Incríveis edifícios modernistas, paisagens nevadas, cultura viking, aurora boreal, história medieval, multiculturalismo, densas florestas e ilhas rochosas são apenas algumas das coisas que definem a Suécia. O país nórdico tem uma incrível diversidade capaz de conquistar pessoas de todos os tipos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Suécia. Confira:
Malmö
Malmö, terceira maior cidade da Suécia, é uma das melhores cidades do mundo para se explorar de bicicleta, graças a constantes investimentos nesse setor de mobilidade, e famosa por concentrar em pouco espaço muito da dualidade entre antigo e moderno que domina o país. Entre o Castelo de Malmö e o maior prédio do país, você encontra impressionantes museus, a fascinante Ponte de Öresund, que a conecta com a Dinamarca, e um número impressionante de expressões multiculturais - desde mercados árabes a cafés italianos e, claro, bares nórdicos.
Jukkasjärvi
Jukkasjärvi, uma pequena vila na Lapônia sueca com uma única estrada para sair ou entrar, é um ótimo lugar para esquiar, observar renas, apreciar a antiga arquitetura que pouco mudou e assistir ao incrível fenômeno da aurora boreal. Mas o que realmente atrai milhares de turistas para esse lugar tão ao norte é o famoso Icehotel (foto), um hotel feito de gelo, com quartos de gelo e bares de gelo decorados com esculturas de gelo.
Abisko
O destino mais popular no norte da Suécia é certamente Abisko, diversos turistas em busca de observar o tão famoso fenômeno da aurora boreal visitam a cidade. Isso porque uma combinação de fatores geológicos e climáticos faz com que os céus sobre esse vilarejo extremamente turístico estejam quase sempre sem nuvens, em um fenômeno conhecido pelos locais como buraco azul. Por lá, existem hotéis e estações de esqui preparados para ajuda-lo a tirar o melhor do seu tempo na Escandinávia e não perder aquilo que você foi buscar.
Estocolmo
Estocolmo, a capital da Suécia é formada por 14 ilhas que se ligam através de 57 pontes e inúmeras balsas. Assim, uma das melhores formas de explorar a cidade é, certamente, de barco. Composta por palácios, torres, castelos, galerias e simpáticas casas todas salpicadas com verdejantes árvores, a cidade é um lugar impressionante e relaxante que parece ser de outro mundo. Apesar de sua importância histórica, a capital sueca é também famosa por sua modernidade e por estar sempre mudando.
Ilhas Koster
O arquipélago de Koster, na Suécia, está no meio do Parque Nacional Marinho Kosterhavet. As ilhas maiores têm praias incríveis, mas o que realmente atrai turistas para lá é a biodiversidade da vida marinha. Mergulhas por lá é uma experiência excepcional, que garante incríveis corais, um passeio com a água-viva-juba-de-leão e muito mais.
Gotland
Gotland é a maior das ilhas do Mar Báltico e uma das que carrega maior relevância histórica. Por ter sido um importante posto comercial viking, a região guarda até hoje resquícios da Idade Média como a cidade medieval de Visby, um Patrimônio Mundial da UNESCO. É também conhecida por ter a maior quantidade de horas de luz de sol para você aproveitar algumas praias principalmente ao sul. E não deixe de experimentar a especialidade local Saffranspannkaka, uma panqueca bem diferente.
Ystad
A cidade medieval de Ystad é outro ponto imperdível para os que visitam o país. Localizada no sul do país, não muito longe da Dinamarca, a cidadezinha é famosa por suas casas de madeira, ruas de paralelepípedo e uma incrível atmosfera de séculos passados e romances de outrora. A cidade funciona como porto para a Polônia ou Dinamarca, o que pode o levar a crer que vale a penas só dar uma passada por lá, mas ela é capaz de conquistar qualquer um e você vai querer passar umas noites ali.
Gotemburgo
A bela Gotemburgo, segunda maior cidade do país, é especialmente famosa pela preservação de sua arquitetura neoclássica às margens do rio Gota. Seus inúmeros canais do século 17 merecem tanta atenção quanto os de Veneza e suas noites se enchem de eventos culturais. A cidade guarda tantos museus incríveis que merece alguns dias somente para explorá-los, mas não se esqueça de explorar seus bairros cosmopolitas.
Uppsala
Uppsala é certamente uma cidade única na Suécia. Centro religioso do país desde o século 12, já foi famosa pelos ídolos dos deuses nórdicos e hoje é na cidade que fica a Catedral de Uppsala, onde mora o arcebispo da Suécia. Apesar disso e todos os seus monumentos históricos, é uma cidade jovem, com uma intensa vida noturna e ótimos bairros cool para serem explorados. Isso porque é lá que fica a Universidade de Uppsala, que garante que dezenas de milhares de jovens agitem a região.
Marstrand
Marstrand é comumente um destino de bate-e-volta daqueles hospedados em Gotemburgo. A pequena cidade tem sido um retiro de verão dos ricos e famosos desde o século 19 e seus maiores atrativos são as paisagens verdes ao redor com incríveis trilhas, os frutos do mar, o Museu de Arte Strandverket, o Frol Pater Noster e seu antigo forte (foto).
Atualizado em 10 Out 2018.