A Europa é cheia de ilhas de diferentes formatos e tamanhos. Algumas são enormes e garantem programas para as férias inteiras, outras são tão pequenas que não exigem nem um dia de passeio. Em meio a tantas ilhas, certamente tem opções para todos os gostos. Você procura boa comida? Praias paradisíacas? História e arte? Uma boa trilha no meio do mato? Tem tudo isso!
Para te ajudar a planejar a sua próxima viagem pela Europa, o Guia da Semana listou 10 ilhas incríveis que você deveria visitar. Confira:
Sicília | Itália
Se além de praia, comida, bom vinho e belas paisagens, você gosta de passar suas férias aprendendo mais sobre história e apreciando a arquitetura de antigos monumentos, a Sicília é o lugar ideal para você. A maior ilha do Mediterrâneo é também uma região autônoma da Itália. Sua capital é Palermo e por lá há uma gastronomia que conquista qualquer um, além de uma ótima mistura de templos gregos, igrejas normandas e palácios bizantinos.
Santorini | Grécia
Santorini é uma das ilhas mais famosas da Grécia e é constantemente associada ao romance – e não é para menos. Sua costa talhada por um vulcão, suas belas paisagens naturais, um mar inacreditável de tão azul e as atraentes casinhas brancas compõe o clima perfeito para uma viagem de lua-de-mel ou umas boas férias com a pessoa amada.
Mallorca | Espanha
As Ilhas Baleares são Maiorca, Minorca, Ibiza e Formentera. Pergunte a quatro espanhóis diferentes qual é a melhor delas e há chances de você ter quatro respostas diferentes. Ibiza é certamente a mais famosa por sua vida noturna. Formentera tem belas praias. Minorca tem poucos turistas. Mas Maiorca entrou para a lista por ter um pouco de tudo já citado – talvez por ser a maior delas -, além de belas paisagens, boas trilhas, passeios familiares e até um Patrimônio Mundial da UNESCO, a Serra de Tramuntana, um ponto imperdível. A boa notícia é que você sempre pode pegar um barco a preços amigáveis e visitar as outras três ilhas também.
Gozo | Malta
Gozo é uma das ilhas que formam Malta, um país que foi presenteado com cerca de trezentos dias de sol por ano. Se você gosta de apreciar belas paisagens ensolaradas, o destino certamente é esse. Com um ótimo custo-benefício – é um dos destinos mais baratos no Mediterrâneo –, praias maravilhosas e paisagens de tirar o fôlego, a ilha se destaca por seus milhares de anos de história e influência de diversos povos – vale a pena visitar os Templos Megalíticos de Malta, Patrimônio Mundial da UNESCO, construídos há mais de cinco mil anos.
Hvar | Croácia
Hvar é o destino preferido dos turistas na Croácia e por isso talvez seja melhor visita-la na primavera. Com praias que parecem ter a água sempre na temperatura certa e belas paisagens verdes que valem a pena ser exploradas, a ilha é ideal para relaxar. Mas não deixe de explorar as muralhas do século 13 e os edifícios de arquitetura renascentista e visitar as diversas lojas e restaurantes ao redor de seu movimentado porto.
Córsega | França
Essa ilha francesa tem mais de 200 praias que agradam a qualquer um, belas falésias de calcário branco para os que gostam de apreciar formações naturais e muita história, principalmente relacionada a Napoleão Bonaparte, em sua capital, Ajaccio. Mas o que muito turistas buscam na Córsega são suas trilhas, uma das mais famosas da Europa dura duas semanas e atravessa ilha através de suas montanhas.
Mykonos | Grécia
Mykonos tem o nome do neto do deus grego da beleza, Apolo, e essa escolha certamente não foi arbitrária. Suas mais de 25 praias realmente diferentes entre si são belíssimas e valem todas a visita, sem falar de suas pequenas tradicionais vilinhas de casas brancas. Mas o que mais atrai pessoas para a ilha é a sua vida noturna que fervilha com restaurantes, bares e festas.
Creta | Grécia
Creta é a maior e mais populosa ilha grega. Ao longo de seus mais de oito mil quilômetros quadrados, você pode curtir dezenas de praias, construções do século 14 e 15, ruínas de palácios e cidades ainda mais antigos e montanhas para aqueles que gostam de trilhas e escaladas.
Capri | Itália
Berço da salada caprese e uma das três ilhas na baía de Nápoles, Capri é um lugar cheio de verde e outras cores. Sua variada flora que acompanha as belas paisagens costeiras é um grande destaque, mas os pontos turísticos mais visitados são a Gruta Azul, uma caverna no mar que só é acessada de canoa, e o Monte Solaro, o mais alto ponto da ilha, que pode ser alcançado através de um teleférico que garante ótimas vistas.
Tenerife | Espanha
Essa ilha espanhola situada em pleno Atlântico certamente tem uma linha costeira maravilhosa e um clima paradisíaco. Mas o que difere Tenerife das outras é o seu interior verde, cheio de montanhas e trilhas pouco exploradas que levam a lugares impressionantes pouco tocados pelos turistas.
Atualizado em 30 Out 2019.