A Malásia é um país do sudeste asiático repleto de incríveis paisagens naturais, grandes cidades multiculturais, uma grande biodiversidade e uma incrível capacidade de se desenvolver sem abandonar sua história e cultura. É possível dizer, na verdade, que são dois países em um só: de um lado do Mar da China Meridional, o país guarda cidades cosmopolitas e destinações de serra, enquanto que do outro lado, o viajante encontra paisagens mais selvagens - de qualquer forma, os dois merecem uma visita.
Para ajuda-lo a planejar usa visitar ao sudeste asiático, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Malásia. Confira:
Kuala Lampur
Kuala Lumpur é a capital e a maior cidade da Malásia, é lá que ficam o Parlamento e a casa da Família Real, ainda que os poderes executivo e judiciário fiquem na cidade de Putrajaya. Com quase dois milhões de habitantes, é uma das regiões metropolitanas de mais rápido crescimento do Sudeste Asiático, em termos de população e economia. Além de museus, mercados e resorts, a cidade é famosa pelas Petrona Towers, o maior par de torres do mundo, construído em 1998 com mais de 450 metros de altura. Os visitantes podem visita-las e apreciar a vista do mirante no 86º andar, a 370 metros do chão.
Malaca
Capital do estado de mesmo nome, Malaca é uma cidade que guarda incríveis história e cultura e figura na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 2008. A cidade ainda carrega diversas influências da colonização holandesa, portuguesa, britânica e da época em que foi um sultanato, no século 15, considerado um dos mais importantes momentos para a cultura malaia. Os turistas costumam caminhar à margens do Estreito de Malaca, apreciando as combinações de estilos arquitetônicos, além de visitar pontos como a Fortaleza de Malaca e o Museu do Governador Holandês.
Cameron Highlands
O grupo de colinas conhecido como Cameron Highlands é uma atração popular na Malásia desde o século 19. Por lá, a temperatura nunca está muito alta devido à sua altitude, que varia entre 1110 a 1800 metros, então é um bom refúgio no verão e o mais popular destino de serra do país, além de um ótimo lugar para relaxar, tomar chás de folhas locais e caminhar. O acesso se dá através de Perak, ainda que o distrito de Cameron Higlands fique em Pahang.
Kota Kinabalu
Kota Kinabalu, capital do estado de Sabah, pode não parecer tão bonita a princípio, em meio a tantos prédios, mas uma breve explorada faz qualquer um mudar de ideia. Uma rica gastronomia, praias de areia alaranjada, uma emergente cena de artes e música, mercados, e a fascinante mesquita flutuante (foto) são apenas alguns dos atrativos locais. Como se isso já não fosse o suficiente, é também um ótimo lugar para montar base e explorar os arreadores, a vida selvagem e as praias mais próximas.
Taman Negara
Taman Negara é o mais antigo e mais popular parque nacional da Malásia, ele cruza as bordas dos estados de Terengganu, Pahang e Kelantan. É o lugar ideal para um safari de apreciação da vida selvagem. Em meio à densa floresta tropical, é possível ver desde esquilos voadores a elefantes e leopardos. Uma popular atração é se encontrar com os guias na vila de Kuala Tahan e pegar um barco para descer o rio ou escalar até o ponto mais alto da região.
Gunung Mulu
Bornéu é a terceira maior ilha do mundo e está dividida entre três países: Malásia, Indonésia e Brunei. A parte malaia é considerada um dos melhores lugares para apreciar a vida selvagem e, dentro dela, fica o exuberante Parque Nacional Gunug Mulu, considerado um dos melhores destinos naturais do sudeste asiático, próximo à cidade de Miri. Dentre florestas, montanhas, cânions e rios, a principal atração turística do lugar são os Pináculos de Bornéu (foto).
Langkawi
O paradisíaco arquipélago de Langkawi é composto por cerca de cem ilhas e ilhotas e é o destino ideal para os amantes de praia, verde, cachoeiras, enfim, muita natureza. A região é, também, muito popular por suas barganhas, tudo lá costuma ser muito barato, graças a incentivos fiscais e, portanto, muitos também vão para lá às compras. Ainda que extremamente popular, Langkawi felizmente não perdeu sua aparência selvagem, de densas florestas, praias douradas e tradicionais vilas.
Penang
Penang é um dos estados mais visitados na Malásia. O lugar se difere dos outros pela grande quantidade de culturas orientais que se misturam ali, justamente por ter servido como um ponto de encontro entre os reinos asiáticos e os mercadores árabes, persas e europeus. A cidade de George Town, capital do estado, é certamente um lugar imperdível, com um pouco de tudo daquilo espalhado pelo resto de Penang. Andar por lá é como passear por um museu a céu aberto, apreciando diversos estilos arquitetônicos coloniais, além de murais e arte de rua.
Ilhas Perhentian
Para quem prefere bons resorts, as Ilhas Perhentian são uma ótima opção. Mesmo com todo o movimento turístico, esse arquipélago ainda é cercado por águas critalianas perfeitas para um mergulho e para apreciar a vida marinha. Também existem ótimas opções de trilhas para apreciar a vida selvagem, sem falar das deliciosas praias. As ilhas mais desenvolvidas para o turismo são Kecil e Besar.
Ilha Tioman
Isolada em meio ao Mar da China Meridional, a Ilha Tioman é realmente o que se pode definir como ilha paradisíaca. Maravilhosos corais, fantásticas cachoeiras, praias intocadas, trilhas em meio à floresta fechada e simpáticas vilas à beira-mar fazem dessa ilha um destino imperdível para quem visita a Malásia.
Atualizado em 28 Set 2018.