O grafite é uma verdadeira obra de arte, capaz de modificar lugares – sem falar que são formas de manifestações artísticas em espaços públicos. Aqui no Brasil, existem grandes nomes que espalham cores e desenhos pelas paredes e calçadas do país, sendo a cidade de São Paulo um dos lugares preferidos para se observar esse tipo de arte.
Ao redor do mundo é possível observar grandes artistas que levam a sério a arte de rua e transformam “lugares normais” em verdadeiras telas. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista 10 grafites incríveis ao redor do mundo que você precisa conhecer. Confira:
KOBRA (BRASIL)
Um dos artistas brasileiros mais conhecidos quando o assunto é arte de rua é o Eduardo Kobra. Espalhados por arranha-céus e pontos bem inusitados, os murais super coloridos do artista chamam a atenção de qualquer um. Talvez um dos trabalhos mais famosos do brasileiro seja "O Beijo", em Nova York, que retrata a famosa cena em que um marinheiro e uma enfermeira se beijam para celebrar o final da Segunda Guerra Mundial.
Conheça mais sobre o trabalho do Kobra clicando AQUI.
OS GÊMEOS (BRASIL)
Os Gêmeos, Gustavo e Otávio Pandolfo, são artistas brasileiros que espalham pelo mundo seus trabalhos bem inusitados e diferentes. Através de desenhos gigantes, eles misturam a arte com o folclore e histórias populares, o que resulta em grandes intervenções urbanas. Um dos (vários) projetos de destaques da dupla está em Vancouver Biennale, onde a arte se manisfesta em 360º, através de seis gigantescos tonéis.
Conheça mais sobre o trabalho dos Gêmeos clicando AQUI.
BANKSY (INGLATERRA)
Ao contrário dos demais artistas, pouco se sabe sobre quem é Bansky. Sempre misterioso, o artista inglês deixa suas marcas espalhadas pelo mundo afora. Seus trabalhos possuem características marcantes como ironia, tom crítico e sarcasmo. Um dos murais mais famosos de Bansky é o "Soldado atirando flores", que foi feito na barreira que divide Israel da Palestina. O desenho retrata um cidadão de rosto coberto atirando um ramo de flores, ao invés de um objeto de guerra.
EDGAR MUELLER (ALEMANHA)
O artista plástico alemão Edgar Müller é um dos grandes nomes da arte de rua, uma vez que seus desenhos são famosos no mundo inteiro e possuem a característica de serem feitos em 3D. Sua fama é tanta que desde 1998 ele recebe o título de Maestro Madonnari (mestre pintor de rua), concedido a pouquíssimos artistas no mundo.
JULIEN MALLAND/SETH (FRANÇA)
O artista francês Julien Malland, também conhecido como Seth Globepainter, leva a sua arte para diversos cantos do mundo, retratando, na maioria das vezes, crianças em situações inusitadas, tendo uma leve crítica social em cada pintura. Suas pinturas mais famosas são as que crianças imergem a cabeça em um arco-íris. Entre os lugares que ele visitou e deixou sua marca através da arte, estão várias cidades da França, Canadá, China, Vietnã, Ucrânia e Brasil.
Conheça mais sobre o trabalho de Malland ou Seth clicando AQUI.
ERNEST ZACHAREVIC (MALÁSIA)
O artista Ernest Zacharevic possui a marca de espalhar seus desenhos ao mesmo tempo em que se apropria do espaço, utilizando algum item externo, como é o caso do "Menino na Porta". Seus trabalhos estão espalhados pela Malásia e funcionam como uma espécie de brincadeira, onde é necessário um olhar mais atento para ver a obra em si - caso contrário, ela pode passar despercebida.
Conheça mais sobre o trabalho de Zachas clicando AQUI.
LAPIZTOLA (MÉXICO)
O Lapiztola é um coletivo mexicano que realiza intervenções de arte em diversos lugares do mundo - inclusive, eles já estiveram aqui no Brasil. Uma das características dos trabalhos é que eles apresentam uma crítica político-social, tendo como objetivo passar uma mensagem ao público.
ZAG E SIA (FRANÇA)
Zag e Sia são artistas franceses que deixam sua arte em diversas escadarias espalhadas pelas cidades da França, incluindo Paris. Ao contrário dos demais artistas, a dupla é especializada na arte anamórfica, ou seja, um mesmo desenho pode sofrer transformações, distorções e recombinações. Um dos melhores lugares para conhecer o trabalho deles é em Paris, local onde está o mural "La Parisienne".
Conheça mais sobre o trabalho de Zag e Sia clicando AQUI.
MICHAIL SEREBRJAKOW
O Muro de Berlim, na Alemanha, é um dos melhores lugares para admirar o street art. O local conhecido como West Gallery é onde estão os melhores desenhos, caso da obra "Diagonal Solution to the Problem", do artista Michail Serebrjakow. O desenho é claramente uma crítica irônica, já que mostra uma mão sendo forçada a dizer que está tudo bem.
INDIGO (CANADÁ)
A artista canadense Indigo espalha seus murais pelo mundo utilizando stencil, fotografias e escrita. Ela já participou de inúmeras exposições visuais na Europa e recentemente têm espalhado suas obras em outras cidades do mundo. Seus desenhos transmitem uma certa melancolia e, na maioria deles, é possível observar mulheres.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 16 Out 2019.