Cusco, seguindo exemplo da capital Lima, também respira e celebra a gastronomia, principalmente os ingredientes andinos. Existem, hoje, diferentes restaurantes e cafeterias onde a variedade e a qualidade impressionam. Até mesmo as procissões - quase diárias e carregadas de simbolismo que transitam pelo Centro de Cusco - rendem homenagem a quem trabalha no ramo da alimentação.
Os edifícios do período colonial que circundam a Plaza de armas foram quase todos transformados em cafés e restaurantes, incluindo o andar superior, com disputados terraços com a vista para o movimento da praça.
Graças aos famosos grãos e tubérculos andinos, os vegetarianos fazem a festa em Cusco. Existem inúmeros restaurantes dedicados exclusivamente a este tipo de gastronomia.
Saiba mais sobre a gastronomia cusqueña:
Plaza de Armas
Plaza de Armas é visita obrigatória já que todos os restaurantes instalados na edificação colonial que circunda o lugar oferecem disputados terraços para acompanhar seu movimento.
Refrigerante famoso
Inca Kola é o refrigerante mais fotografado do Peru. Os turistas não resistem, compram só para experimentar e, na sequência, tiram uma foto. Seu sabor é excessivamente doce, tem um toque e, claro, é gaseificado.
Fusion Andina
O disputado terraço do restaurante Fusion Andina, onde se come bem e oferece uma vista panorâmica da Plaza de Armas.
Opções vegetarianas
Favas com cogumelos andinos e arroz do Fusion Andina.
Clássico da cozinha peruana
Cebiche com cebola roxa de Arequipa, milho e “leche de tigre”, o molho ácido à base de limão, que faz o cozimento químico do peixe.
Procissão & gastronomia
Padeiros desfilam em procissão católica pelo centro de Cusco.
Mercado local imperdível
O mercado de San Pedro, em Cusco, é parada obrigatória para conhecer muitos ingredientes da gastronomia andina. Não se deixe levar pelo turismo fácil. O mercado é frequentado pelos locais é merece ser explorado em cada detalhe.
Batatas, o tubérculo andino para o mundo
Existem mais de três mil tipos diferentes de batatas no Peru, um tubérculo de origem andina.
Grãos peruanos
O Peru é riquíssimo na oferta de grãos nativos da região andina, como a chia, a famosa quinoa (que pode ser branca, preta ou vermelha) ou o amaranto.
As múltiplas cores do milho
O milho está na base da alimentação peruana, país que abriga mais de 40 variedades do grão, incluindo o milho negro.
Don Angel no caminho de Maras
Salão principal do famoso restaurante peruano Don Angel Inka Casona, no caminho das salinas de Maras.
Uma vista única do terceiro andar do Chia
É possível ver toda a cidade de Cusco no último andar do Chia, um ótimo restaurante vegetariano.
Aqui hay taco vegetariano
Taco vegetariano preparado no restaurante Chia, um dos muitos restaurantes especializados em comida vegetariana existentes em Cusco.
Ossobuco espetacular do Cicciolina
Restaurante Cicciolina: espetacular ossobuco ao molho de cerveja escura, cebola caramelizada, escoltado por ravioli de abóbora, queijo serrano, lascas de noz pecã e hortelã.
Uma cozinha dinâmica
A dinâmica e aberta cozinha do restaurante Cicciolina, que há 20 anos encanta turistas e locais em Cusco.
Sobremesas sofisticadas
A doçaria peruana também evoluiu. Mousse de chocolate amargo da variedade chuncho com cristais de sal de maras e creme de lúcuma (uma fruta nativa peruana).
Múltiplos espaços gastronômicos
Uma mesma edificação colonial pode abrigar até quatro restaurantes diferentes, que compartilham um mesmo pateo interno, como é o caso do restaurante Choclos, ao fundo.
Um restaurante para cada esquina
Charmosos restaurantes, como o Rúcula, se espalham pelas vielas e praças de Cusco.
A autêntica cozinha peruana do Novotel Cusco
O restaurante La Cave 365, que integra o Novotel Cusco, também oferece o melhor da gastronomia andina.
A elegância colonial hispano-andina do Novotel Cusco
O pateo interno do Novotel Cusco é, certamente, um dos ambientes mais acolhedores e elegantes da hotelaria peruana, onde é possível, a um só tempo, comer bem, à luz natural, mas protegido de qualquer intempérie ou frio graças ao seu telhado especial transparente.
Por Silvio Giannini
Atualizado em 2 Out 2023.