Moçambique, um país falante de português no sul da África que faz fronteira com a cada vez mais popular África do Sul, não recebe tanta atenção dos turistas quanto a sua vizinha, mas certamente merece um pouquinho mais.
Com praias que não devem nada ao Caribe, parques nacionais para ótimos safaris, incríveis cidades históricas que são um grande encontro de culturas, o país, que conquistou sua independência apenas em 1975, tem investido na infraestrutura para a recepção de turistas e é uma joia ainda inexplorada.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares que vão convencê-lo a incluir Moçambique na sua lista de viagens. Confira:
Bazaruto
O arquipélago de Bazaruto sem dúvida guarda alguns dos cenários mais paradisíacos da costa africana. A área de 1400 km² é uma zona protegida composta por cinco ilhas e as águas ao redor. A região ostenta dezenas de espécies de pássaros incluindo fascinantes flamingos e águias-pescadoras, sem falar dos golfinhos, as tartarugas e crocodilos.
Maputo
A capital de Moçambique pode não parecer muito especial à primeira vista, mas a cidade consegue surpreender depois que você passa algumas horas por lá. Maputo ainda guarda muito da arquitetura colonial portuguesa, com imponentes palácios elegantes e largas avenidas, mas hoje foi resignificada pelos locais, que encheram as ruas de mercados, bares e restaurantes com ótimas influências gastronômicas, como a árabe.
Quirimbas
Outro arquipélago que faz sucesso no país são as Ilhas Quirimbas, isoladas ao norte do país. É um ótimo lugar para mergulhar e apreciar belos recifes de coral ou admirar as antigas árvores baobá na ilha de Quilaluia. Mas das 31 ilhas do arquipélago, a mais popular é Ibo, onde culturas portuguesa, indiana e africana se encontram em uma mistura única, com uma pequena vila que conta a história de tempos mais tumultuosos.
Gorongosa
Gorongosa é o parque nacional mais famoso do país e seu principal destino para admirar a vida selvagem. Localizado na região central de Moçambique, ao sul do Grande Vale do Rift, concentra uma grande quantidade de animais como leões, elefantes, crocodilos, diversas espécies de aves, hipopótamos e antílopes.
Tofo e Inhambane
A Praia do Tofo, na costa sul do país, é uma dos destinos turísticos mais famosos de Moçambique. De areias brancas e águas turquesa do Oceano Índico, é o lugar ideal para passar alguns dias curtindo o paraíso hospedado em um bangalô. Para quem não aguenta muito tempo só de praia, por lá também fica a cidade de Inhambane, uma das mais charmosas do país, com sua arquitetura que combina colonial portuguesa com elementos indianos, africanos e muita cultura árabe.
Ilha de Moçambique
Listada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a Ilha de Moçambique é uma joia do país, ainda que estivesse um tanto esquecida até que a Unesco a encontrasse. A importância da ilha data do século 16, quando foi um importante ponto de parada dos portugueses que iam à Ásia, assim como de árabes que já estavam ali antes da chegada dos europeus. Hoje, é um ótimo lugar para explorar um pouco da história da época, principalmente através da Fortaleza de São Sebastião (a maior da parte sul da África) e das diversas igrejas e capelas.
Ilha da Inhaca
Outra ilha que merece uma visita é a fantástica Ilha da Inhaca, a 40 km da costa de Maputo. Para quem vai passar alguns dias na capital, vale a pena alugar uma lancha ou conferir os horários dos barcos de passageiros para visita-la. A ilha é ideal para quem gosta de praias repletas de natureza, sem muita estrutura. Mas também vale a pena explorar ruínas deixadas por portugueses e a culinária repleta de frutos do mar.
Atualizado em 18 Jan 2019.