Muitas vezes estamos vendo um filme e ficamos impressionados com aquela incrível paisagem que parece de outro planeta ou fruto de técnicas de computação gráfica. Felizmente, nem sempre são — algumas realmente existem e você pode visita-las. De castelos mágicos e vilas místicas a dramáticas ilhas com ruínas centenárias, é possível planejar uma viagem para o seu filme favorito — ou pelo menos para o lugar onde ele foi gravado.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis locações de filmes que você realmente pode visitar ao redor do mundo. Confira:
Skellig Michael, Irlanda | Star Wars: O Último Jedi
A saga Star Wars colecionou, ao longo do tempo, diversas locações incríveis que podem ser visitadas. Para essa lista, no entanto, escolhemos uma das mais recentes. A ilha de Skellig Michael, na costa da Irlanda. Nos filmes Star Wars: O Despertar da Força e Star Wars: O Último Jedi, é nessa ilha que o grande jedi Luke decide se isolar do resto da galáxia. A da vida real é tão espetacular quanto a do filme, ainda que não tenha criaturas tão peculiares. Além das paisagens incríveis, também tem um mosteiro — não jedi — construído no ano de 588, que é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Ravello, Itália | Mulher Maravilha
No primeiro filme da DC protagonizado por uma mulher, somos apresentados a uma fantástica terra onde vivem apenas mulheres conhecidas como as Amazonas: a ilha de Themyscira. As cenas que se passam nesse lugar foram, na verdade, gravadas em algumas regiões italianas, entre elas Ravello, na famosa Costa Amalfitana. A pouco mais de 360m de altitude, com uma fantástica vista do mar e estátuas clássicas espelhadas aqui e ali, você certamente vai se sentir na ilha que o deus grego Zeus teria chamado de Paraíso.
Matamata, Nova Zelândia | O Hobbit e O Senhor dos Anéis
O simpático Condado, onde vivem os Hobbits, realmente existe e pode ser visitado — ainda que não seja, realmente, casa de criaturas míticas. Na região de Waikato, na Nova Zelândia, fica Hobbiton, que serviu de locação para os filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Conhece-la é certamente uma atração imperdível para qualquer um que queira se sentir na Terra Média, mas a cidadezinha vale a pena para todos que queiram fugir um pouquinho da realidade e apreciar belas paisagens fantásticas.
Alnwick Castle, Northumberland | Harry Potter
Ao longo de seus oito filmes, a saga Harry Potter certamente teve muitas locações. Uma das mais fantásticas é, certamente, o Alnwick Castle. Nos dois primeiros filmes, ele foi usado para diversas das cenas externas, incluindo a aula de voo de A Pedra Filosofal e diversos outros momentos em que os alunos passeavam pela escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo. É possível visitar o castelo em Northumberland, no norte da Inglaterra.
Skopelos, Grécia | Mamma Mia!
No filme Mamma Mia!, Donna Sheridan, interpretada por ninguém menos que Meryl Streep, se apaixona por uma pequena ilha chamada Kalokairi, onde decide ficar e abrir um hotel. Essa ilha paradisíaca, que conquistou até a indomável Donna, é, na verdade, uma ilha grega chamada Skopelos. Assim como no filme, a ilha é cheia de paisagens paradisíacas, ótimas praias e belas ruazinhas. Algumas cenas, ainda, foram gravadas na ilha vizinha de Skiathos. Ambas fazem parte do arquipélago das Espórades e você pode — e deve — visitar as duas na mesma viagem.
Petra, Jordânia | Indiana Jones e a Última Cruzada
A atração turística mais visitada da Jordânia foi cenário do filme Indiana Jones e a Última Cruzada. Ainda que pareça fictícia, Petra é uma cidade construída por volta do ano 300 a.C. como capital do Império Nebateu, que posteriormente foi anexado ao Império Romano. A cidade é impressionante principalmente pelo fato de que grande parte das estruturas foi esculpida na pedra local, e também é famosa por seu complexo sistema hídrico, que levava água para uma região extremamente árida.
Angkor Wat, Cambodja | Lara Croft: Tom Raider
Outro antigo sítio arqueológico que foi usado como cenário de filme, nesse caso Lara Croft: Tomb Raider, foi Angkor Wat. Localizado em Siem Reap, no Cambodja, o complexo de templos é o maior do mundo e é considerado um importantíssimo sítio arqueológico e herança cultural. A cidade de Angkor serviu de capital do Império Khmer do século 9 ao 14 e suas ruínas são fascinantes. Mais de um templo do complexo aparece no filme, ao lado da famosa Angelina Jolie.
Wadi Rum, Jordânia | Perdido em Marte
O bom da diversidade de paisagens do planeta Terra é que você pode se sentir em outro planeta sem sair daqui — e caso você esteja querendo se sentir em Marte, o Wadi Rum, ou Vale da Lua, é o lugar certo. Esse deserto é um dos principais cartões postais da Jordânia, e não é para menos. As belas formações rochosas ilhadas em meio a quilômetros e quilômetros de areia laranja conquistam qualquer um. Toda a região é um patrimônio da UNESCO e ela tem sido habitada há cerca de 12 mil anos. Ali foram gravados filmes como Perdidos em Marte, no qual o personagem interpretado por Matt Damon é abandonado no Planeta Vermelho, além de outros famosos como Star Wars: Rogue One.
Kauai, Havaí | Jurassic Park
Ainda que não tenha dinossauros, a ilha de Kauai, no Havaí, tem muitas das incríveis paisagens apresentadas nos filmes da saga Jurassic Park. A costa da ilha que você pode ver na foto apareceu no filme de 1997 como a costa da fictícia Isla Sorna. Já em uma cena no começo do primeiro filme, um helicóptero pousa perto de uma bela cachoeira. Na vida real, seu nome é Manawaiopuna, ela também fica na ilha e pode ser visitada, assim como algumas de suas praias, como a Kipu Kai e a Pilla.
Deserto do Namibe | Mad Max: Estrada da Fúria
Se estendendo ao longo de 81 mil quilômetros quadrados, o Deserto do Namibe tem incríveis dunas de areia e platôs de pedra que mudam de cor de acordo com a luz, desde amarelo e laranja a vermelho e violeta. Ele vai do sul da Angola até o norte da África do Sul, cortando toda a Namíbia. Entre quilômetros e quilômetros de areia e árvores retorcidas, não foi à toa que a produção de Mad Max escolheu essa região para gravar cenas dessa ficção científica que se passa em um vasto deserto de um futuro pós-apocalíptico.
Atualizado em 18 Fev 2019.