A cidade de Cusco é, a um só tempo, destino final e ponto de partida para inúmeros passeios espetaculares. Reserve vários dias para conhecer tudo que a região tem a oferecer.
É preciso pesquisar e fazer escolhas difíceis, se o tempo de viagem for curto. Existem ruínas incas muito próximas a Cusco e outras com distância de 2h de carro, no mínimo. Mas tudo vale a pena se o fôlego, o bolso e o tempo não forem pequenos.
Algumas paisagens são difíceis de alcançar, ainda que isto pareça lugar comum em Vinicunca, ou montanha arco-íris, com seus 5.200 metros de altitude. Haja saúde!
Confira alguns passeios imperdíveis a partir de Cusco:
Saqsaywaman
Este sítio arqueológico importante para os incas e de nome impronunciável para um brasileiro está quase dentro do perímetro urbano de Cusco.
Ruínas
Somente 20% da vasta área da fortaleza militar de Saqsaywaman foi preservada, já que boa parte das pedras foram levadas para Cusco, usadas em construções coloniais.
Parque Nacional
Saqsaywaman é, hoje, um parque ecológico nacional, e procurado por visitantes e locais como área de lazer
Fim de tarde em Saqsaywaman
O parque, por suas dimensões, também é muito procurado ao entardecer, pela beleza da região que circunda a edificação
Chinchero
Tradicional assentamento andino, Chinchero possui ruínas de um palácio inca que serviram de base para a construção de edificações coloniais.
Mercado
A praça principal de Chinchero atrai moradores de vilarejos próximos, que se reúnem para comprar e vender seus produtos, principalmente no domingo.
Salinas de Maras
O sal de Maras, de fama global, é obtido por gravidade e, posteriormente, por evaporação e decantação. As águas descem, subterrâneas, da cordilheira e alcançam o vale.
Uma paleta de cores única
As piscinas de coloração incrível foram construídas e estão sob responsabilidade direta famílias que vivem da sua produção. Um negocio passado de geração em geração.
Valle Sagrado
O famoso valle sagrado, uma região de cultivo importante para a população local desde os tempos do império inca.
Ollantaytambo
Conhecida como o “portal dos Incas”, Ollantaytambo está a meio caminho entre Cusco e Machu Picchu. É um dos mais bonitos sítios arqueológicos do Valle Sagrado.
Terraços gigantescos
Ollantaytambo, cuja tradução se aproxima de “ponto de descanso com uma vista do alto”, possuía grande produção de grãos, todos estocados em silos na própria montanha.
Moray: o laboratório agrícola inca
Estes são os terraços agrícolas mais famosos do império inca. E os mais lindos, certamente. Moray era um laboratório de sementes onde estudavam adaptação de cada tipo de sementes à temperatura, luminosidade etc. Incrível.
A monumental e bem preservada Pisac
O Complexo arqueológico Pisac se divide em vários setores, com seus edifícios, túneis, depósitos, aquedutos, torres, templos, cemitério, ponte e amplos terraços agrícolas, além de oferecer uma visão maravilhosa do vale.
Vinicunca, a mágica montanha das sete cores
Há apenas uma década, o aquecimento global, e seu consequente degelo, começou a revelar um cenário espetacular de 65 milhões de anos_ uma montanha com diferentes tons, um verdadeiro arco-íris, composto por camadas de diferentes minérios. Apesar do caminho exigir esforço grande para alcançar os 5.200 metros, e graças às redes sociais, o local atrai milhares de turistas todos os anos.
Trilhas secundárias
É possível também, além de visitar a Vinicunca, percorrer uma trilha secundária que leva próximo ao cume de montanhas ainda cobertas por neves "apelidadas" de eternas.
Beleza ameaçada
Em função das consequências do aquecimento global, alguns cientistas indicam que a neve deste trecho da Cordilheira dos Andes já estaria condenada a desparecer.
Por Silvio Giannini
Atualizado em 2 Out 2023.