Viajar para o Caribe é um verdadeiro sonho de consumo. Porém, o que muita gente não sabe é que é possível conhecer praias caribenhas sem precisar gastar muito. Aruba, Bonaire e Curaçao, formam as Ilhas ABC, destino perfeito para as férias dos sonhos que cabem no seu bolso.
Localizadas ao Norte da Venezuela, as três ilhas ficam fora da rota de furacões, por isso são destinos perfeitos para qualquer época do ano. No passado, o local fazia parte da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, o que faz com que o visitante perceba resquícios da arquitetura e costumes holandeses, tornando tudo ainda mais charmoso.
Com um idioma que mistura espanhol com holandês, o papiamento é a língua local e revela palavras para lá de inusitadas. Mas não se preocupe: o inglês e o espanhol são muito bem aceitos e compreendidos.
O Guia da Semana fez um roteiro explicando um pouco sobre cada ilha caribenha e destacando os motivos para conhecê-las! Confira:
ILHAS ABC
Localizadas lado a lado, as Ilhas ABC são formadas por Aruba, Bonaire e Curaçao. O destino está fora das rotas dos furacões e, por isso, é destino de férias em qualquer época do ano. O baixo investimento é outro ponto alto.
COMO CHEGAR: ainda não existem voos diretos do Brasil para as Ilhas ABC, por isso, é preciso fazer uma escala no Panamá ou na Colômbia e ir para Curaçao (principal ilha). Vale a pena pesquisar qual tarifa fica mais em conta.
COMO SE LOCOMOVER: infelizmente não é possível atravessar de uma ilha para outra utilizando barco, por isso, o avião é a única forma de fazer o trio. Curaçao é o 'centro de comando' da região, por isso, a dica é partir de lá para as outras duas ilhas.
QUANTO TEMPO DE VIAGEM: é indicado pelo menos 5 dias em cada ilha para conseguir aproveitar tudo sem pressa. Mas todo roteiro pode ser personalizado, é claro. Para quem não gosta de mergulho, por exemplo, é possível dedicar menos dias em Bonaire.
IDIOMA: eles falam o Holandês ou o Papiamento, que têm algumas semelhanças com o Português. Entretanto, assim como em diversos lugares, a língua universal é o inglês. Eles estão bem preparados para atender turistas de todo o mundo!
MOEDA: a moeda nas ilhas é o Florim das Antilhas Holandesas, mas na maioria das vezes escutamos Guilders. Dólares são amplamente aceitos, sendo indicado trocar o dinheiro por lá mesmo.
ARUBA
A primeira parada é Aruba, uma pequena ilha com cerca de 30 quilômetros de extensão, onde os turistas podem transitar tranquilamente de ponta a ponta e conhecer o melhor do paraíso em um dia só. É claro que tantos lugares bonitos exigem mais alguns dias de dedicação, por isso, a melhor forma de explorar a ilha é se hospedar no centro, em Oranjestad, e de lá fazer passeios pela região.
Para quem quer economizar, a dica é optar se hospedar em pousadas ao invés das grandes redes de luxo – aproveite a proximidade dos pontos turísticos para caminhar bastante ou simplesmente utilizar o transporte público. Como a maioria das atrações são praias, com algumas economias é possível fazer uma viagem bem econômica.
FLAMINGO BEACH
A Flamingo Beach é incrível e um dos principais passeios em Aruba. Tal fama se deve aos moradores locais, que habitam as águas cristalinas da praia: lindos flamingos que encantam os visitantes. A praia fica na Ilha Particular do Hotel Renaissance e existem dois jeitos de visitá-la: se hospedando no hotel ou comprando um day use por lá. De qualquer forma, a experiência diferente atrai muitos curiosos e amantes da natureza.
EAGLE BEACH
A cerca de 9 km de Oranjestad está Eagle Beach, uma praia conhecida por abrigar árvores charmosas e típicas da região: as Divi Trees. Com uma larga faixa de areia e um mar azul clarinho, é a pedida certa para quem quer evitar muvucas e curtir lugares mais sossegados.
