A Croácia certamente é muito menos famosa que suas vizinhas Grécia e Itália, mas muitos turistas estão descobrindo seus segredos, pois o país tem recebido cada vez mais pessoas – foram cerca de nove milhões em 2010 e dezessete milhões em 2017. E por que tanta gente têm ido para lá? Destinos baratos, praias maravilhosas, vida noturna, festivais de música, trilhas paradisíacas, boa gastronomia e ótimos pontos históricos.
Caso esses motivos ainda não tenham lhe convencido, o Guia da Semana listou 15 ilhas maravilhosas para conhecer na Croácia que vão convencê-lo a planejar sua próxima viagem para lá. Confira:
Rab
Rab é famosa por ser amigável aos nudistas desde 1936, quando – diz a lenda – o rei levou sua primeira esposa para passear ali e se jogou nu no mar, iniciando uma longa tradição de nudismo. Algumas das praias mais bonitas da Croácia estão lá – umas nudistas, outras não, é melhor ficar atento. Além disso, os locais gostam de se vangloriar de seus importantes patrimônios históricos. Certamente é a ilha ideal para quem procura boas praias.
Brač
Brač também tem boas praias, mas é realmente buscada pelos adoradores de esportes aquáticos. Ventosa, a praia proporciona ótimas condições para surfar, andar de jet ski, parapente e para mergulhar. Existem ilhotas próximas deslumbrantes, perfeitas para passear de barco. A gastronomia e a história locais também são muito famosas.
Hvar
Hvar é o destino preferido dos turistas na Croácia e por isso talvez seja melhor visita-la na primavera, quando está mais vazia. Dubovica é um dos principais cartões postais do país, cercada por montanhas dos dois lados, algumas casinhas de pedra e o mar azul à frente. Outra sugestão é Lucisca, uma pequena praia paradisíaca com água de um relaxante tom esverdeado. A ilha se destaca também por sua intensa vida noturna, sendo um dos principais destinos de pessoas à procura de baladas no país.
Lastovo
Lastovo foi uma base militar da Iugoslávia fechada para o público até 1988. Por isso, é ainda muito pouco explorada e cheia de cantinhos inalterados. Por lá você pode explorar vinícolas, fazer trilhas e andar de bicicleta, mergulhar em baías cristalinas, andar de caiaque, tomar bons banhos de sol em algumas de suas belas praias, visitar o parque nacional com muita natureza e até admirar a arquitetura veneziana do século 16.
Pag
A ilha de Pag é muito famosa por sua comida, mas o que atrai verdadeiramente os turistas é a sua cena eletrônica. A ilha tem cada vez mais festivais que recebem grandes nomes da música internacional e é o destino ideal para quem curte uma vibe mais Ibiza.
Mljet
Mljet consegue se destacar com um oásis de natureza em meio a tantas ilhas já muito bem preservadas, conta com inúmeras belezas naturais e é o destino ideal para quem visita a Croácia à procura de muito verde. Nadar nos lagos, explorar a belíssima floresta densa e apreciar as dunas são só algumas das opções locais.
Losinj
Losinj é famosa por suas duas atrativas cidades antigas. Mali Losinj é uma cidade bem desenvolvida que recebe muitos turistas, já Veli Losinj é um pouco mais calma. Ambas valem a visita, uma vez que oferecem passeios de barcos e trilhas que levam aos pontos mais altos da ilha, de onde você pode apreciar belas paisagens ao redor. É uma boa pedida para quem viaja em família.
Krk
Apesar de ser conhecida por suas belas praias, Krk se destaca por seus monumentos históricos. Ali você encontra alguns monumentos muito famosos como a catedral de Krk e o monastério na pequena ilha de Kosljun. Além disso, é um bom lugar para amantes de vinho, feito com uva local e de escaladas.
Kornati
Kornati, na verdade, é um arquipélago que reúne 140 ilhas que fazem parte do Parque Nacional de Kornati, criado para proteger a vida marinha e terrestre na região. É um destino para os mais aventureiros, uma vez que a infraestrutura é limitada justamente para não prejudicar as ilhas. Mas se você é um amante de natureza selvagem, este é o lugar!
Cres
Devido à sua topografia irregular, Cres é ótima para quem gosta de boas caminhadas, com mais de 300 quilômetros de trilhas e escaladas que levam a incríveis cavernas, belas praias e simpáticas vilas.
Korčula
Korčula pode ter sido o local onde nasceu o famoso explorador Marco Polo, quando ainda fazia parte da República de Veneza, mas há discordâncias. De qualquer forma, a cidade medieval que se ergue direto das azuis águas do Mar Adriático vale a visita pela sua beleza estonteante. Assim como qualquer cidade medieval, vale a pena ter suas ruas apertadas exploradas - não deixe de experimentar alguns dos melhores vinhos tintos da Croácia.
Vis
Outra ilha muito famosa do país, Vis é casa de algumas das praias mais bonitas da Europa. Stiniva é uma delas, cercada por penhascos, que formam no mar algo que se parece com uma relaxante lagoa. Quem prefere um lugar mais fácil de chegar, a dica é Srebrna, uma praia de areia com trechos rochosos e um mar limpo e agradável, típico do Mediterrâneo. Mas Vis se destaca mesmo por sua deliciosa comida que inclui peixes e muitos vegetais.
Dugi Otok
Dugi Otok é casa de algumas de belas paisagens e tem incríveis praias de areias brancas enfeitadas com pinheiros. É destino comum para os locais e os turistas que buscam um pouco de paz e tranquilidade depois de uns dias agitados em Hvar ou uma noite de festa em Pag.
Krapanj
Devido à sua antiga tradição de busca por esponjas, Krapanj é ainda hoje é um ótimo destino para mergulhadores. A ilha tem um centro de mergulho que oferece serviços subaquáticos para os turistas. Se uns dias de exploração subaquática são sua imagem de férias ideal, precisa visitar Krapanj.
Murter
Murter é um bom meio termo para quem gosta de festas e festivais, noites de muita música, mas também paz e tranquilidade. Apesar de receber muitos jovens desde que começou a sediar festivais, grande parte da ilha continua com sua bela natureza intocada para quem quer apreciar uma sossegada tarde na areia branca.
Atualizado em 23 Dez 2019.