Não é à toa que o centro histórico de Praga está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. A cidade guarda incríveis edifícios góticos, barrocos, neoclássicos e muito mais, além de ser cheia de cultura, história e uma agitada vida boêmia. Passear pela cidade é como estar em um fascinante museu a céu aberto - mas com muita cerveja, rs.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 atrações que você não pode perder quando estiver em Praga. Confira:
Castelo de Praga
O Castelo de Praga é, na verdade, um complexo de fascinantes edifícios de diversas épocas da história do país, e a mais visitada atração da cidade. Suas incríveis torres e palácios podem ser vistos de qualquer canto da cidade. Lá dentro, em um espaço de 570m por 128m, você encontra museus, galerias, prédios históricos e muitas das obras de grandes artistas tchecos. Sua fantástica história começou ainda no século 9 e muitas adições foram feitas no século 12.
Ponte Carlos
Conectando a Cidade Velha ao distrito conhecido como Malá Strana, está a famosa Ponte Carlos sobre o rio Moldava. Construída a mando do rei Carlos IV ao longo de mais de 40 anos, a ponte de mais de 500 metros de extensão e 10 de largura foi inaugurada em 1402 e é certamente uma atração imperdível da cidade. Ao longo de seu enorme percurso, a ponte possui, em ambos os lados, trinta estátuas barrocas que representam santos e patronos, e a maioria delas foi construída entre o fim do século 17 e o início do século 18.
Praça da Cidade Velha
A Praça da Cidade Velha, assim como grandes praças em diversas grandes cidades europeias, é um ponto imperdível para quem quer começar a apreciar a história e a cultura local. A de Praga é cheia de prédios medievais de diversos estilos arquitetônicos, entre romanescos, barrocos e góticos, e sua mais famosa atração é o Relógio Astronômico (foto).
Catedral de São Vito
A fantástica Catedral de São Vito começou a ser construída em 1344 e só teve a sua entrada principal completa em 1953. O edifício é a maior igreja do país e um dos mais impressionantes exemplos de arquitetura gótica da Europa Central. Dentro dela estão expostos fantásticos tesouros do século 14 e tumbas de figuras históricas importantes para o país, como o rei Carlos IV.
Igreja de Nossa Senhora em frente de Tyn
Outro impressionante edifício gótico sagrado que você pode visitar em Praga é a Igreja Nossa Senhora em frente de Tyn. Seu diferencial é sua impressionante galeria com maravilhosas obras góticas, da Renascença e barrocas, além da tumba do astrônomo holandês Tycho Brahe. Isso sem falar de suas incríveis torres de 80m que podem ser vistas de qualquer canto da cidade.
Galeria Nacional de Praga
Uma das coleções de obras de arte mais importantes de toda a Europa podem ser encontradas na Galeria Nacional de Praga. O nome, na verdade, faz referência a um grupo de edifícios. O mais famoso deles, por exemplo, foi fundado em 1925, e guarda obras relativamente novas, todas feitas entre o século 18 e 21. O destaque são os artistas tchecos, mas você também pode encontrar trabalhos de pintores internacionais como Monet e Picasso. Já o prédio da foto é o Palácio Kinský, que guarda obras de arte da Ásia e da Antiguidade.
Bairro Judeu
Localizado entre a Cidade Velha e o rio Moldova fica o Bairro Judeu, ou Josefov, e sua história começa no século 13, quando judeus que viviam em Praga foram obrigados a deixar suas casas e se mudar para esta região. Hoje, é uma região cheia de história, com impressionantes atrações, como a Sinagoga Espanhola, o Cemitério Judeu e a Velha-Nova Sinagoga, que teria sido construída com uma pedra vinda direto de Jerusalém. As próprias ruas garantem um ótimo passeio.
Casa Municipal
A Casa Municipal, um fascinante edifício art nouveau com uma fachada cheia de detalhes minimamente trabalhados foi construída no início do século 20 e vale a pena só pela vista, trabalho de cerca de 30 artistas. Mas quem acha que apreciar por fora não é suficiente, pode assistir a um dos concertos ou espetáculos que acontecem lá dentro.
Torre de Observação Petřín
Essa torre que se assemelha bastante à Torre Eiffel tem 60m de altura, fica no topo de uma colina de 318m de altitude e, portanto, é o lugar ideal para admirar todos os fantásticos pontos turísticos da cidade do alto, de uma vez só. Além disso, a região ao seu redor é uma apaixonante área verde ótima para relaxar que conta, também, com um incrível labirinto de espelhos e outras ótimas atrações.
Náplavka
Não podemos falar de Praga e não citar sua cerveja, ou sua vida noturna, e, apesar de ter ótimos bares espalhados por literalmente toda a sua extensão, a região de Náplavka, que nada mais é do que um trecho de uma das margens do rio Moldova, tem crescido como um reduto jovem e hipster. Tchecos e turistas se reúnem lá para tomar uma boa cerveja, participar de festivais de comida, assistir a shows e muito mais.
Atualizado em 11 Out 2018.