acontece em Mumbai, na Índia, desde muito antes de Cristo. A festa celebra o início da primavera e, portanto, acontece entre o fim de fevereiro e o início de março. Na data, milhares de pessoas se reúnem nas ruas da cidade para dançar e jogar o famoso pó colorido no ar durante o dia, depois, se encontram com amigos e familiares para trocar doces.
Festival de Lama de Boryeong | Coreia do Sul
O Festival de Lama de Boryeong é o festival sul-coreano que mais recebe turistas – mais de duas milhões de pessoas visitam a cidade de Boryeong em julho. Em uma festa que certamente faz bem para a pele, visitantes podem participar de lutas de lama, mergulhar em piscinas de lama, escorregar em lama e, se ficarem cansados de tanta lama, aproveitar as atrações musicais e a apresentação de fogos de artifício no fim do festival.
Oktoberfest | Alemanha
É muito pouco provável que você nunca tenha ouvido falar do Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo, mesmo porque ele já ganhou diversas outras versões ao redor do mundo. O segundo maior, inclusive, acontece no Brasil, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A original, entretanto, acontece em Munique, na Alemanha, desde 1814, quando o Rei Ludwig I preparou uma grande festa para celebrar seu casamento. A festa começa no primeiro sábado depois de 15 de setembro e dura duas semanas, até o primeiro domingo de outubro, de onde vem seu nome. As mais de seis milhões de pessoas de todo o mundo que visitam o festival anualmente podem apreciar cervejas dos mais variados tipos, comprar diversos produtos e se divertir nos brinquedos temáticos.
Día de Los Muertos | México
Esse tradicional festival mexicano acontece desde muito antes de os europeus chegarem na América, há mais de três mil anos, e está inscrito na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da UNESCO. Hoje, o Día de Los Muertos acontece em 2 de novembro, dia em que, segundo a crença local, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. No México, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam deliciosos pratos, geralmente os preferidos daqueles que se foram. Nas ruas, acontecem incríveis paradas com pessoas vestidas de caveiras ou da morte, com fantasias e maquiagens fascinantes.
Saint Patrick’s Day | Irlanda
O Saint Patrick’s Day é um feriado nacional irlandês que acontece anualmente no dia 17 de março e honra São Patrício, o principal padroeiro da Irlanda, assim como diversas tradições e costumes pagãos do país. Ainda que as celebrações originais acontecessem na Irlanda, hoje a festa já se tornou comum na maioria dos países que falam inglês, em especial na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, famosa pela grande quantidade de atividades que acontecem na data. Nesse dia, pessoas saem nas ruas em uma caminhada festiva com muita música e o consumo de álcool é liberado. Só não se esqueça de vestir verde, pois a tradição diz que quem não estiver usando a cor do país pode ser beliscado.
White Nights of St. Petersburg | Rússia
O White Nights Festival é um festival de balé, ópera e música que acontece anualmente na antiga capital do Império Russo, São Petersburgo, entre o fim de maio e meados de julho, desde 1993. Ainda que muitas das apresentações sejam pagas e aconteçam em lugares fechados, as ruas são tomadas por paradas em diversas noites. A mais popular delas é a Scarlet Sails, um show magnífico que reúne fogos de artifício, apresentações musicais e uma impressionante apresentação aquática, com a presença da embarcação de velas escarlate que dão nome à celebração.
Up Helly Aa | Escócia
Up Helly Aa se refere a uma série de festivais de fogo que acontecem nas ilhas Shetland, na Escócia, no meio do inverno, para celebrar a cultura viking local. O maior festival acontece em Lerwick, o principal porto das ilhas, na última terça-feira de janeiro. O comitê de organização passa um ano planejando a festa e mantém segredos sobre o que vai acontecer, principalmente sobre quem será o Jarl, um tipo de governador viking. Essa pessoa será a responsável por segurar a tocha que vai colocar fogo em uma réplica de uma embarcação viking. Também rolam diversas encenações com incríveis figurinos, enormes fogueiras, festas nas ruas e ótima comida.
Carnaval de Veneza | Itália
Talvez tão famoso quanto o nosso carnaval, mas certamente mais antigo, o Carnaval de Veneza acontece anualmente na mesma época em que o nosso e termina com o Martedì Grasso, ou Terça-Feira Gorda, 40 dias antes da páscoa. Nessa festa que acontece há mais de 900 anos, locais se reúnem com turistas e vestem incríveis fantasias que fazem referência aos trajes usados na Renascença, sem falar das famosas máscaras, para festejar nas ruas. À noite, diversos estabelecimentos promovem festas que vão até o sol nascer.
La Tomatina | Espanha
O município valenciano de Buñol, na Espanha, tem um festival anual um tanto quanto inusitado e sem origem definida, mas extremamente divertido: uma guerra de tomates. La Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto, quando, por volta das 10 da manhã, caminhões entram na cidade e espalham tomates pelas ruas – é quando as pessoas saem de suas casas e começam a atacar tomates umas nas outras, e sempre tem algum local amigável que vai colocar mangueiras à disposição para você se lavar. Existem recomendações oficiais da prefeitura, como levar óculos de natação para proteger os olhos, amassar o tomate antes de jogar para não machucar ninguém e usar roupas velhas, pois elas certamente vão acabar no lixo.
Parada de Orgulho LGBT de Amsterdã | Holanda
A Parada de Orgulho LGBT de Amsterdã é um dos eventos mais famosos do mundo e está entre as principais paradas do planeta. Ainda que a maior seja a de São Paulo, no Brasil, e as americanas, como as de Chicago e São Francisco, sejam as mais antigas, a de Amsterdã se destaca por ter começado como um festival para celebrar a liberdade e a diversidade, e não somente como uma marcha por direitos, e por durar mais de um dia, entre o fim de julho e o início de agosto. Ela recebe centenas de milhares de turistas todos os anos que festejam nas ruas e assistem a algo que não acontece nas outras: uma parada de embarcações cruzando os canais da cidade com muita música e cor, que encerram as celebrações no primeiro final de semana de agosto.
Mardi Gras | EUA
Mardi Gras é francês para Terça-Feira Gorda e é um tradicional festival que acontece em alguns lugares ao redor do mundo, sendo o mais famoso deles em New Orleans, nos EUA. A data, assim como nossa Terça-Feira de Carnaval, marca o último dia antes da Quaresma, o período católico de jejum, e por isso é sinônimo de abundância e fartura. Nesse dia, as ruas de New Orleans são tomadas por pessoas fantasiadas com álcool nas mãos em festividades – muito semelhantes ao nosso carnaval de rua – cheias de música e cor. As cores oficiais, aliás, são roxo, verde e dourado, que representam, respectivamente, justiça, fé e poder, e o lema da parada é laissez les bons temps rouler ou, em português, deixe os bons tempos rolarem.
Atualizado em 30 Jul 2018.