O Brasil possui tantas atrações de tirar o fôlego que fica difícil saber qual lugar é mais bonito. Além das praias, montanhas e cânions, o país possui uma rica variedade de cavernas e grutas que guardam incríveis paisagens, histórias e mistério. Em muitas cavernas, é possível entrar por conta própria, já em outras, a presença de um guia é essencial - já que há chances de se perder lá dentro, por exemplo. De qualquer forma você vai poder observar formações naturais que vão te deixar encantado.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 grutas e cavernas incríveis que você precisa visitar no Brasil. Confira:
Caverna do Diabo | Eldorado, São Paulo
A maior caverna de São Paulo, com 8 km de extensão, fica localizada no município de Eldorado, dentro do Parque Estadual de Jacupiranga, distante cerca de 300 km da capital. Para visitação, apenas 500 metros podem ser explorados, mas isso não impede a apreciação das maravilhosas rochas naturais que enfeitam o local. O apelido Caverna do Diabo tem uma razão: segundo os mitos locais, os desenhos inusitados das rochas formam o "rosto do diabo". Para visitar a caverna, é preciso comprar um ingresso no local.
+Encontre hospedagem em São Paulo
Gruta do Lago Azul | Bonito, Mato Grosso do Sul
Em Bonito, Mato Grosso do Sul, existem muitas atrações naturais que atraem todos os anos inúmeros turistas. Um exemplo é a Gruta do Lago Azul. O tom que dá o nome ao seu lago, de águas cristalinas e profundidade desconhecida, é reflexo do sol. Dentro da gruta, há formações curiosas de estalactites e estalagmites e fósseis de animais da pré-história! Para visitação, é necessário alguns equipamentos de segurança que são dados no local. As agências de viagens locais fazem esse e outros roteiros.
+Encontre hospedagem em Mato Grosso do Sul
Gruta do Talhado | Aracaju, Sergipe
A Gruta do Talhado é banhada pelas águas do rio São Francisco e recebe esse nome por suas paredes que parecem ter sido talhadas à mão. Os paredões enormes com rochas areníticas têm diversas formas, criando um ambiente muito bonito. É possível entrar na gruta por barcos pequenos e canoas, e ainda praticar mergulho e flutuação em alguns pontos. Agências de turismo especializadas organizam o passeio, que só pode ser feito de barco.
+Encontre hospedagem em Sergipe
Gruta do Maquiné | Cordisburgo, Minas Gerais
A 120 km de Belo Horizonte, na cidade de Cordisburgo, está localizada a maior gruta do estado de Minas Gerais. A Gruta do Maquiné tem uma área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão e iluminação estratégica para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.
+Encontre hospedagem em Minas Gerais
Gruta Azul | Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Localizada a 140 Km do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é destino certo para os amantes de mergulho e da natureza — a biodiversidade marinha é uma das mais ricas do país. O acesso para a Gruta Azul se dá somente por barcos, justamente por estar em uma fenda entre as paredes de pedras no mar. A dica é se inscrever nos passeios das agências de turismo local para ter um maior conforto e diversão ao conhecer as atrações de Arraial. Com sorte, é possível inclusive ver golfinhos no caminho.
+Encontre hospedagem no Rio de Janeiro
Poço Azul | Chapada da Diamantina, Bahia
Azul é um nome muito comum para grutas ao redor do país — e do mundo — mas Poço Azul realmente faz jus a essa incrível caverna na Chapada da Diamantina. O poço em si, dentro da caverna, chega a ter dezenas de metros de profundidade em alguns pontos, mas sempre é possível enxergar o fundo, de tão cristalina que é a água. É possível mergulhar e a época indicada para a visita é entre o inverno e o outono, pois a posição do sol garante uma iluminação espetacular, com raios de luz que exaltam ainda mais a beleza da formação natural. A atração fica a 86 km de Lençóis, na Bahia.
+Encontre hospedagem na Bahia
Caverna Aroe Jari | Cuiabá, Mato Grosso
Localizada na zona rural da cidade de Cuiabá, a cerca de 40 km da Chapada dos Guimarães, a Caverna Aroe Jari é a maior gruta de arenito do país, com mais de 1500 metros de extensão. O acesso é feito através de uma bela trilha de cerca de duas horas. A caverna tem trechos submersos, como a popular Lago Azul, que, no entanto, só pode ser admirada — mergulhar é proibido. Ainda é possível ver algumas pinturas rupestres.
+Encontre hospedagem no Mato Grasso
Terra Ronca I | São Domingo, Goías
O Parque Nacional Terra Ronca — que leva esse nome justamente porque lá a terra faz barulho — possui cerca de 300 grutas e cavernas. A mais famosa delas, no entanto, é a própria Terra Ronca I, que é popular por seus salões que chegam a ter 90 metros de altura. Lá dentro, é possível caminhar por cerca de 900 metros, em alguns trechos a água chega até a cintura, mas certamente vale a pena. Logo na entrada existe um altar onde acontece a Festa do Bom Jesus da Lapa, no dia 6 de agosto.
+Encontre hospedagem em Goiás
Atualizado em 2 Set 2019.