Bruxelas, a capital da Bélgica, está atraindo cada vez mais turistas que buscam conhecer o melhor da Europa e fugir dos tradicionais clichês. Para quem gosta de edifícios históricos, visitar museus e conhecer uma cultura nova, a cidade é um prato cheio.
Considerada a capital da União Europeia, Bruxelas é uma cidade completa com ares de primeiro mundo, sem abrir mão dos lugares históricos e interessantes. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com 6 lugares que você precisa conhecer em Bruxelas:
GRAND PLACE
A Grand Place é o principal cartão-postal de Bruxelas e onde estão os principais edifícios da cidade. Todas as construções, datadas do século XVII, apresentam um conjunto arquitetônico sem igual. Antigamente, o local era um mercado a céu aberto onde vendia-se de tudo um pouco, por isso, as ruas ao redor da praça possuem nomes de alimentos como queijo, ervas e manteiga.
Lá estão lugares de importância históricas como Maison du Roi [Casa do Rei] que serviu como moradia real e hoje em dia abriga o Museu da Cidade (Musée de la Ville), no qual são expostas pinturas e obras do século XVI; LePigeon que é a casa onde o Victor Hugo durante o seu exílio na Bélgica e o Hotel de Ville, joia arquitetônica mais importante e mais antiga da praça.
PARQUE CINQUENTENÁRIO
Bruxelas é conhecida por ter diversas áreas verdes incríveis e uma delas é o Parque Cinquentenário, que une a natureza com arquitetura. São mais de 30 hectares de área verde com jardins, lagoas e pequenas cascatas. Os edifícios do complexo, construídos em forma de "U", foram encomendados em 1880 para a comemoração do cinquentenário da independência da Bélgica [originando o nome do local].
O Arco Triunfal é a estrela principal do parque. Ele foi construído em 1905 com ferro, vidro e pedra, simbolizando o desempenho econômico e industrial da Bélgica.
PALÁCIO REAL
O Palácio Real é o palácio oficial do rei da Bélgica e, portanto, é um dos edifícios mais importantes de Bruxelas. O local, entretanto, não é a residência oficial da família real desde 1831 [o rei mora no Palácio Real de Laeken, nos arredores de Bruxelas]. Desde 1965 o palácio real recebe os turistas que querem conhecer seus aposentos e saber mais sobre a história da monarquia belga.
ATOMIUM
O Atomium é uma mega construção que virou um dos pontos turísticos mais famosos de Bruxelas. A princípio, ele havia sido construído para a Feira Mundial de Bruxelas em 1958 e logo depois seria destruído. O evento foi a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra Mundial e, por isso, a escultura precisava impressionar.
O melhor de tudo é que é possível entrar no edifício/escultura e percorrer seus labirintos. Lá dentro estão exposições homenageando a arquitetura, curiosidades sobre a construção e muito mais.
CATEDRAL DE BRUXELAS
A Catedral de São Miguel e Santa Gúdula precisa estar no roteiro daqueles que gostam de admirar uma bela arquitetura. Sua construção foi feita em estilo gótico e levou vários séculos para terminar: tudo começou com um edifício românico do século XI, e então no século XIII começou a formar ares de igreja e não terminou até dois séculos depois. No seu interior existem cálices, esculturas e enormes vitrais que valem a pena ser observados sem pressa.
PORTE DE HAL
Fora da cidade história de Bruxelas está o Porte de Hal, uma fortificação medieval destinada a proteger a cidade no século XIV. O turista consegue entrar no edifício e conhecer suas instalações. O mais bacana é que tudo foi mantido tal qual existia na Idade Média, incluindo a descoberta de túneis e passagens secretas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 23 Jan 2019.