O Paraguai, pequeno país cravado entre Brasil, Argentina, Bolívia e Uruguai, costuma ser esquecido diante das grandes atrações turísticas de seus vizinhos. A ausência de destinos internacionalmente famosos, no entanto, não faz com que o destino não seja interessante. Com suas belas paisagens naturais, sua mistura de cultura europeia e indígena, suas duas línguas oficiais (espanhol e guarani) e sua arquitetura colonial, o país é um ótimo lugar para explorar a natureza, a história e a cultura da América Latina longe das multidões de turistas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 lugares imperdíveis para conhecer na sua viagem ao Paraguai. Confira:
Assunção
Assunção, a pequena capital do Paraguai, está entre as capitais mais verdes da América e até do mundo. Assunção é famosa por seus prédios de origem colonial, seus espaçosos espaços públicos, seu povo receptivo e sua simplicidade. Mas com um pouco mais de exploração, você encontra uma cena de restaurantes internacionais, intensa vida noturna e ótimos lugares para ir às compras. Entre os pontos turísticos estão o Panteón de los Héroes, que guarda os restos dos heróis paraguaios, a Casa de La Independencia, que leva esse nome por ter sido ali onde o país se tornou o primeiro do continente a declarar independência em 1811, e o Museo del Barro, que reúne arte pré-colombiana e caricaturas de políticos contemporâneos.
Trinidad y Jesús
As Missões Jesuíticas da Santíssima Trinidad de Paraná y Jesús de Tavarangue são duas igrejas jesuítas que entraram para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO em 1993. As ruínas mostram o melhor da arquitetura da era jesuíta na América do Sul. As duas ficam a 12km de distância uma da outra e é possível visita-las em um bate-e-volta de Encarnación. A região conta com guias para ajuda-lo a entender a história das construções.
Encarnación
Encarnación, capital do departamento de Itapúa, é frequentemente considerada a cidade mais popular do país. Como o Paraguai não tem saída para o mar, é lá que os paraguaios vão à praia, no Rio Paraná. A cidade também é famosa pelo seu Carnaval, bem similar ao nosso, cheio de alegorias e pessoas fantasiadas. Não é à toa que muitos dizem que Encarnación tenta ser o Rio de Janeiro paraguaio.
Ciudad del Este
A famosa Ciudad del Este é, por motivos óbvios, a cidade paraguaia mais visitada pelos brasileiros. O pequeno município é a entrada para o brasileiro que vem de Foz do Iguaçu, através da Ponte da Amizade (foto) e é um destino comum de compras por conta da grande quantidade de lojas e produtos mais baratos do que os encontrados no Brasil. Seu famoso caos, no entanto, é único no país e não reflete bem o espírito paraguaio. De lá, é possível também visitar a famosa Usina de Itaipu, que abastece grande parte do Brasil e Paraguai.
Gran Chaco
O Gran Chaco é uma região geográfica que compreende um pequeno pedaço do Pantanal brasileiro, da Bolívia, da Argentina e da Argentina. A região paraguaia ocupa toda a metade oeste do país, é muito pouco povoada e ideal para os amantes de natureza. Por lá você ainda encontra um pequeno pedaço do Pantanal, com animais típicos, além de outras regiões de preservação ambiental ideal para amantes de ecoturismo e apreciação da vida selvagem.
Caacupé, Yaguarón e Areguá
Essas três pequenas cidades costumam ser visitadas em um bate-e-volta de Assunção. Caacupé e sua basilica (foto) são famosas por serem um importante destino de peregrinação da América do Sul. Yaguarón também é popular pelo turismo religioso, principalmente por sua incrível Igreja de San Buenaventura. Por fim, em Areguá os turistas costumam fazer compras em diversas feirinhas de artes e artesanatos.
Atualizado em 8 Out 2018.