O calendário católico e as festas populares de raíz indígena oferecem, a um só tempo, inúmeras festas e procissões e encantam turistas ao longo de todo ano. É quase impossível visitar Cusco e não cruzar, ou ao menos admirar, com uma das muitas procissões que percorrem as ruas do centro, em particular a Plaza de Armas da cidade.
As procissões podem acontecer em diferentes horários, inclusive no início da noite. As procissões ocorrem para homenagear algum dia santo, mas, ao mesmo tempo, resgatam tradições indígenas que brilham por seu colorido e alegria.
Saiba mais sobre a religiosidade em Cusco:
Trajes típicos
Jovens de Cusco se misturam a turistas e fotógrafos na Plaza de Armas.
Presença multicolorida
Em trajes multicoloridos, indígenas dançam enquanto uma imagem santa ergue-se na multidão.
Alpacas em procissão
É comum verificar a presença de animais andinos como a alpaca ou a ilhama tomando parte da procissão
A Basílica Catedral de Cusco
A procissão passa em frente à Básilica Catedral de Cusco, cuja história de sua construção atravessa três séculos.
Sincretismo
A influência católica presente desde o período colonial se mistura às raízes indígenas. Um líder religioso indígena e a imagem do imperador Inca, na plaza de Armas, considerado filho direto do deus Sol.
Procissão
Jovens em trajes típicos durante procissão e um altar se ergue com uma santa pelas ruas de Cusco.
Cristo branco
Cristo redentor localizado no alto do morro Pukamoqo. A estátua mede 8 metros de altura e foi construída por Ernesto Olazo Allende, em 1945, e pode ser vista à noite de diversos pontos de Cusco, bem como é também visitada graças à beleza da obra e da vista espetacular da cidade de Cusco.
Beleza noturna
Apesar das dimensões diminutas, se comparado ao Cristo Redentor da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Branco pode ser visto à noite de diversos pontos de Cusco.
Cusco iluminada
Cusco oferece um sem número de igrejas do período colonial, quase sempre iluminadas à noite graças às luzes amarelas de sódio, oferecendo uma imagem teatral.
Educação & religião
Muitos colégios estão vinculados a ordens religiosas de Cusco. Estudantes e seus familiares se alinham em frente à Básilica para darem início a uma procissão noturna.
Por Silvio Giannini
Atualizado em 2 Out 2023.