O sul da Europa de fato tem belíssimas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo e faz sentido que todo mundo queira conhecê-las, mas procure um pouco mais ao norte do continente e você vai encontrar lagos maravilhosos de cair o queixo. Desde esportes aquáticos, um bom mergulho em praias de água doce a até icebergs imponentes e paisagens de contos de fada - os lagos europeus são capazes de conquistar qualquer um.
Pensando em te ajudar a programar suas próximas férias às margens de um lago europeu, o Guia da Semana listou 10 lagos incríveis para você visitar na Europa. Confira:
Lago de Como | Itália
O norte da Itália tem alguns lagos espetaculares, e o Como é o mais famoso deles. Diz-se que o lago, que fica entre as cidades de Como e Lecco, proporciona uma das paisagens mais incríveis de toda a região da Lombardia. O lugar é certamente muito fotogênico, cercado por belas casinhas e os Alpes, e possui muitas opções de hotéis para você relaxar à beira do terceiro maior lago do país.
Lago de Genebra ou Lago Lemano | França e Suíça
O Lago Lemano, também conhecido como Lago Genebra, é um extenso lago que banha algumas belas vilas e importantes cidades tanto da França quanto da Suíça, como Genebra, por exemplo. O lago é um destino popular entre os europeus mais ricos e está sempre cheio de iates, mas também possui em suas margens opções de hospedagem baratas e passeios de barco a preços acessíveis. Seus arredores também são procurados por turistas que gostam de fazer trilha e esquiar.
Lago Ness | Escócia
O Lago Ness é certamente um dos mais famosos da Europa. O lago é mundialmente conhecido pelas aparições da criatura lendária conhecida como o Monstro do Lago Ness, mas, para além disso, suas margens garantem belas paisagens das famosos Terras Altas da Escócia e um outro castelo medieval. Quem sabe você não passa umas férias por lá e acaba avistando o monstro também?
Lago Jökulsárlón | Irlanda
Que tal entrar em um barco e passear entre azuis e luminosos icebergs em um lago glacial? Os tours no Jökulsárlón levam os turistas para apreciar a beleza natural, a vida selvagem e até para experimentar o gelo de mais de mil anos. É claro que você só pode fazer isso no verão, pois o lago não existe em seu estado líquido no inverno, mas a estação mais fria também reserva dramáticas paisagens. O lago fica entre as cidades e Höfn e Kirkjubæjarklaustur, na Islândia.
Lago Baikal | Rússia
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Baikal é o lago mais profundo do mundo, com regiões que chegam a quase 1700 metros de profundidade. Cerca de 300 rios desaguam nele. Na época mais fria do ano, grande parte do lago fica congelado e forma belíssimas esculturas de gelo. Localizado entre o Oblast de Irkutsk e a Buriácia, é responsável por mais de 20% da superfície de água doce de degelo do planeta e, portanto, guarda uma grande biodiversidade com mais de mil espécies de plantas e 1500 espécies de animais, sendo que a maioria só existe ali. O ponto mais popular para turistas que desejam explorá-lo – inclusive esquiando, no inverno – é a vila de Listvyanka.
Lago Escútare | Montenegro e Albânia
Localizado na fronteira entre Albânia e Montengro, o Lago Escutáre é o maior lago da região dos Balcãs. Cheio de ilhas e diversas espécies de aves, como o raro pelicano da Dalmácia, o lago tem um certo ar de mistério. Com belas paisagens naturais, as melhores cidades para pegar um barco e explorar o lago são Rijeka Crnojevica, e Virpazar, em Montenegro.
Lago Vrana | Croácia
A Croácia é muito famosa por sua costa marítima, cheia de belas praias e maravilhosas ilhas, mas a região continental também guarda suas joias. O maior lago do país, o Vrana, na região da Dalmácia, é um santuário de pássaros e possui fascinantes ilhotas com estruturas de pedra. Para quem não consegue ficar longe da praia, é também uma boa opção, já que ele fica bem pertinho do Mar Adriático.
Lago Bled | Eslovênia
Localizado nos Alpes Julianos, na região da Alta Carniola, o Lago Bled é certamente um dos pontos turísticos mais famosos da Eslovênia. Ele não é grande como outros desta lista, tampouco tem uma biodiversidade impressionantes, mas o que impressiona é a pequena e simpática ilha que fica bem em seu centro, onde a torre de uma igreja do século 17 se ergue fascinante.
Lago Saimaa | Finlândia
A Finlândia é conhecida como a Terra dos Mil Lagos, mas ao todo são quase 188 mil – cerca de um lago para cada 29 pessoas! Mesmo assim, o Lago Saimma, no sudeste do país, se destaca, não só por ser o maior, com mias de quatro quilômetros quadrados de extensão, mas por suas incríveis paisagens e suas milhares de pequenas ilhas, que escondem, inclusive, maravilhosas estruturas como castelos.
Lago de Constança | Alemanha, Áustria e Suíça
O Lago de Constança, que divide suas margens entre Alemanha, Áustria e Suíça, é um famoso destino de verão. Lá é possível tomar um sol, mergulhar passear de barco ou praticar esportes aquáticos. Como se já não bastasse, seus arredores têm ótimas opções para quem gosta de fazer trilhas e praticar ciclismo. Você pode pegar um barco e apreciar suas paisagens na cidade de Kreuzlingen, na Suíça, e parar em belíssimas cidades medievais, como Schaffhausen.
Atualizado em 28 Nov 2019.