A região ainda conta com uma boa oferta de hotéis e restaurantes, assim como na vizinha Palm Beach – mas ambos lugares costumam ser mais badalados e, por isso, os preços mais salgados. Caso não dê para se hospedar por lá, aproveite uma manhã ou tarde para conhecer as duas praias e passear pela orla.
ILHA BONAIRE
Parte do ABC do Caribe, a Ilha Bonaire pode ser considerada irmã do meio de Aruba e Curaçao, já que ela possui um pouquinho das duas. Famosa por ser uma das escolhas preferidas dos mergulhadores, a pequena ilha ainda é muito tímida quando o assunto é o turismo, o que torna o destino ainda mais charmoso.
A melhor forma de conhecer a essência de Bonaire é através de sua capital, Kralendijk. Suas construções bem coloridas contrastam com o azul do mar, formando um cenário maravilhoso. Parte dessa arquitetura diferente se dá pelas influências culturais que a ilha recebeu: africana, asiática, indiana e europeia.
BOCA SLAGBAAI
Bonaire é muito procurado por quem quer mergulhar ou fazer snorkelling: ao todo são mais de 80 pontos de mergulho em toda a extensão da ilha, ou seja, opções é o que não faltam. Entretanto, para quem ainda não é expert e quer conhecer as maravilhas do oceano, a dica é ir para a Praia de Boca Slagbaai.
Ela é considerada o melhor ponto de snorkelling da ilha e possui uma grande visibilidade. O lado positivo é que não vai ser preciso gastar com agências de turismo, sendo o roteiro perfeito para economizar e curtir a principal atração do destino!
KLEIN BONAIRE
Klein Bonaire é uma pequena ilha que fica a 1 quilômetro de Bonaire e só pode ser acessada de barco. É a dica perfeita para mudar um pouco de praia e curtir um dia diferente! É lá que ficam as praias mais paradisíacas e desertas, uma vez que não possui uma infraestrutura por lá: é a natureza sendo ela mesma! A dica é combinar com alguma agência de turismo e passar uma manhã e tarde na ilhota.
CURAÇAO
Curaçao, junto a Aruba e Bonaire, faz parte do conjunto das Ilhas ABC. Com mais de 70 praias para todos os gostos, o destino chama a atenção pela beleza de suas águas e pela quantidade de atrativos disponíveis por lá. A melhor forma de conhecer toda a ilha, que tem cerca de 400 km de extensão, é alugando um carro. Mas caso tenha poucos dias e queira economizar, a capital Willemstad é a melhor escolha.
Por ter sido colonizada por holandeses, toda a arquitetura das cidades é baseada naquelas casinhas típicas da Holanda, fator que deixa tudo ainda mais charmoso. Resorts 5 estrelas, restaurantes gostosos e pousadas charmosas esperam os turistas.
KENEPA GRANDI
A 50 minutos de Willemstad, mais precisamente ao sul da Ilha, está uma das praias mais bonitas de Curaçao: trata-se de Kenepa Grandi. A praia é uma das únicas da ilha onde não é necessário pagar uma taxa para entrar, por isso, muitos turistas adoram o local. Com um azul sem igual e águas cristalinas, o local é perfeito para descansar e curtir um visual bonito.
KLEIN CURAÇAO
Klein Curaçao é uma pequena ilha na costa de Curaçao onde é possível ter contato com praias mais desertas e selvagens. O único jeito de chegar até lá é através de um passeio de barco. Por isso, diversas empresas oferecem jeitos diferentes para fazer o trajeto – uma lancha rápida ou um barco mais lento com open bar são ótimas opções. Chegando lá, o turista encontra uma ilha bem estruturada com direito a banheiros, chuveiros e espreguiçadeiras. Como a proposta é curtir um dia por lá, eles oferecem alimentação e open bar, que estão inclusos no pacote do passeio.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Ago 2018.