Viajar é sempre uma boa ideia, ainda mais quando conhecemos lugares bonitos e que valem a pena pela distância. O Leste Europeu é um desses lugares maravilhosos, que deixa muita gente encantado – pena que nem sempre é o destino escolhido por quem viaja para a Europa. Indo na contramão dos destinos super lotados, por lá encontramos cidades charmosas, que conseguem manter sua essência mesmo com tantos avanços.
Por isso, para quem sempre quis conhecer lugares incríveis, mas que quase nunca aparece no roteiro dos viajantes, o Guia da Semana fez uma seleção de 5 paradas obrigatórias no Leste Europeu para fugir do óbvio. Confira abaixo:
ALBÂNIA
Visitar a Albânia é como voltar no tempo: diferente de todo o resto da Europa, o país possui lugares incríveis que preservam o passado ao mesmo tempo em que nos revela uma cultura bem diferente. Isso tudo se dá pelo país ser um "novato" no assunto ‘turismo’ – foi apenas em 1991, com o fim de um regime superautoritário, que os turistas puderam conhecer suas belezas e explorar suas cidades. Muitas pessoas ainda não conhecem a beleza do país, o que faz com que seus preços sejam mais baratos do que o resto da Europa.
Um dos atrativos durante o verão é a Riviera Albanesa, isto é, conjunto de praias belíssimas na costa do país, que são o convite perfeito para quem quer curtir o calor em grande estilo. Se você gosta de praias de cor turquesa, aquelas que parecem ter saído de um filme, com certeza vai se apaixonar pela região.
POLÔNIA
Apesar de não ser tão famosa quanto outros destinos europeus, a Polônia é um país barato (se comparado com o restante da Europa) e conta com diversos points muito charmosos e que merecem ser visitados. Não é à toa que quem visita o país nunca se esquece das paisagens observdas – e sempre quer indicar o destino para outra pessoa conhecer também.
Para quem gosta de aprender um pouco mais sobre a história, a dica é visitar Varsóvia, Cracóvia e o Campo de Concentração de Auschwitz. Além disso, por lá existe muita natureza, parques e paisagens bonitas. Durante o inverno, esquiar é uma boa opção: a cidade de Zakopane fica aos pés na montanha e é o refúgio ideal para quem quer curtir um ambiente diferente.
ESLOVÊNIA
A Eslovênia, que antes fazia parte da Iugoslávia, tornou-se independente em 1992 e guarda inúmeras atrações de tirar o fôlego. Por fazer parte da União Europeia, o turista não precisa de visto, desde que fique menos que 90 dias e tenha um seguro de saúde.
Estando por lá, não deixe de conhecer a capital do país, Ljubljana, com construções incríveis e superaconchegantes – por lá, o transporte mais utilizado são as bicicletas. Além disso, outro lugar que vale a visita é Bled, cidade do interior famosa por causa do Lago Bled. Com águas turquesa, o local por si só já vale a viagem, mas a ilha com um castelo deixa o passeio ainda mais legal.
HUNGRIA
Localizada no coração da Europa, a Hungria é a pedida certa para quem quer preços mais baixos e uma arquitetura digna de filmes de época. Para quem nunca visitou o país, Budapest, sua capital, é a melhor pedida para começar a aventura. Por lá, você encontra um verdadeiro museu a céu aberto com construções maravilhosas e museus encantadores. Já para quem gosta de um agito, o verão é a oportunidade perfeita para curtir, já que diversos festivais de música desembarcam por lá.
REPÚBLICA CHECA
A República Tcheca é um daqueles destinos que os turistas amam conhecer: ele foge do roteiro tradicional pela Europa e possui uma linda arquitetura antiga e bem preservada – o país sofreu poucos danos durante a guerra mundial. Por receber influências de diversas nações, andar por lá é como conhecer um pedaço de tudo que se encontra pela Europa.
Estando lá, não deixe de conhecer Plzen, considerada uma das maiores cidades do país e lar da tradicional cerveja "pilsen". Para conhecer o lado cultural da cidade e suas incríveis construções, a Catedral de São Bartolomeu e a Grande Sinagoga são atrações imperdíveis. Outro programa que não pode ser esquecido é conhecer as cervejarias locais, como a Pilsner Urquell uma das mais famosas da cidade.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 17 Set 2018.