Também conhecida como Santiago do Chile, Santiago é a capital do país andino que ocupa parte da porção sul do nosso continente, ao lado da Argentina. Repleta de natureza, museus, centros culturais, bares, restaurantes, bairros coloridos e ótimos mirantes, a cidade é uma joia latino-americana que cresce aos pés da Cordilheira dos Andes desde sua fundação, em 1541, se tornando cada vez mais um destino turístico, cosmopolita e um centro financeiro e cultural.
Pensando em te ajudar a planejar sua viagem para o Chile, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis que você não pode deixar de visitar em Santiago. Confira:
Cerro San Cristóbal
Vários dos principais atrativos da cidade de Santiago podem ser encontrados no Cerro San Cristóbal, também conhecido como Parque Metropolitano, um grande monte que fica bem no meio da cidade. Por lá, é possível escalar, pegar um teleférico para apreciar a vista da cidade, andar de bicicleta, visitar um zoológico, um jardim japonês, piscinas e a La Chascona, uma das casas do renomado poeta Pablo Neruda.
Palacio de la Moneda
O edifício presidencial do Chile, localizado no meio da capital, se chama Palacio de la Moneda e foi projetado em estilo neoclássico em 1785. O prédio é um símbolo emblemático para o país, pois foi ali onde ocorreu o Golpe de Estado de 1973 e hoje guarda diversas instâncias do governo. É possível fazer tours guiados para aprender um pouco mais sobre a história da cidade e do país.
Catedral Metropolitana
A sede principal da Igreja Católica no Chile também merece ser visitada. Tendo sido concluída apenas em 1800, seu lugar já havia sido reservado por Don Pedro de Valdivia, fundador da cidade, no século 16. Seu estilo neoclássico e seus vários altares interiores certamente merecem uma apreciação e é possível se juntar a um tour guiado, com o qual se pode subir até uma torre.
Museo de La Memoria y Los Derechos Humanos
Inaugurado em 2010, o moderno Museu da Memória e dos Direitos humanos foi fundado com o objetivo de registrar e lembrar os acontecimentos ocorridos no Chile durante a ditadura militar, entre 1973 e 1990. O espaço, que já merece a visita por si só, conta com três andares de exposições interativas que lançam mão de recursos interativos e suportes audiovisuais que abordam questões do dia-a-dia daquela época, assim como momentos importantes e detalhes sobre o cerceamento dos direitos humanos.
Cerro Santa Lucía
Outro monte no meio da cidade, o Cerro Santa Lucía é um pouco menor, mas não pode ser esquecido. Sua história como parte da cidade começa no século 19, quando passou de uma paisagem rochosa para um importante parque de Santiago, cheio de exemplares de vegetação. É possível subir até o seu topo, apreciar uma incrível vista da cidade e ainda visitar o Castillo Hidalgo, um espaço de eventos.
Plaza de Armas de Santiago de Chile
A Plaza de Armas de Santiago é a principal praça da cidade e tem servido como palco de sua história desde o seu princípio. É lá que fica a Catedral Metropolitana, o Museo Histórico Nacional, e outros tantos edifícios importantes da capital chilena. Hoje, é frequentemente ocupada por artistas, entre pintores e músicos, e pessoas de todos os tipos desfrutando do espaço público de diversas formas.
Gran Torre Santiago
O Gran Torre Santiago é o maior arranha-céu da cidade e, de fato, é difícil não vê-lo em qualquer imagem panorâmica da capital chilena. Na verdade, com 300 metros de altura, o prédio é o maior da América do Sul. O edifício faz parte de um centro comercial com hotéis e escritórios, mas é possível visita-lo para ter uma ótima vista de Santiago.
Barrio Bellavista
O Bellavista é o bairro mais boêmio e alternativo da cidade, com casas coloridas, espaços de arte e cultura, bares e restaurantes com inúmeras opções para todos os gostos. Um dos pontos principais é a Calle Constitución, a rua com as melhores opções de bares cheios de drinks típicos chilenos.
La Parva
Santiago, evidentemente, também tem opções para quem curte esquiar. La Parva é uma delas e fica a apenas 50km da capital. Além de apreciar uma maravilhosa paisagem, os visitantes podem esquiar a 2750 metros de altura. Também é possível participar de um city tour para conhecer a simpática cidade nevada onde fica a estação.
Museo Chileno de Arte Precolombino
O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, como o nome sugere, é uma instituição que se propõe a estudar e exibir artefatos produzidos na América antes da chegada dos europeus. Desde 1981, exerce grande importância no resgate da história que todos os povos sul-americanos têm em comum. É um ponto imperdível para os amantes de arte e história.
Atualizado em 16 Fev 2022.