Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália, o quarto maior centro urbano da União Europeia e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje - sua relevância para a história do mundo ocidental é inigualável, basta uma breve caminhada pelas suas ruas para verificar isso. Mas além de um museu a céu aberto, a Cidade Eterna é também um destino incrível para amantes de gastronomia e cultura.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para visitar em sua primeira vez em Roma. Confira:
Castelo Sant’Angelo
Erguido às margens do Rio Tibre, o Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza construída pelo imperador romano Adriano para ser o mausoléu de sua família no século 2 d.C. Por sua proximidade com o Vaticano, foi posteriormente utilizado por Papas. Atualmente, é um museu e seu terraço superior garante uma incrível vista da cidade e, principalmente, da Basílica de São Pedro.
Fórum Romano
O Fórum Romano é uma praça pública repleta de algumas das mais antigas estruturas da cidade. O lugar era o principal centro comercial, religioso e cultural da Roma Imperial e, portanto, guarda ruínas de importantes prédios administrativos e corredores das casas da elite da época. Algumas das estruturas têm mais de 27 séculos de idade.
Pantheon
Construído há pouco menos de dois mil anos, o Pantheon é uma das mais bem preservadas estruturas romanas, tendo permanecido em uso por toda a sua história. Primeiramente, acredita-se que tenha funcionado como um templo aos deuses romanos, mas hoje é uma igreja católica. Ali estão enterrados nomes importantes da história, como o grande artista do Renascimento, Raffaello, que pediu para ser enterrado ali.
Vaticano
A Cidade do Vaticano, oficialmente Estado do Vaticano, é um estado independente localizado dentro do território romano. É lá que vive o Papa, líder da Igreja Católica Romana e bispo de Roma. Por lá você encontra a Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro, o maior templo católico do mundo, e os Museus do Vaticano, um complexo de museus e galerias que reúne diversas obras apropriadas pela Igreja Católica ao longo dos séculos e a famosa Capela Sistina, com pinturas de Michelangelo.
Galleria Borghese
A Galleria Borghese tem uma das coleções consideradas as mais bonitas do mundo. Distribuídas em vinte salas estão esculturas, mosaicos, pinturas e esculturas antigas e dos séculos 15 a 19. Entre os destaques estão obras de artistas como Caravaggio, Raffaello, Bellini, Tiziano e muito mais.
Coliseu
Construído entre os anos de 70 e 80 d.C., o famoso Coliseu de Roma é um anfiteatro oval que recebia até 80 mil pessoas para batalhas entre gladiadores e espetáculos como caça a animais, execuções, peças baseadas em mitologia clássica, encenação de batalhas famosas e até falsas batalhas navais – nesse caso o espaço se enchia de água e recebia barcos. Durante a idade média, entretanto, sua estrutura foi utilizada como cemitério, espaço para casas ou oficinas e grande parte foi destruída para ser reutilizada em outras estruturas. Séculos depois, muito foi restaurado, dada a sua importância histórica e turística.
Fontana di Trevi
Talvez a mais famosa fonte do mundo, a Fontada di Trevi foi construída no século 18 e planejada pelo arquiteto Nicola Salvi na confluência de três estradas que costumavam trazer água para a cidade. Hoje, já foi cenário de diversos romances e filmes e é um dos mais belos exemplares de arquitetura barroca do mundo.
Trastevere
Um pouco afastado do centro da cidade, está localizado o romano bairro de Trastevere. Muitos dizem que, para conhecer de verdade o estilo de vida romano, é necessário passar por lá. As apertadas e coloridas ruas de paralelepípedo parecem ter saído de um filme, a comida é mais barata e os restaurantes, menos cheios. É ali que fica também a famosa Basilica de Santa Maria em Trastevere, uma das mais antigas igrejas de Roma. Você pode explorar a região por conta própria ou contratar alguma companhia que faça um tour pelo bairro.
Piazza Navona
Piazza Navona é, provavelmente, a mais célebre entras as praças romanas. Construída no terreno onde uma vez esteve o Estádio de Domiciano, o que explica seu formato de arena. Construída no século 15, a praça guarda maravilhosos exemplares de arquitetura barroca e três belas fontes. Hoje, é um espaço compartilhado por estabelecimentos comerciais que fazem do lugar uma ótima opção para um café à tarde.
Escadaria Espanhola
A Escadaria Espanhola liga a Piazza di Spagna à Piazza Trinità dei Monti com mais de 130 degraus que certamente garantem uma maravilhosa vista. Por conta da concentração de estabelecimentos comerciais, a escadaria é uma ótima região para um café ou um gelato e tem atraído turistas há séculos, entre eles alguns célebres, como Byron e Balzac, que buscaram inspiração ali no século 19.
Atualizado em 16 Jun 2019.