A capital mexicana é um destino imperdível para os amantes de arte, cultura e história. Entre ruínas de grandes cidades astecas e palácios de arquitetura espetacular, a Cidade do México mescla de forma única a cultura trazida pelos europeus com aquela que já existia por ali centenas de anos antes. Por lá, também não faltam museus, vistas incríveis, parques e vida noturna.
Para ajuda-lo a planejar sua viagem para esse lugar incrível, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Cidade do México. Confira:
Zócalo
Uma das maiores praças do mundo é conhecida como El Zócalo ou, em português, apenas Zócalo, mas oficialmente se chama Praça da Constituição. O lugar é usado como ponto de encontro desde os tempos dos astecas. Hoje, é cercada pela Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e muitos outros prédios históricos. A enorme bandeira do México em seu centro é abaixada e levantada diariamente em uma cerimônia tradicional.
Museo Nacional De Antropología
Fundado em 1964 para investigar, conservar, exibir e difundir as coleções arqueológicas e etnográficas mais importantes do país, o Museo Nacional de Antropología, na Cidade do México, tem 22 salas dispostas em mais de 45 mil metros quadrados que o configuram como o maior museu do México e um dos mais importantes do mundo. O prédio, apesar de ser um signo da arquitetura urbana do século 20, guarda importantes peças da história pré-colombiana e é, antes de tudo, uma homenagem aos povos indígenas que já estavam na América antes da chegada dos europeus.
Catedral Metropolitana
Construída ao longo de mais de dois séculos (do fim do 16 ao início do 19), a Catedral Metropolitana da Cidade do México, também conhecida como Catedral Maetropolitana da Assunção da Virgem Maria aos Céus, está entre as mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano. A construção se deu sobre as ruínas de um templo asteca adjacente ao Templo Mayor. Sua arquitetura é incrível de se admirar tanto por fora quanto por dentro.
Museo del Templo Mayor
Muito antes da chegada dos espanhóis, a civilização Asteca tinha, próximo a onde atualmente se encontra a Cidade do México, um importante templo - hoje adjacente à Catedral Metropolitana. A construção do Templo Mayor se iniciou por volta de 1300 e foi reconstruído diversas vezes. As incríveis ruínas fazem parte de um complexo considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Junto a ele se encontra um museu onde você pode conferir diversos artefatos dos povos que viveram pela região.
Avenida Madero
Uma das principais vias da cidade, a Avenida Madero é o local ideal para um passeio durante o dia. Por lá, você vai encontrar famílias, adolescentes, jovens e turistas em iguais quantidades. Seu principal atrativo são as torres, templos, palácios e museus dos mais variados estilos arquitetônicos, e você também encontra lojas e lugares para fazer uma boquinha.
Museo Frida Kahlo
A casa onde a internacionalmente renomada artista Frida Kahlo nasceu, viveu e morreu é, hoje, um museu. Qualquer amante de arte que visita a cidade precisa dar uma passada por lá para entender um pouco melhor o que foi essa incrível pintora mexicana. Além de obras da artista, você também vai encontrar objetos pessoais como joias, fotos, roupas e muito mais, sem falar das peças e artigos mexicanos pré-hispânicos.
Xochimilco
Passear pelo Xochilmilco, uma região da Cidade do México, é certamente um passeio imperdível. Por lá você encontra as traineiras, Patrimônio Cultural da Humanidade, barquinhos que navegam pelos diversos canais da região. Você pode pensar neles como as famosas gôndolas de Veneza, mas maiores, com mais cor e música. Depois de passear nos barquinhos, vale a pena visitar a feira do Embarcadero Nuevo Nativas, lugar ideal para encontrar incríveis sabores únicos.
Chapultepec
Chapultepec é uma colina na zona central da cidade que guarda o enorme Bosque de Chapultepec, que inclui jardins, um castelo do século 18 que já foi casa do rei da Nova Espanha com uma incrível vista da região. Por lá você também encontra diversos museus, como o Museu de Arte Moderna e o Museu Tamayo, o Jardim Botânico e dois lagos ótimos de se admirar.
Palacio de Bellas Artes
Sediado em um incrível palácio que mescla diversos estilos arquitetônicos, principalmente art nouveau e art decó, está o Palacio de Bellas Artes, um Patrimônio da Humanidade da UNESCO que começou a ser construído em 1904 e terminou em 1934. Vale a pena admira-lo por fora, mas se tiver a chance não deixe de assistir a uma apresentação de ópera lá dentro.
Teotihuacán
Há pouco mais de 40km da Cidade do México, Teothuacán é um popular e imperdível destino de bate-e-volta da capital mexicana. O complexo de pirâmides e ruínas são apenas um pouco do que já foi uma das maiores cidades da América Central antes da chegada dos espanhóis. O local se compara em importância à famosa Yucatán.
Atualizado em 23 Nov 2018.