Portugal é um país rico em belezas naturais e cada cantinho conta uma história diferente e peculiar. Com uma grande herança dos povos romanos e templários, suas cidades são formadas por castelos e construções extravagantes, que casam perfeitamente com o clima urbano e praiano local.
Porto é um daqueles destinos incríveis que deixa qualquer turista de boca aberta. Não é para menos que todo mundo morre de vontade de passar uns dias na cidade, que dá nome a um dos vinhos mais famosos do mundo: o Vinho do Porto.
Para te inspirar a conhecer um dos lugares mais surpreendentes de Portugal, o Guia da Semana fez um roteiro com 9 lugares que vão te convencer a ir para a cidade do Porto, em Portugal:
CONHECER A REGIÃO DA RIBEIRA
A Região da Ribeira é um dos cartões-postais do Porto e motivos para tanto sucesso não faltam. Situada bem no centro histórico da cidade, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é um dos lugares mais antigos da cidade – era mencionada em cartas desde 1389!
As ruas estreitas com vista para o Rio Douro, as casas típicas com fachadas coloridas, a arquitetura urbano-ribeirinha rodeada de cafés e lojas fazem desta uma das principais zonas turísticas da cidade. Vale a pena dedicar uma tarde para conhecer os encantos da Ribeira.
RIO DOURO
O Rio Douro é o segundo maior rio da península Ibérica, nascendo no Norte de Espanha e percorrendo 850 quilômetros até à sua foz, em Portugal, junto às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Tamanha importância faz dele um dos roteiros obrigatórios para quem está no Porto.
O melhor jeito de conhecê-lo é através de um passeio nas embarcações chamadas de Barcos Rabelo, embarcação típica portuguesa que, antigamente, transportava o vinho da Região do Douro até a cidade do Porto. O roteiro é uma ótima forma de conhecer a cidade vista de fora, assim como suas imponentes pontes e construções históricas.
PONTE DOM LUÍS I
Datada de 1886, A Ponte Dom Luís I é, sem dúvida alguma, um dos símbolos da cidade do Porto. A belíssima estrutura de ferro liga a cidade à Vila Nova de Gaia, o município vizinho, onde ficam as famosas caves do Vinho do Porto. Mais do que uma passagem, a ponte é uma daquelas construções que ganham destaque por sua beleza e magnitude.
A dica é percorrer sua extensão através das duas passagens de pedestres: no alto, onde passa o metrô, e mais em baixo, junto aos carros. As duas vias oferecem uma experiência incrível e uma vista única do Rio Douro.
LIVRARIA LELLO E IRMÃO
Uma das livrarias mais bonitas do mundo está em Porto e merece uma visita – mesmo se você não é muito apegado(a) aos livros. Inaugurado no início do século XX, o local se tornou um importante ponto de encontro de intelectuais. Hoje, além do acervo de livros, que é imenso, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade por conta de sua história e arquitetura espetacular.
ESTAÇÃO DE TREM SÃO BENTO
Muito mais do que uma simples estação de trem, São Bento é um daqueles lugares que mais parecem um museu de tão incrível. Além da bela fachada de pedra, que foi inspirada na arquitetura parisiense, as paredes internas da estação exibem uma verdadeira obra de arte: um painel de azulejo que deixa qualquer turista encantado.
São mais de 20 mil azulejos que retratam episódios da história de Portugal como, por exemplo, o Torneio de Arcos de Valdevez e a entrada de D. João I no Porto para celebrar o casamento com D. Filipa de Lencastre. Vale a pena visita!
TORRE DOS CLÉRIGOS
A Torre dos Clérigos é outro ponto turístico famoso da cidade do Porto. Trata-se de uma construção de granito com 75 metros de altura e 240 degraus que conduzem o visitante a um mirante de onde se tem uma belíssima vista panorâmica da cidade e também de Vila Nova de Gaia.
Aproveite para conhecer a Igreja dos Clérigos, bem ao lado. Construído entre 1732 e 1750, o lugar encanta por sua fachada belíssima, sendo considerada uma verdadeira obra-prima do barroco na cidade.
AVENIDA DOS ALIADOS
Pode-se dizer que a Avenida dos Aliados é um dos lugares mais turísticos de Porto. O local funciona como um verdadeiro museu a céu aberto, já que é possível encontrar esculturas e construções incríveis ao seu redor. O destaque fica por conta da Praça da Liberdade, que abriga uma estátua do rei de Portugal e imperador do Brasil, Dom Pedro IV.
FUNDAÇÃO SERRALVES
A Fundação de Serralves é um espaço multicultural que todo turista deveria conhecer no Porto. Seja para aprender um pouco mais sobre a rica história da cidade ou simplesmente para admirar lugares bonitos, o roteiro é a pedida certa para um passeio diferente.
O local, que tem 18 hectares, abriga um lindo jardim, o Museu de Arte Contemporânea e a Casa Serralves, uma casa típica dos anos 30 e de arquitetura Art Déco. Vale a pena conhecer, principalmente, se você gosta de arquitetura e de boas fotografias.
VILA NOVA DE GAIA
Atravessando a Ponte D. Luís I é possível encontrar um dos lugares mais importantes de Porto: a Vila Nova de Gaia. É lá onde estão as caves do vinho mais conhecido de Portugal, o Vinho do Porto. Sendo assim, um dos roteiros mais do que obrigatórios por lá é a visita a algum desses estabelecimentos. São várias opções que permitem passeios e degustações a preços variados. Por lá estão os grandes nomes como Taylor’s, Cálem, Ramos Pinto, Cockburn’s e Sandeman.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 13 Set 2018.