São cerca de seis mil ilhas que compõem a parte não continental da Grécia. Com tanta ilha assim, é evidente que existem opções para todos os gostos. Àqueles que curtem visitar pequenas vilas, a dica é Escópelos. Aos que preferem paisagens de tirar o fôlego, vale a pena conhecer Zaquintos. Já para quem gosta de vida noturna, a sugestão é Míconos.
Seja qual for o seu estilo, o Guia da Semana listou 15 ilhas incríveis para conhecer na Grécia que certamente vão conquista-lo. Confira:
Santorini
Santorini é uma das ilhas mais famosas da Grécia e é constantemente associada ao romance – e não é para menos. Sua costa talhada por um vulcão, suas belas paisagens naturais, um mar inacreditável de tão azul e as atraentes casinhas brancas compõe o clima perfeito para uma viagem de lua-de-mel ou umas boas férias com a pessoa amada.
Mykonos
Mykonos tem o nome do neto do deus grego da beleza, Apolo, e essa escolha certamente não foi arbitrária. Suas mais de 25 praias realmente diferentes entre si valem todas a visita, sem falar de suas pequenas tradicionais vilinhas de casas brancas. Mas o que mais atrai pessoas para a ilha é a sua vida noturna que fervilha com restaurantes, bares e festas.
Rodes
Rodes é um dos principais destinos na Grécia, pois tem de tudo um pouco. Na cidade medieval, você encontra igrejas bizantinas, ruínas romanas e sinagogas. Mais ao sul, você pode mergulhar em incríveis praias no Mediterrâneo, como Fourni ou Glystra. No centro da ilha você encontra belas florestas, lindas vistas e mais ruínas. Para fechar com chave de ouro, a ilha também tem uma cena noturna capaz de conquistar até os mais cosmopolitas.
Zaquintos
Zaquintos não é uma ilha tão grande quanto as outras gregas aqui colocadas, mas tem algumas das praias consideradas mais bonitas do país. A principal é Navagio, a praia da foto, e não é muito difícil de entender o porquê – aliás ali só se chega de barco. Outro destino popular é Porto Limnionas, uma baía de águas cristalinas perfeitas para um bom mergulho.
Corfu
Muito movimentada no sul, Corfu ainda esconde paisagens naturais idílicas e sossegadas para quem quer entrar em contato com a natureza, graças à lei que restringe o desenvolvimento a certas regiões. Caminhar pela capital é admirar uma variedade enorme de influências arquitetônicas que vêm da França, do Reino Unido e de outros lugares da Europa. Outro ponto famoso é cidade de Kavos, ao sul, cheia de jovens e resorts.
Delos
Com apenas três quilômetros quadrados, Delos não deve ser dispensada pelo seu pequeno tamanho. Foi ali que, segundo a mitologia grega, nasceu o deus Apolo, e o pequeno pedaço de terra ainda hoje mantém grandes resquícios do período Helenístico da história Grega, desde mosaicos e estátuas a templos e teatros. A ilha inteira é protegida como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Não é possível permanecer lá, mas você pode tirar um dia para visita-la pegando um barco em Mykonos.
Creta
Creta é a maior e mais populosa ilha grega. Ao longo de seus mais de oito mil quilômetros quadrados, você pode curtir dezenas de praias, construções do século 14 e 15, ruínas de palácios e cidades ainda mais antigos e montanhas para aqueles que gostam de trilhas e escaladas.
Lêucade
Lêucade é outra ilha grega que tem um pouco de tudo. A capital, Karya, é uma bela cidade cheia de pequenos restaurantes com mesas ao ar livre. As praias são belíssimas e seu interior tem ótimas regiões para quem prefere um lugar sossegado, mas o que realmente atrai turistas são as enormes baías perfeitas para esportes aquáticos e passeios de barco.
Escópelos
Você certamente conhece esta ilha, pois ela é uma das protagonistas de Mamma Mia!. É isso mesmo, o musical inteirinho se passa lá. Para além da fama de Hollywood, Escópelos guarda muitos ótimos segredos. Sua incríveis pequenas vilas que conseguem se manter frescas até nos dias mais quentes são ótimas para serem exploradas e ela também é muito famosa por seus monastérios.
Andros
A verde ilha de Andros é o destino ideal para eco-aventureiros. Cheia de trilhas incríveis que cortam grandes florestas, por lá você encontra muitos rios e cachoeiras. É uma boa opção também para famílias com crianças. De qualquer forma, a boa notícia é que ela não costuma estar lotada de turistas como suas vizinhas mais badaladas.
Hidra
Uma viagem à Hidra é uma viagem no tempo. Graças a regulações locais, a arquitetura da ilha se mantém a mesma há décadas. Passeando por ali você vai notar simpáticos burros e mulas carregando coisas para lá e para cá, uma vez que carros não são permitidos. A menos de duas horas da capital da Grécia, Atenas, é um destino muito procurado por artistas em busca de um refúgio para exploração da criatividade.
Cefalônia
Cefalônia é famosa por seus cenários dramáticos, com praias de areia branca como leite, como Myrtos e parques nacionais onde você pode assistir a cavalos e cervos correndo livres. Para além disso, o destino se destaca por sua gastronomia e, principalmente, por seus vinhos.
Symi
Symi é famosa por ter um dos portos mais pitorescos do país, cheio de casinhas de cor pastel, tavernas, bares e pequenas lojinhas, além de dezenas de pequenas praias acessíveis através de barcos. Além disso, tem algumas trilhas a serem exploradas.
Cárpatos
Cárpatos ainda guarda muito da tradicional vida em ilhas, pois, apesar de sempre ter sido um destino turístico, nunca realmente foi dominada por turistas como algumas de suas vizinhas. É o lugar para onde fugir em busca de sossego e explorar praias e enseadas pouco exploradas.
Lesbos
A semelhança com a palavra lésbica não é coincidência. Lesbos de fato deu origem ao termo, graças à poetisa Safo, que viveu ali por volta de 600 a.C. e exaltou, em seus poemas, a beleza feminina de uma forma não muito aceitável para a época. Hoje a ilha é um dos destinos preferidos para a comunidade LGBT e guarda deliciosos restaurantes e praias para todos os gostos.
Atualizado em 20 Ago 2018.