Um dos países mais incríveis da América do Sul, o Chile é aquele lugar que encontramos de tudo um pouco. Seja para ver neve ou curtir o calor de um deserto, o destino certamente possui um roteiro perfeito. Cercado pelas famosas Cordilheiras dos Andes, o turista encontra por lá atividades para todos os gostos, desde passeios em vinícolas a roteiros gastronômicos de qualidade.
Além disso, os brasileiros encontram uma maior facilidade para viajar para o Chile, uma vez que não é necessário emitir visto ou ter um passaporte - basta um RG em bom estado, emitido há menos de 10 anos. Animou?! Então talvez você deva considerar conhecer uma das incríveis cidades chilenas nas próximas férias.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com lugares incríveis para conhecer no Chile. Confira:
SANTIAGO
Porta de entrada do Chile, Santiago é um daqueles roteiros charmosos que o brasileiro adora fazer: além de ter uma cidade movimentada, abriga um incrível roteiro por vinícolas. É possível visitar o destino o ano todo, mas para aqueles que procuram encontrar temperaturas mais baixas e ver neve, a dica é viajar entre os meses de junho e setembro, quando as temperaturas variam entre 10º C e 5º C!
VALE NEVADO
O Chile é um dos destinos preferidos quando o assunto são estações de esqui na América do Sul. Próximo a Santiago, o país conta com algumas boas opções para quem quer ver neve no alto das montanhas. O Valle Nevado é a estação de esqui mais famosa. Recheado por resorts cinco estrelas, o destino permite que o hospede se hospede por lá ou faça um passeio bate e volta partindo de Santiago.
Com diversas pistas de esqui, é possível encontrar opções com diferentes dificuldades, teleféricos e também aluguel de motos para gelo. O destino super badalado é aposta certa para quem quer curtir o inverno em grande estilo.
VALPARAÍSO
Valparaíso é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que buscam um destino charmoso no país e querem fugir de Santiago. Localizada no litoral, a 120 km da capital, o destino ganha destaque por suas construções históricas, casinhas coloridas, arte de rua e um charme sem igual.
O destino foi a escolha de Pablo Neruda, poeta chileno que dedicou vários dias de sua vida na cidade e até mesmo conseguiu transformar sua antiga residência em um incrível museu. Tantos atrativos renderam a Valpo, como é conhecida pelos locais, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003.
VIÑAS DEL MAR
Assim como acontece no inverno, os chilenos também possuem um destino preferido durante o verão. Próximo a Santiago encontra-se a charmosa Viñas del Mar. Conhecida como "cidade jardim", as flores fazem parte da arquitetura local, fazendo um incrível contraste com o azul do mar!
A orla beirando o oceano é recheada de lojinhas, edifícios e restaurantes, ou seja, roteiro perfeito para bater perna e conhecer a culinária local. Entretanto, o cartão-postal da cidade é o Relógio de Flores, uma praça bem cuidada que conta com um relógio feito a partir de flores coloridas.
DESERTO DO ATACAMA
Ao Norte do Chile está o Deserto do Atacama, que é um dos lugares mais impressionantes do mundo! Diferente do verão (em que as temperaturas chegam a ser altíssimas), o inverno na região varia entre de 22ºC e 4°. O destino é a pedida ideal para quem gosta de paisagens surreais, já que reserva ao viajante inúmeras aventuras e experiências únicas. O local faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e árido do mundo! Por lá, as atividades de aventura comandam os roteiros – portanto, o destino é indicado para quem gosta de caminhar e curtir atrações ao ar livre.
PUCÓN
Quando falamos em viajar para o Chile, Santiago e Atacama são primeiros destinos que vem à cabeça. Acontece que o país possui lugares tão incríveis quanto os famosos e que apresentam preços até mais acessíveis. É o que acontece com Pucón, cidade ao Norte do Chile, que guarda um verdadeiro tesouro da natureza: o maior vulcão em atividade na América do Sul.
Perfeito para conhecer durante o verão ou o inverno, o local é a pedida certa para praticar atividades ao ar livre e conhecer lugares bem inusitados. O destino é perfeito para fugir dos roteiros óbvios do país, principalmente para encontrar preços mais acessíveis.
TORRES DEL PAINE
Localizada na região mais austral da América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, a Patagônia é conhecida por suas paisagens geladas e por abrigar cenários fascinantes. O Parque Nacional Torres Del Paine é um dos lugares mais procurados para quem busca aventura, já que ele ainda guarda uma paisagem selvagem e que praticamente não sofreu a ação do homem. Grande parte de sua beleza se deve às suas montanhas nevadas, que emolduram o parque.
Com mais de 227 mil hectares, o parque é o lugar perfeito para tirar belas fotos, fazer trilhas em meio à natureza e ver de perto animais exóticos! Quem quiser conhecer o parque todo vale deixar uns dias a mais – por se tratar de um lugar tão grande, é impossível ver tudo em um só dia.
PUERTO VARAS
Puerto Varas é um destino chileno que os turistas ainda não descobriram, mas que reserva inúmeras surpresas agradáveis. Localizada na Região dos Lagos, a cidade recebeu colonização alemã e, por isso, guarda uma arquitetura diferenciada. Para deixar tudo ainda melhor, o cenário é cercado por um vulcão imponente e lagos azuis.
A dica é conhecer o destino enquanto ele não fica badalado e com preços exorbitantes. Por enquanto, passear por suas ruas é como estar em uma cidade pequena incrível. A melhor época para conhecê-la é no verão, onde as temperaturas estão mais amenas e os dias mais longos permitindo atividades ao ar livre.
ILHA DE PÁSCOA
Embora não esteja exatamente no continente, a Ilha de Páscoa, a cerca de 3.500 km da costa, pertence ao Chile e é um dos destinos mais surpreendentes do mundo. Para chegar até lá, é preciso pegar um voo por cerca de 5 horas, mas quem já foi garante que todo esforço vale a pena.
Os ícones marcantes da ilha são os moais: gigantescas estátuas de pedras vulcânicas, de 1 a 10 metros de altura e até 80 toneladas, que se espalham por todo o perímetro. Existem muitas dúvidas sobre o lugar, atraindo olhares curiosos e infinitas teorias. O que mais intriga os visitantes e moradores é o fato de não saberem como essas grandes esculturas foram parar lá. Lembrando que pesam toneladas e na época em que foram construídas não existia a tecnologia de hoje.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Nov 2018.