Patrimônio Mundial da UNESCO, a Costa Amalfitana talvez seja a costa mais famosa do mundo. Conhecida por sua beleza natural, essa costa italiana tem, também, uma grande quantidade de pontos de interesse histórico, arquitetônico e, como não poderia faltar na Itália, uma espetacular gastronomia.
Caso você ainda não esteja convencido de que sua próxima viagem deve ser para o sul da Itália, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis na Costa Amalfitana que merecem a sua visita. Confira:
Positano
Positano talvez seja o destino mais famoso na região – e não é para menos. Sua principal praia, a Marina Grande, tem uma beleza um tanto exótica, com os penhascos de calcário que a rodeiam e a areia bem escura. Além delas, muitas outras praias merecem uma visita, e é comum que você veja alguém tomando um prosecco enquanto toma um banho de sol. Muitos turistas aproveitam para fazer um bate e volta até a ilha de Capri.
Procida
Procida é uma daquelas cidades italianas únicas e inconfundíveis – as psicodélicas casinhas coloridas dão conta de destacar a cidade das outras. Escadarias medievais e portos do século 17 são alguns dos atrativos que você encontra por lá, além de praias calmas, ideais para um mergulho.
Ravello
Ravello é consideravelmente menos cheia de turistas que as duas primeiras desta lista – talvez porque chegar ali não é tão trivial. Encrustada no alto de uma montanha, muitos desistem de subir a escadaria de 186 degraus. Mas lá em cima o esforço vale a pena, para além da comida, arquitetura e seus belos jardins, a vista é inacreditável.
Vietri sul Mare
Essa simpática mistura de bosques alaranjados e casinhas brancas é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a Costa Amalfitana. Vietri Sul Mare tem muitas ótimas praias, alguns pontos turísticos e paisagens inesquecíveis.
Minori
Minori é uma atrativa cidade velha, com boas praias para tomar um sol e restos de vilas romanas. É um destino um tanto mais calmo para aqueles que preferem passar as férias admirando boas paisagens, mas sem muita agitação de turistas.
Cetara
Essa também colorida cidade medieval revela seus maiores segredos durante a noite, quando pescadores pegam suas lamparinas e iluminam a água para pescar anchovas, uma especialidade no local. Cetara também tem ótimas praias, como a Marina di Cetara, cuja paisagem é enfeitada por uma grande torre do século 17 em uma de suas pontas.
Conca dei Marini
Com areia dourada e águas esverdeadas, Conca dei Marini é um ótimo lugar para banhos de sol e esportes aquáticos. Um ponto turístico no local é a Grotta dello Smeraldo, uma incrível gruta sobre o mar que pode ser visitada de canoa.
Salerno
A comuna de Salerno é recheada de belos jardins e edifícios como igrejas e ruínas de castelos, mas se destaca por suas paisagens dramáticas compostas por sua costa cheia de penhascos pedregosos. Não é o destino ideal para quem procura praias, ainda que você possa encontrar alguma, mas é um bom lugar para tomar um gelato.
Praiano
Praiano é uma alternativa mais tranquila que sua vizinha Positano. Com boas praias para um mergulho ao entardecer e verdes paisagens, é um ótimo lugar para descansar. A comuna também é uma boa base para visitar a área e é ponto de acesso para o Sentiero dei Degli, ou Caminho dos Deuses, uma trilha de 11 quilômetros que acompanha belas paisagens da costa.
Sant’Agata sui Due Golfi
Sant’Agata sui Due Golfi, Sant’Agata sobre Dois Golfos, em português, recebeu este nome por estar no alto de uma colina bem entre o Golfo de Salerno e a Baía de Nápoles, com espetaculares vistas para os dois. Apesar da grande quantidade de hotéis de qualidade, a comuna mantém sua alma rústica e é uma boa base para quem quer explorar a região a pé.
Atualizado em 20 Nov 2018.