O Sudeste Asiático é uma espetacular região entre os oceanos Índico e Pacífico que engloba 11 países diferentes. É certo que existem alguns que ganham mais destaques que outros, caso da Tailândia e Indonésia. Porém, escondido entre esses gigantes, está o Vietnã, país que conta com inúmeras belezas tão incríveis quanto as dos destinos badalados.
O Vietnã foi colonizado pelos chineses por quase mil anos, resultado que pode ser observado na arquitetura e nos templos dedicados à doutrina confucionista (sistema filosófico chinês criado por Confúcio). Para acrescentar ainda mais na história, o país foi submetido à colonização francesa, que trouxe o café, baguete, entre outros itens típicos da França. O resultado, como se deve imaginar, são cidades com um pouco de tudo, onde é possível mergulhar de cabeça no autêntico sudeste asiático.
Para deixar tudo ainda melhor, o país é considerado um dos mais baratos da região, sendo uma boa alternativa para quem quer conhecer um lugar bonito sem precisar falir. Seja para conhecer um destino novo ou quem sabe aproveitar sua passagem pela Ásia, o local é uma ótima pedida. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 cidades imperdíveis no Vietnã. Confira:
HANÓI
Hanói, capital do Vietnã, é a porta de entrada do país e aquele lugar que não pode faltar no roteiro. A cidade apresenta um perfeito mix entre ocidente e oriente, onde o agito casa perfeitamente com lugares que preservam a cultura local. O cartão-postal da cidade é o Lago Hoan Kiem, que é uma espécie de oásis em meio ao barulho de Hanói. Embora não seja um destino de muitos pontos turísticos, a graça de se aventurar pela cidade é exatamente a tentativa de entender seu estilo e observar o movimento.
HA LONG BAY
A 160 km de Hanói está um dos cartões-postais do Vietnã: Ha Long Bay. Trata-se de um conjunto de ilhotas onde os turistas podem conhecer através de um passeio de barco. A beleza é tanta que o lugar é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. De lá saem passeios de barco que passam entre as ilhas e até mesmo cruzeiros onde é possível se hospedar em hotéis flutuantes.
HA GIANG
Ao Norte do Vietnã, quase na fronteira com a China, está um dos destinos mais intocados do país: Ha Giang. As paisagens incluem montanhas majestosas, vales profundos, terraços de arroz e vilinhas onde não existem turistas ou pessoas de outras nacionalidades. O destino está a 290 km de Hanói e é a pedida certa para quem quer conhecer a cultura vietinamita em sua essência.
SAPA
Outro destino perfeito para conhecer o interior do Vietnã, mas que apresenta um lado bem mais turístico, é Sapa. Localizada a 320 km de Hanói, a cidade é o verdadeiro retrato de quem imagina o país: uma imensidão de montanhas e diversos terraços de arroz. Ao contrário de Ha Giang, Sapa apresenta uma certa influência ocidental com hostels animados, restaurantes charmosos e lojinhas de lembrancinhas.
HUE
A cidade de Hue foi no passado o centro do Vietnã - era lá que as questões políticas, culturais e religiosas eram decididas. Sob a influência de uma forte ditadura até 1945, a cidade guarda um verdadeiro tesouro a céu aberto. São construções que remetem a antiga Cidade Imperial, onde o turista encontra fortalezas, templos, palácios e a antiga residência do Imperador. Depois da guerra contra os EUA apenas algumas das mais de 100 construções sobreviveram, então grande parte do conjunto tem ares de ruínas, o que não tira a beleza do lugar.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 27 Ago 2018.