As tão amadas Roma, Florença, Milão ou Veneza certamente merecem a fama que levam, mas uma verdadeira viagem italiana precisa passar pelas incríveis joias que o país guarda para além do continente: as ilhas! A Itália possui algumas das ilhas mais belas do Mediterrâneo, com praias paradisíacas, paisagens inacreditáveis, ruínas que contam histórias e, como não poderia faltar, deliciosos restaurantes.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 ilhas italianas que você certamente vai querer incluir no seu roteiro. Confira:
Capri
Berço da salada caprese e uma das três ilhas na baía de Nápoles, Capri é um lugar cheio de verde e outras cores. Sua variada flora que acompanha as belas paisagens costeiras é um grande destaque, mas os pontos turísticos mais visitados são a Gruta Azul, uma caverna no mar que só é acessada de canoa, e o Monte Solaro, o mais alto ponto da ilha, que pode ser alcançado através de um teleférico que garante ótimas vistas.
Elba
A Toscana é famosa por suas incríveis paisagens cheias de vinícolas e, claro, seus deliciosos vinhos, mas não muito se fala sobre a magnífica ilha que fica na sua costa. A ilha de Elba reúne lindas praias que encantam todos os visitantes. Uma das mais procuradas é a Sansone, que pode ser acessada apenas a pé. Suas montanhas também não deixam a desejar e, para completar, sua cozinha é excepcional.
Sardenha
A enorme ilha ao sul da Itália dificilmente pode ser descrita em poucas palavras, uma vez que guarda, em seu território, uma grande quantidade de cidades, praias e paisagens realmente distintas entre si. Sardenha coleciona algumas das praias mais famosos do país, como a Cala Gloritzé, que mal parece ser real, a praia é tão maravilhosa que, desde 1995, é um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A ilha também guarda ruínas e museus para os amantes de história.
Lampedusa
A ilha de Lampedusa fica mais perto da Tunísia do que do continente europeu, e guarda praias como a Spiaggia dei Conigli, ou Praia dos Coelhos, um refúgio italiano que conta com um dos cenários mais encantadores do sul do país. Não à toa, é um popular destino de verão, inclusive entre os próprios italianos, que viajam até ali para apreciar algumas das melhores praias do país. Só não tente visitá-la no inverno, quando muitos hotéis e restaurantes fecham por conta do baixo movimento.
Vulcano
Como o nome sugere, Vulcano é uma ilha famosa por sua atividade vulcânica. Em outros tempos, os romanos acreditavam que a ilha era a chaminé do deus Vulcano. Hoje, atrai turistas em busca de seus terapêuticos banhos em lama e águas termais ou apenas aventuras em trilhas na costa do vulcão. Mas a ilha também oferece ótimas praias e incríveis paisagens verdejantes.
Ísquia
Não muito longe de Capri, também na Baía de Nápoles, a ilha de Ísquia foi primeiro habitada há quase três mil anos. Hoje, é a mais desenvolvida das ilhas da região e famosa por seus spas de águas termais e, principalmente, por suas estruturas como o Castello Aragonese (foto), uma verdadeira cidade murada em um pequeno pedaço de terra na costa da ilha. Por lá, os mais animados também não terão dificuldade de encontrar uma boa programação noturna.
Procida
Procida, a menor das ilhas da Baía de Nápoles, é o retrato de uma daquelas cidades italianas inconfundíveis — as psicodélicas casinhas coloridas dão conta de destacar a cidade das outras. Escadarias medievais e portos do século 17 são alguns dos atrativos que você encontra por lá, além de calmas praias ideais para um mergulho e ótimos frutos do mar.
Atualizado em 1 Out 2019.