Tire da cabeça que Paris é destino apenas para os casais apaixonados: a cidade-luz conta com roteiros incríveis para todos os tipos de viajantes! Não é à toa que muita gente se encanta ao conhecer o local pela primeira vez, afinal, são tantos lugares charmosos, passeios culturais e lugares espetaculares que fica difícil não se apaixonar por Paris e querer voltar diversas vezes!
Que tal se inspirar para a próxima viagem? O Guia da Semana reuniu 9 lugares em Paris que vão te fazer querer ir pra lá agora.
Clique em qualquer uma das fotos para ver o roteiro completo ;)
TORRE EIFFEL
O Cartão Postal de Paris é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. A Torre Eiffel, com seus mais de 120 anos, é passeio obrigatório dos turistas. Além da subida ao topo para admirar a cidade-luz do alto dos 324 metros de altura, ainda é possível dar uma esticadinha no passeio jantando em um dos restaurantes que ficam no segundo andar da torre: Restaurante 58 e Le Jules Verne.
Já em solo, é possível curtir o Carrossel da Torre e até mesmo fazer um Piquenique no Gramado em frente ao ponto turístico – mas vá preparado(a), pois durante o verão, é quase impossível encontrar um espaço livre.
MUSEU DO LOUVRE
Considerado um dos museus mais incríveis do mundo, o Louvre é o passeio perfeito para quem gosta de história e arte. Tanta fama não é para menos: o acervo do local conta com mais de 380 mil itens! Na seção de pinturas é possível admirar 12 mil obras, inclusive a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
O local é tão grande que as pessoas costumam brincar que um dos passeios mais legais de lá é o fato de se perder diante de tantos andares e obras de arte! Uma coisa é certa: ir à Paris e não visitar o Louvre deixa sua experiência incompleta.
SORVETERIA BERTHILLON
Se a ideia é visitar Paris no verão, o clima da cidade vai pedir um sorvete refrescante e delicioso! Por isso, nada melhor do que ir à sorveteria mais tradicional da cidade, certo? Estamos falando da Sorveteria Berthillon, famosa por produzir casquinhas com sorvete em formato de pétalas de flores – uma verdadeira obra de arte.
Tão bonito quanto gostoso, a receita é passada por gerações e gerações e mantém o sabor único, que encanta todos! Não é à toa que quase ninguém se importa em pegar fila para provar essa delícia! Durante o mês de julho, a loja costuma ficar fechada para atender apenas restaurantes e hotéis da região. Ou seja: vale a pena pesquisar antes para saber se ela estará aberta.
RIO SENA
O Rio Sena é aquele espetáculo que trás um charme especial à Paris – ele corta a cidade e, nas diferentes estações do ano, é adaptado para trazer maior conforto e diversão para os turistas e moradores de lá. Além do tradicional passeio de barco, onde é possível conhecer um pouco sobre as construções e histórias da cidade, durante o verão é feita uma praia artificial a beira do rio – com areia de verdade! Lá, os parisienses costumam tomar sol e curtir o verão ao ar livre! Legal né?
JARDIM DE LUXEMBURGO
O que seria de Paris sem seus jardins coloridos e cheios de vida? O Jardim de Luxemburgo, por exemplo, é um dos jardins imperdíveis. Dividindo lugar com o Senado Francês, o local ocupa 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos e espaços dedicados para as crianças e adultos.
Como se não bastasse sua beleza e cor, o local é também um museu a céu aberto, já que conta com 106 esculturas espalhadas pelo jardim. Outro charme especial são suas fontes inspiradas nas Italianas. Não é raro ver pessoas pegando cadeiras para ler um livro e curtir o silêncio de lá.
A GRANDE MESQUITA DE PARIS
A Grande Mesquita de Paris é um importante centro cultural e religioso para a comunidade muçulmana parisiense e um ponto turístico bastante visitado na capital francesa. Não é à toa que ela é a maior mesquita da França e uma das maiores da Europa.
Inaugurada em 1926, sua construção foi iniciada após o término da 1ª Guerra Mundial como forma de homenagear os milhares de cidadãos franceses de fé muçulmana mortos em combate ao defender seu país. Por lá, é possível observar a decoração diferenciada, composta por cores e mosaicos.
LADUREE DE PARIS
Você provavelmente já ouviu falar em Macarrons: doces coloridos em formato redondo, formado por duas bolachinhas e um recheio no meio. O que muitos não sabem é que a ideia original surgiu em Paris, mais precisamente na Ladurée, casa de doces francesa, fundada em 1862.
Se você quer provar o autêntico macaroon e de quebra conhecer outros doces finos franceses, o local é a pedida certa. Eles servem também café da manhã, brunch e lanche da tarde. Ou seja, opções e sabores diferentes não faltam por lá. Ao todo são seis lojas espalhadas pela cidade, sendo a mais famosa na Avenida Champs Elysées.
MUSEU L'ORANGERIE
Para quem quer fugir das filas do Louvre, a dica é conhecer outro lugar igualmente encantador e charmoso: o Museu L'orangerie. Ele está localizado no interior do Jardin des Tuileries (outro lugar bacana que vale a visita). No passado, ele era utilizado para guardar laranjas, originando seu nome.
O local é conhecido, sobretudo, por abrigar painéis do famoso pintor Monet, com a obra Les Nymphéas. Ocupando duas salas ovais, o espaço trata-se de uma paisagem aquática com plantas, galhos, reflexos de árvores e nuvens – é incrível.
LES CATACOMBES
Um passeio que gera frio na espinha de alguns, para outros pode ser um "lado B" de Paris e seus pontos floridos e alegres. Estamos falando das Catacumbas de Paris, local que abriga uma quantidade imensa de ossos humanos, resultado de uma política de esvaziamento dos cemitérios da cidade imposta pelo Rei Luis XV – depois de tantas mortes, não havia mais espaço para enterrar os mortos, então o rei decidiu tirar os ossos antigos e levá-los para túneis subterrâneos da cidade.
Com uma extensa rede de túneis subterrâneos, a cidade revela curiosidades sobre esses caminhos, até então desconhecidos por grande parte do público. Alguns locais até hoje permanecem em segredo e outros nem foram descobertos ainda. Vale a visita para quem quer conhecer um lugar bem diferente!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 27 Jul 2017.