Florença é um daqueles lugares únicos no mundo: não é só seu grande nome ou seus pontos turísticos famosos que formam a cidade. Considerada uma das mais antigas da Itália, ela foi fundada em 59 d.c e foi lar de grandes gênios da arte como Dante e Michelangelo.
Um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de histórias, Florença é considerada o berço do Renascimento, abrigando 30% dos tesouros artísticos da humanidade. Tanta importância faz de lá um dos lugares mais visitados de todo o país - e um prato cheio para quem ama arte.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Florença. Confira:
CATEDRAL SANTA MARIA DEL FIORE
A Catedral Santa Maria Del Fiore é, talvez, o lugar mais famoso de Florença. Conhecida como Duomo, o lugar chama a atenção por sua magnitude que se destaca perante aos edifícios antigos da cidade. Datada de 1296, sua construção é considerada de fundamental importância para a História da Arquitetura. Além disso, ela está localizada em uma praça onde estão os prédios mais interessantes de Florença.
PONTE VECCHIO
A Ponte Vecchio é a ponte mais antiga de Florença e um dos cartões-postais da cidade. O local é famoso pela quantidade de lojas que abriga, principalmente no quesito joias e ouro. Vale a pena passear por lá em um final de tarde!
GALLERIA DEGLI UFFIZI
A Galleria Degli Uffizi é considerada um dos lugares mais importantes do mundo no quesito ‘arte’. Isso porque guarda obras de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli e Michelangelo. É o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo, distribuído pelas 45 salas de um imenso prédio. O lugar é aquele programa obrigatório para quem passa pela cidade.
PALAZZO PITTI
O Palácio Pitti foi lar da Família Medici, que governou Florença por muitos anos, e hoje é um incrível complexo que abriga museus, jardins e construções com uma arquitetura única. Conhecer seus apartamentos, observar as galerias de arte [são oito no total] e explorar o Jardim de Bóboli são algumas das atrações de lá.
PIAZZALE MICHELANGELO
Para ver Florença do alto, a Piazzale Michelangelo é o melhor lugar. O melhor horário para a visita é durante o pôr do sol, quando o alaranjado do final da tarde se mistura com as construções antigas. Vale a pena chegar cedo e garantir um lugar, uma vez que o espaço é bem disputado.
PIAZZA DELLA SIGNORIA
A Piazza Della Signoria é a praça mais famosa de Florença. Localizada bem no coração da cidade, ela foi construída entre 1560 e 1575 e abriga uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Há três grandes estátuas por lá: a de Netuno, que é obra de Bartolomeu Ammannati; a de David, uma réplica da original obra de Michelangelo; e Caco, que retrata a vitória de Hércules sobre a maldade de Caco.
BASILICA DI SAN LORENZO
A Basílica di San Lorenzo foi construída para ser uma igreja privada da Família Medici. Seu interior foi desenhado por Michelangelo e os púlpitos de bronze são as últimas obras de Donatello. É uma verdadeira obra de arte em meio a Florença, sendo roteiro obrigatório para quem gosta de conhecer lugares bonitos. Lá também está a Capela de Martelli, que guarda o monumento sepulcral de Donatello.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 13 Abr 2022.