Você já pensou em visitar Singapura? Não? Pois deveria! Singapura é uma cidade-estado (é só uma cidade, mas com soberania de país) isolado ao sul da Malásia. Com uma história nacional consideravelmente recente (só se estabeleceu como país em 1965), a cidade já reúne diversos centros culturais e é um dos destinos preferidos das pessoas que visitam o sudeste asiático.
História, multiculturalismo, resorts e inglês como língua oficial são apenas alguns dos atrativos do país. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para você conhecer em Singapura. Confira:
Marina Bay
O luxuoso complexo Marina Bay tem tudo o que você pode procurar em uma visita a uma cidade cosmopolita: o incrível museu ArtScience, que mistura arte e ciência, um hotel de luxo, um shopping com um rio dentro dele e o Marina Bay Skypark, um deck de observação que permite ao visitante aplaudir todo o horizonte de Singapura. O hotel também conta com uma piscina infinita ao lado do Skypark, mas essa é aberta apenas para hóspedes.
Gardens by the Bay
Certamente uma das imagens mais reconhecidas de Singapura, provavelmente por suas estruturas que imitam plantas e servem como jardins verticais de nada menos que dezesseis andares de um prédio. Mas os Gardens by the Bay têm muito mais a oferecer, como, por exemplo, duas estufas onde você pode aprender muito sobre flora e apreciar a maior cachoeira em lugar fechado do mundo.
Jardins Botânicos
Os Jardins Botânicos de Singapura têm quase 160 anos de idade e estão entre os únicos três jardins do mundo a serem contemplados na lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Hoje, os jardins, com densa vegetação, foram implementados com estruturas modernistas, ainda que guardem muito de suas origens e história.
Orchard Road
Como qualquer outra grande cidade cosmopolita, Singapura tem a sua região dedicada somente às compras, e não se pode culpar alguém por ir à Singapura e só fazer compras, afinal a cidade é conhecida por ser um destino de design e estilo. A região da Orchard Road é a ideal para encontrar lojas espetaculares, são mais de 20 shoppings, lojas de departamento, cinemas, karaokê, e, claro, restaurantes - afinal comprar tanto dá fome.
Singapore Flyer
Para aqueles que gostam de altura e gostam de apreciar belas vistas do alto, a dica é dar uma volta na Singapore Flyer. Menos famosa que a famosa London Eye, a de Singapura é maior que a de Londres - na verdade, é a maior roda-gigante de observação do mundo! De lá, você pode ver além de Singapura e enxergar até outros países, como Indonésia e Malásia.
Chinatown
Se quando você estiver viajando pela Ásia não der tempo de ir à China, não se preocupe - você pode visitar o bairro chinês de Singapura. Toda grande cidade costuma ter um bairro voltado para a cultura chinesa, mas o Chinatown de Singapura leva o visitante diretamente para o país ao norte. Além das lanterninhas, da arquitetura e da autêntica comida chinesa, você pode visitar templos impressionantes, como o Buddha Tooth Relic (foto).
Sentosa
Caso dê uma enorme vontade de ir à praia quando você estiver por lá, o lugar ideal para visitar é a grande ilha Sentosa, onde se chega caminhando por uma ponte. São diversas praias onde você pode tomar sol, jogar vôlei, praticar caiaque e outros esportes aquáticos. Além disso, a ilha conta com um belo aquário e a famosa estátua Merlion, um leão com corpo de peixe, que também serve como observatório da região.
Universal Studios Singapore
O original pode ficar na Flórida, mas Singapura também guarda o seu. O Universal Studios Singapore fica em um complexo de resorts e é separado em áreas temáticas que incluem Madagascar, Hollywood, Nova York e até o Antigo Egito, cada um relacionado a uma locação de filmes e cheio de tudo que você certamente já sabe sobre o Universal Florida: montanhas-russas, brinquedos temáticos e boas opções de restaurantes.
Pulau Ubin
Para ver um pouco de como era a vida em Singapura antes de ela se tornar a cidade cosmopolita que é hoje, pegue um barco até Pulau Ubin. A ilha guarda algumas das poucas vilas tradicionais do país e é marcada por exuberante natureza, belas paisagens e vida animal. A melhor parte é que você pode explorar tudo de bicicleta!
Clarke Quay
Clarke Quay é um ponto histórico em Singapura, tendo sido o ponto comercial mais importante do século 19. Hoje, ainda se destaca do resto do país por seus característicos prédios coloridos. Ali é o melhor lugar para jantar ou passar a noite em um bar ouvindo boa música à beira-mar ou, claro, pular de bungee jump.
Atualizado em 8 Jul 2018.