Pequim de fato ostenta em templos, palácios e outras grandiosas estruturas de arquitetura milenar que impressionam até o mais apático dos turistas, mas a capital chinesa vai além disso. Se engana quem pensa que, por possuir tanta história, ela tenha parado no tempo - muito pelo contrário. Os mais de 20 milhões de habitantes da capital se orgulham de viver em uma cidade que preserva sua história enquanto também olha para o futuro, sempre atenta às artes ou à tecnologia, por exemplo.
Para te ajudar a preparar seu roteiro por essa cidade milenar, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para visitar em Pequim. Confira:
Muralha da China
Construídas já a partir do século 7 a.C., o primeiro objetivo das muralhas que compõem a Grande Muralha da China, na antiga fronteira norte do território chinês, era defender os impérios chineses de invasores da Estepe Euroasiática, onde hoje está a Rússia e outros países do Leste Europeu. Com o tempo, as muralhas foram se unindo até formarem a famosa Muralha da China. Ela foi restaurada e reconstruída diversas vezes ao longo da história, e grande parte dos mais de 21 mil quilômetros de muralha que existem hoje é remanescente dos séculos 14 a 17, período em que o país estava sob o comando da Dinastia Ming. Existe um trecho próximo a Pequim que é um passeio imperdível para quem visita a cidade.
Cidade Proibida
Apesar do nome que ainda leva, a Cidade Proibida hoje pode muito bem ser visitada por qualquer um, mesmo sozinho, ainda que tours guiados sejam aconselhados. A cidade cercada por mais de 3 km de muralhas no coração de Pequim leva esse nome porque, durante muitos anos, quando era casa das dinastias Ming e posteriormente Qing, apenas a família imperial e empregados especiais tinham acesso a ela. Hoje, guarda um museu e impressiona por seu tamanho e arquitetura de seus mais de 900 prédios.
Dashanzi
O Dashanzi, também conhecido como a Zona de Arte 798, é um distrito de Pequim imperdível para os amantes de arte chinesa contemporânea. Por ali, a criatividade tomou conta das fábricas inutilizadas da era maoísta e, agora, livrarias, galerias de arte, arte de rua e cafés estão por todos os lados. Uma das galerias que você não pode deixar de visitar é a 798 Art Factory, que inclusive garantiu o apelido à região.
Palácio de Verão
Assim como a Muralha da China ou a Cidade Proibida, o Palácio de Verão é outro dos pontos imperdíveis para quem visita Pequim. Cercado por incríveis jardins, o palácio foi construído no século 18 como um refúgio para a família imperial, quando eles sentiam necessidade de se afastar da agitação de Pequim. Tanto as estruturas, que incluem templos, quanto os jardins são incríveis de se admirar.
Museu Nacional da China
O Museu Nacional da China recebe mais de sete milhões de visitantes por ano, e hoje é considerado o museu que mais recebe visitas no mundo. Fundado em 2003, ele surgiu quando se uniram dois antigos museus que ficavam no local, o Museu Nacional de História Chinesa e o Museu Nacional da Revolução Chinesa, com uma área total de 192 mil metros quadrados. Ao visita-lo você pode apreciar exibições que exploram história chinesa moderna e antiga. Lá você pode ver, por exemplo, a bandeira que Tsé-Tung levantou em outubro de 1949, quando proclamou a República Popular da China.
Panjiayuan
Se você adora garimpar mercados de rua em busca de artesanatos, artes e antiguidades, o lugar ideal para você é o mercado de rua conhecido como Panjiayuan. Algumas lojas abrem diariamente, mas se você quiser de fato encontrar os melhores produtos, o ideal é visitar aos finais de semana, quando o lugar se enche de comerciantes que dispõem de artigos dos mais variados, como budas ou cartazes da Revolução Cultural.
Templo do Céu
O Templo do Céu, construído a mando de um imperador conhecido como Filho do Céu, que rezava ali em busca de inspiração divina e outras coisas mais, hoje faz parte de um parque frequentado por locais, que praticam exercícios e também aproveitam para fazer seus pedidos aos céus. É um ótimo lugar para observar a vida local, apreciar a arquitetura do altar e, claro, descansar nos jardins.
Templo Lama
Construído pela primeira vez no século 16, o Templo Lama é um importante centro religioso do budismo tibetano. O edifício é uma verdadeira obra de arte e certamente merece ser escolhido por aqueles que só tiverem tempo para um templo. Estátuas, arcos, tapeçarias e detalhes impressionantes cravados na madeira conseguem fascinar qualquer um.
Tiananmen Square
A Tiananmen é a principal praça da cidade e, cercada por monumentos em estilo soviético e prédios governamentais, é uma das maiores do mundo. Ali também acontece uma cerimônia diária em que se sobe a bandeira do país ao amanhecer e a descem ao anoitecer. Um dos prédios mais famosos ao redor da praça é o Mausoléu de Mao Zedong. Além de famoso ponto turístico, é um lugar histórico onde se passaram muitos dos momentos importantes para o país.
Beihai
Se tiver que escolher apenas um parque quando estiver em Pequim, escolha o Beihai. O jardim imperial começou a ser construído ainda no século 10 e, entre incríveis paisagens de verde e flores, também ostenta uma importante quantidade de monumentos dignos de serem visitados, que contam muito da história do país.
Atualizado em 23 Jan 2019.