Você sabia que, cada vez mais, turistas estão se arriscando a conhecer lugares não-convencionais? O Japão tem se tornado um destino muito procurado, principalmente por quem quer conhecer uma nova cultura. Parte desse interesse se dá por conta das belezas naturais do país, de sua organização e da modernidade aliada à tecnologia e tradição.
Kyoto (ou Quioto), a antiga capital imperial do Japão, revela a verdadeira essência do país, onde é possível encontrar as tradicionais raízes japonesas - o que acaba se perdendo um pouco em Tóquio, por exemplo, por conta de toda a tecnologia. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando visitar a cidade para ter uma experiência mais rica.
São mais de dois mil templos e muita história para contar – era lá que a família imperial vivia. Recheado de pontos turísticos instagramáveis, Kyoto é o lugar perfeito para quem quer conhecer as raízes do Japão. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer por lá. Confira:
CASTELO NIJO
O Castelo Nijo faz parte da história de Kyoto já que é um dos monumentos históricos da antiga cidade. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, ele teve sua construção original em 1.603 para servir de moradia a um xogum [comandante do exército de antigamente].
Ao entrar no castelo, o turista encontra detalhes em ouro e muitos ornamentos, sendo uma verdadeira visita ao passado do Japão e suas riquezas. Uma das curiosidades do lugar é que seu piso de madeira foi construído para fazer um suave ruído, imitando sons de pássaros!
TEMPLO FUSHIMI INARI
O Fushimi Inari é um templo dedicado a Inari, divindade da religião xintoísta. O lugar é um daqueles passeios imperdíveis para quem visita Kyoto e motivos para isso não faltam: além de sua fama, o espaço guarda um incrível túnel de toriis [espécie de portais que marcam a entrada de recintos sagrados].
Ao todo são quatro quilômetros de percurso rodeado por toriis que levam o visitante a explorar a fundo a cultura e a paz do local. Nesse caminho encontram-se bancos para descansar, lojinhas e lugares para comprar bebidas. Todo esforço vale a pena ao conhecer um dos templos mais famosos do mundo.
TEMPLO KYOMIZU DERA
O Templo Kyomizu Dera é um dos lugares mais emblemáticos da antiga Kyoto. Fundado no século 8, o local conta com a famosa plataforma com colunas de madeira que deixa os turistas em uma posição privilegiada para observar a natureza e sentir a paz do local.
O nome significa templo da água pura - diz a lenda que quem beber a água de lá terá prosperidade, longevidade e sucesso. Se é verdade ou não, não se sabe, mas de qualquer forma, vale a pena a visita e provar da fonte sagrada.
TEMPLO KINKAKU-JI
O Templo Kinkaku-Ji, conhecido como Templo Dourado, recebe esse nome por ser completamente coberto por folhas de ouro 24 quilates, datado de século XIV! Dá para acreditar?! Cercado por um lago e muita natureza, a paisagem por si só já justifica a visita.
O lugar foi construído em 1397 para servir de moradia a um antigo mestre dos samurais, mas logo depois foi transformando em um templo budista onde os turistas podem curtir o silêncio da natureza e meditar.
Curiosidade: em seu topo está a imagem de uma fênix, considerada o pássaro eterno.
ARASHIYAMA
Arashiyama é um distrito de Kyoto, mais visitado pelos locais, mas que está caindo nas graças dos turistas. Um dos lugares mais conhecidos é o Corredor de Bambu ou Sagano Bamboo Forest, onde os visitantes são guiados por um caminho todo verde e encantador.
Para esticar o passeio, a dica é conhecer os templos budistas de lá - e entre eles está o Templo Tenryu-ji. Construído em 1339, o lugar é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é um dos um dos cinco principais templos de Quioto.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 29 Out 2019.