França e a Itália são dois destinos incrivelmente maravilhosos na Europa que merecem muito ser explorados. Mas sabia que por lá existem lugares tão incríveis quanto esses badalados destinos? É o caso da Áustria e sua incrível capital, Viena, lar de uma cultura muito rica e belíssimos cantinhos charmosos, que fazem qualquer turista de apaixonar.
Para quem ama arte, o destino é um prato cheio. Além disso, o local ainda conta com pontos turísticos superfamosos, vida noturna agitada e uma gastronomia incrivelmente deliciosa. Seja para passar um dia ou quem sabe dedicar uma parte da sua viagem pela Europa, Viena é um destino que todo mundo tem que conhecer um dia!
O Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Viena, na Áustria. Confira:
PALÁCIO DE HOFBURG
Por mais de 600 anos o Palácio de Hofburg foi a residência oficial da família imperial austríaca. Trata-se de um complexo com 18 alas, 19 pátios e 2600 quartos onde cerca de 5 mil pessoas trabalham. Hoje em dia, mesmo com o fim da monarquia, o governo usa o palácio como salas de reunião ou audiências oficiais.
Para quem quer desbravar de perto essa verdadeira 'obra de arte' em forma de construção, é possível conhecer um pouco mais sobre a história dos monarcas que viveram por lá, ver de perto utensílios utilizados por eles e entrar em seus quartos. Para finalizar o passeio, não deixe de visitar o incrível jardim da propriedade.
CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO
Construída no centro de Viena, em cima de outra catedral, a Catedral de Santo Estevão é um daqueles lugares que nos faz parar e admirar a construção por longos minutos. Seu estilo gótico e cheio de detalhes é mais do que um convite para os turistas explorarem seu interior, que é repleto de detalhes e verdadeiras obras de arte.
Para completar o passeio, a dica é subir em seu mirante localizado na Torre Norte e de lá observar, sem pressa, a movimentada e incrível cidade. Ao todo são mais de 340 degraus, mas todo o esforço vale a pena.
PALÁCIO BELVEDERE
Quem é fã de arte pode considerar o Palácio Belvedere como uma parada mais do que obrigatória na cidade. Trata-se de um complexo de Palácios (Belvedere Superior e Belvedere Inferior) que abriga obras do famoso Gustav Klimt, pintor simbolista austríaco conhecido por sua obra "O Beijo", além de Van Gogh, Monet e Renoir.
Para esticar a visita, os Jardins de Belvedere, inspirado no de Versailles, é um daqueles lugares surpreendentes que todo mundo gostaria de passear. A dica é tentar conhecê-lo durante o verão, quando as flores e árvores estão em seu auge. Com um único ingresso é possível ter acesso a todo o complexo.
ÓPERA DE VIENA
Conhecida como Capital Mundial da Ópera, Viena conta com uma programação recheada de espetáculos. A alta temporada vai de setembro a junho, sendo necessário comprar os ingressos com bastante antecedência, visto que é tudo muito disputado.
Seja para sentir um pouco do glamour que os teatros tanto possuem ou quem sabe para curtir um momento especial e admirar a música clássica, não deixe de prestigiar algum dos eventos de Ópera da cidade.
PALÁCIO DE SCHONBUNN
Um dos palácios mais visitados de Viena é o Palácio de Schonbunn. Considerado Patrimônio Histórico Mundial, o local foi residência de veraneio da família imperial austríaca e conta com nada menos do que 1440 quartos construídos no estilo barroco. O público tem acesso a uma pequena parte desse grande império, podendo acessar 40 quartos, além de um incrível jardim com vários temas e espaços diferentes.
Existem alguns tipos de ingressos diferentes que dão acesso a partes do palácio – o menor tour, de 20 minutos, dá acesso a apenas 22 quartos, enquanto o mais longo, de 1 hora, passa por todos os cômodos e conta com um guia turístico.
MERCADOS DE NATAL EM VIENA
Em dezembro acontecem os tradicionais mercados de Natal, que enfeitam a cidade e deixam tudo mais colorido. É lá que está o mercado mais antigo de todo o mundo: Krippenmarkt (Mercado de dezembro), inaugurado em 1298. Hoje, a cidade recebe mais de 20 eventos natalinos diferentes, sendo o maior deles localizado na praça Rathausplatz.
Corais, Pista de Patinação no Gelo, Carrossel, Árvores de Natal e muita comida gostosa esperam os visitantes. Caso não queira visitar todos os mercados, a dica é dar umas voltinhas nas ruas de Viena para apreciar o clima natalino da cidade.
RATHAUSPLATZ
Rathausplatz é a sede da Prefeitura de Viena e o principal ponto de encontro na cidade. É lá que acontecem os eventos que causam burburinho. Nos finais de semana do verão, é possível encontrar feirinhas e eventos com carros antigos. Já no inverno, o Mercado de Natal toma conta do espaço, transformando tudo com suas luzes e lojinhas.
MUSEUMQUARTIER
O Bairro dos Museus de Viena, conhecido como MuseumQuartier, é o passeio perfeito para conhecer lugares com ótimas obras e de quebra degustar o melhor da gastronomia de Viena. Por lá, estão o Museu Leopold, o Museu de Arte Moderna e a Kunsthalle.
O local é um dos dez maiores espaços culturais do mundo e está localizado no centro antigo, construído onde ficavam estábulos imperiais. Em uma área de 60.000 metros quadrados, ele reúne instalações com os mais diversos gêneros artísticos, restaurantes, cafés e lojas em edifícios que misturam a arquitetura barroca e moderna.
HELDENPLATZ
A Praça dos Heróis é um dos cartões postais de Viena e um dos lugares mais visitados da cidade. Em frente ao Palácio de Hofburg, o espaço ficou famoso depois de receber um evento cerimonial realizado por Adolf Hitler no auge do nazismo, em 1938. Na praça, há duas estátuas imponentes: a estátua do arquiduque Carlos da Áustria, para glorificar a dinastia Habsburgo, e a estátua do príncipe Eugene de Savoy.
HUNDERTWASSER
A Hundertwasser é um dos lugares mais coloridos e interessantes de Viena e está se tornando o 'point' da cidade. O local destoa totalmente do resto da cidade, que é formada por construções barrocas e palácios exuberantes. Desenhado por Friedensreich Hundertwasser (um dos principais artistas austríacos contemporâneos no final do século XX), é um passeio incrível para tirar ótimas fotografias e descobrir mais da vida do artista. Vale a visita, principalmente, para fugir dos tradicionais pontos turísticos.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 5 Nov 2018.