A Polônia tem uma história muito antiga e já passou por momentos muitos difíceis, tendo sido invadida durante a Segunda Guerra Mundial, quando muitas de suas cidades foram destruídas. Hoje, no entanto, o país conseguiu se reerguer e se tornou famoso por suas cidades cosmopolitas em constante desenvolvimento. Ainda com muita história para mostrar, mas também com intensas atividades culturais e vida noturna, a Polônia é certamente capaz de conquistar qualquer um.
Para te ajudar a planejar o roteiro por esse país maravilhoso, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para você conhecer na Polônia. Confira:
Varsóvia
Assim como todas as capitais europeias, Varsóvia é muito diferente do resto das cidades polonesas. Maior cidade e capital da Polônia há mais de 400 anos, a cidade se reergueu das cinzas depois que foi quase que completamente destruída durante a Segunda Grande Guerra. Ainda que guarde muita história em museus, arquitetura gótica e comunista, e se orgulhe de ser berço do famoso Chopin, Varsóvia soube se reconstruir para um futuro moderno com arranha-céus de vidro, ótima gastronomia, uma população alegre e muitos bares e baladas a preços muito modestos.
Malbork
Às margens do Rio Nogat encontra-se a cênica cidade de Malbork, muito famosa por ser casa da maior fortaleza do mundo em área, o Castelo de Malbork, que começou a ser construído no século 13 como casa dos cavaleiros da Ordem Teutônica. Mas a cidade cresceu muito nos últimos anos e hoje vai muito além do castelo, com diversos eventos e festivais a céu aberto, lojas, mercados e restaurantes, e uma incrível arquitetura adornada com belas fontes d’água.
Lublin
A maior cidade do leste polonês, Lublin geralmente não está no roteiro de turistas que têm pressa, justamente por ficar longe de cidades mais famosas como Varsóvia, mas certamente vale uma visita. Além de sua boa localização, com trens saindo para diversas outras cidades do leste europeu, Lublin é famosa por seu passado judeu, com bons museus e um fascinante castelo. Ainda que grande parte da cidade tenha sido destruída na Segunda Grande Guerra, hoje ela cresce como um centro cosmopolita, com boas opções culturais, de bares e restaurantes.
Białowieża
O Parque Nacional Białowieża é o parque nacional mais antigo do país e conserva grande parte da famosa Floresta Białowieża, localizada na fronteira entre a Polônia e Belarus. A floresta é tão famosa por conter uma grande quantidade de bisões-europeus e o que é considerado o maior trecho de floresta de planície original da Europa. É um destino popular no verão para quem gosta de apreciar a vida selvagem, caminhar, praticar ciclismo ou fazer um piquenique. O acesso se dá através da vila Białowieża, que tem pontos de informações turísticas, hotéis e restaurantes.
Gdańsk
Também conhecida como Danzigue, Gdańsk é uma cidade que certamente se destaca das outras cidades polonesas graças ao seu passado, cheio de influências de povos variados que passavam por essa região portuária. Cada vez mais, a cidade recebe mais e mais turistas que a visitam para explorar as ruas apertadas e vias elegantes da Cidade Velha, apreciar as igrejas de tijolos vermelhos e visitar intrigantes lojas e cafés. É também um bom lugar para fazer passeios de barco e ponto de partida para explorar as ilhas polonesas do Mar Báltico.
Poznań
Poznań é uma cidade mais independente do turismo que as outras desta lista. A grande quantidade de estudantes e viajantes internacionais faz dela uma cidade efervescente com uma grande variedade de bares, clubes e restaurantes que garantem uma vida noturna intensa mesmo na Cidade Velha. Mas para além de toda a sua jovialidade e energia, Poznań também guarda muitas atrações históricas em seu centro e ótimos museus. Sem falar que sua rede de transportes é ótima para explorar os arredores.
Cracóvia
Cracóvia está entre os principais destinos poloneses, recebendo mais de sete milhões de turistas por ano, e não é difícil entender o porquê. Em seu fantástico centro você encontra fascinantes igrejas góticas com traços romanescos e museus espetaculares. Caminhando às margens do rio Vístula, você pode visitar alternativos cafés e bares, de onde você pode enxergar o Castelo Real de Wawel, no topo da colina de Wawel. Por lá, você também encontra a maior praça do mercado europeu e vibrantes galerias de arte.
Zakopane
Cravado nos pés das montanhas Tatra está a fascinante Zakopane, o mais famoso destino de inverno polonês. Assim que a neve começa a dar as caras, seu centro cercado de características casas de madeira se enchem de turistas, ansiosos por subirem até os picos nevados das montanhas, cheias de estações de esqui para descer esquiando. Quando não estão praticando esportes invernais, as pessoas costumam se reunir na simpática Rua Kupowki, cheia de estabelecimentos com ótimas cervejas, queijos locais e uma grande variedade de linguiça.
Toruń
A cidade de Toruń, às margens do Rio Vístula, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Isso porque, até hoje, guarda diversos monumentos da Ordem Tectônica, como um castelo do século 13 que serviu de base para a evangelização da Prússia. Mais tarde, a cidade se desenvolveu como um importante porto comercial. Hoje, ainda guarda diversos edifícios privados dos séculos 14 e 15, incluindo a casa de ninguém menos que o importante astrônomo Copérnico. Visitar Toruń é uma viagem no tempo.
Zamość
Quase na fronteira com a Ucrânia, Zamość é uma cidade que permaneceu quase intocada desde o século 16, guardando muito de seus edifícios barrocos e renascentistas, todos muito coloridos. A cidade é também um Patrimônio Mundial da UNESCO e foi planejada por um nobre e seu arquiteto para ser a cidade perfeita. Hoje, guarda alguns apelidos, como A Perola da Renascença e A Pádua do Norte.
Atualizado em 23 Jun 2019.