Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha na Espanha e um dos principais destinos turísticos da Europa. Mas o que atrai tanta gente para essa cidade? Basicamente tudo! Um lugar completamente cosmopolita com tudo o que um turista pode desejar: incríveis museus, parques maravilhosos, ruas comerciais, mercados abertos, arquitetura fascinante, praias e belas caminhadas. O que mais você pode pedir?
Para ajudar os turistas de primeira viagem a explorar o melhor que a cidade tem a oferece, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para visitar em Barcelona. Confira:
Parc Güell
Barcelona está cheia de trabalhos do renomado arquiteto Antoni Gaudí. O catalão deixou sua marca por todos os cantos da cidade. Mas, ao lado da Sagrada Familia, o Parc Güell é certamente uma das mais famosas e emblemáticas. O espaço era para ser um conjunto residencial projetado por Gaudí, mas acabou sendo vendido ao governo e se tornou um parque. Ali ficam estruturas famosas como a Salamandra e outros trabalhos do artista. Tudo isso somado à incrível vista da cidade torna o Parc Güell uma experiência mágica e imperdível!
Montjuïc
Montjuïc é um parque em uma colina que ficou famoso por suas instalações olímpicas onde os atletas ficaram durante os Jogos de 1992. Mas o lugar guarda diversas outras atrações que podem levar um dia inteiro para serem visitadas. Começando pela maravilhosa vista de Barcelona, ali você também encontra antigas fortificações, museus e o Palácio Nacional.
La Barceloneta
Barceloneta é uma das sete e a mais famosa praia da cidade. Com mais de quatro quilômetros de extensão e sua proximidade com o centro, é muito comum ver pessoas correndo por lá durante todo o dia ou tomando um sol. Principalmente durante o verão, os bares na praia ficam abertos e ela se enche de turistas e locais.
La Rambla
Barcelona é uma cidade de ruas apertadas, como são, na verdade, muitas das antigas cidades europeias. É por isso que La Rambla é tão famosa. Ao longo de pouco mais de um quilômetro, a larga via exclusiva para pedestres liga a famosa Praça Catalunha com o Porto Velho, na Barceloneta. A rua está lotada de pessoas tanto de dia quanto à noite e de madrugada. Cheia de lojas, mercados e atividades culturais – passar por La Rambla é um passeio diferente cada vez. Mas fique atento aos restaurantes – por ser uma região muito turística, cobram preços muito altos e é melhor se aventurar pelas ruazinhas apertadas na hora do almoço.
Sagrada Familia
A Sagrada Familia dificilmente precisa de introdução. O ponto turístico mais visitado da cidade recebe cerca de três milhões de pessoas por ano e, ao contrário de alguns pontos turísticos populares pelo mundo, realmente vale muito a pena. Sua construção começou em 1882 e ainda não foi terminada! O projeto foi iniciado sob coordenação de Gaudí e, apesar de sua morte, os arquitetos responsáveis se mantêm guiados pelo projeto do primeiro. São 18 torres de diferentes alturas baseadas em estilos góticos e bizantinos. Programe-se para entrar, apesar das filas, pois seu interior emociona qualquer um com sua combinação de motivos religiosos, cores, luzes e designs inesperados.
Casa Milà
Também conhecida como La Pedrera, a Casa Milà é o último edifício civil projetado por Gaudí e foi construída entre os anos 1905 e 1907. Hoje, ela é Patrimônio Mundial da UNESCO, recebe visitas e organiza exposições. Mesmo se não der para entrar, vale a pena passar pela frente e admirar a fachada colorida e excêntrica, sem nenhuma linha reta.
Museu Picasso
Nenhum lugar do mundo tem tantas obras do artista espanhol Picasso quando o Museu Picasso – são cerca de quatro mil trabalhos! O espaço, entretanto, vai ainda além disso, e se dedica a explorar a relação de Picasso com Barcelona, nos contado muito sobre sua infância e adolescência até sua morte. O museu fica alojado em um conjunto de prédios medievais.
Camp Nou
Um dos campos de futebol mais famosos do mundo não poderia ficar de fora da lista. O estádio, que tem capacidade para mais de 99 mil pessoas, é o maior da Europa e casa de um de seus maiores times: o FC Barcelona. Fãs de esporte e mesmo os mais curiosos podem vista-lo para o Experience Tour, que leva o visitante para dentro da arena através do túnel dos atletas, apresenta o espaço dedicado ao Messi e as cinco Taças Europeias, além de garantir entrada para o Museu que conta a história do clube.
El Gótic
El Gótic é um dos quatro bairros que formam o distrito da Cidade Velha. Muitos indicam o lugar como o melhor para se passear sem rumo na cidade. Um labirinto de ruas apertadas e becos que se misturam em meio a prédios que datam desde a Idade Media até o século 19. Ande pelas ruas onde o jovem Picasso passava para ir à escola e faça compras no colorido La Boqueria, um mercado de rua.
Museu Nacional d’Art de Catalunya
O espetacular prédio de arquitetura neobarroca no alto do Montjuïc dificilmente passa despercebido: é o Museu Nacional d’Art de Catalunya. Lá você encontra arte catalã do século 10 até o século 20. Além de murais romanescos e arte gótica, você também pode apreciar trabalhos de grandes artistas como Diego Velázquez.
Atualizado em 2 Ago 2019.