A Ásia é um dos continentes mais incríveis do mundo. Além de seus pontos turísticos incríveis e paisagens de tirar o fôlego, sua rica cultura transforma cada espaço em algo a mais, fazendo do destino uma experiência única e inesquecível. Sem falar, é claro, na gastronomia exótica e surpreendente.
Por ser um destino distante do Brasil, os preços das passagens costumam ser mais salgados. A boa notícia, porém, é que as hospedagens, os passeios e a alimentação costumam ter valores mais em conta. Ou seja, no final, a trip não sai tããão cara assim.
O Guia da Semana fez uma galeria com 12 lugares que você precisa conhecer em um Mochilão pela Ásia. Confira:
RISHIKESH, ÍNDIA
Você já deve ter escutado ou lido por aí que a prática do yoga e da meditação é muito comum na Índia. E não é para menos, lá existe uma cidade conhecida como a Capital do Yoga: a Rishikesh. Por lá, existem diversos ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo “Comer, Rezar e Amar”. Além de conhecer melhor a cultura do país, o turista pode interagir com os centros, desempenhar tarefas, participar de aulas de meditação e yoga. A cidade ganhou destaque após receber os integrantes da banda Beatles, que ficaram em um centro de lá.
TAJ MAHAL, ÍNDIA
Um dos cartões postais da Índia é o Taj Mahal, templo construído em homenagem à esposa de um antigo imperador mongol, que faleceu após dar à luz seu décimo quarto filho. Por isso, constantemente o local é associado ao amor. Construído com mármore branco e pedras preciosas, a atração é o ponto turístico mais visitado do país, além de ser considerada Patrimônio Mundial da Unesco e uma das Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
JAIPUR, ÍNDIA
Jaipur é conhecida como a “cidade rosa” por causa de suas construções e prédios coloridos – o que dá um brilho e charme para o local. Tudo se desenvolve ao redor do Palácio Central, onde a antiga família real ainda mora. Dentre os pontos turísticos imperdíveis da cidade estão o Jal Mahal, palácio flutuante sobre a água; Govind Dev Ji, templo simbólico que faz parte de diversas lendas; e o Jantar Mantar, um observatório astronômico considerado patrimônio da UNESCO. Para quem quer comprar tecidos, lembranças e especiarias, os mercados da região são incríveis.
PHI PHI ISLAND, TAILÂNDIA
O cartão postal da Tailândia é destino obrigatório para quem visita o país e as praias do sul. Estamos falando das Ilhas Phi Phi (Phi Phi Don e Phi Phi Lee), detentoras de toda beleza do mundo – pelo menos é que a maioria dos turistas acha após admirar suas belas praias e formações rochosas. Localizadas a cerca de 48 km de Phuket, o local é famoso por suas aparições em filmes e pelas clássicas fotos em meio às rochas que parecem flutuar no mar.
CHIANG RAI, TAILÂNDIA
Para quem nunca ouviu falar em Chiang Rai, a pequena cidade fica em uma região conhecida como Triângulo Dourado - onde Myanmar, Laos e a Tailândia se encontram com o Rio Mekong. O passeio costuma ser feito estilo bate e volta, já que durante o percurso até a cidade é possível ver lindas paisagens, plantações de arroz e símbolos da cultura local. Por lá, o turista encontra uma forte influência da religião, por isso, Templos Budistas das mais diversas formas e com ricos detalhes são o ponto principal!
BALI, INDONÉSIA
Bali é um desses lugares mágicos do mundo que abriga cenários dignos de um quadro. A ilha, situada na Indonésia, combina paisagens surpreendentes, templos incríveis e praias paradisíacas. Extremamente charmoso e com uma cultura única, o destino atrai cada vez mais brasileiros que viajam até o país em busca de novas aventuras e experiências mágicas. Com praias paradisíacas, templos, plantações de arroz e paisagens incríveis, Bali precisa estar na sua lista de viagem.
BAGAN, MIANMAR
Bagan fica localizada em uma região mais árida de Mianmar, o que remete bastante ao sertão brasileiro se não fosse as incríveis obras imponentes que habitam o local. O Mar de Templos - que chega até 2 mil exemplares -, atrai cada vez mais a atenção dos turistas, e é uma paisagem única em todo o mundo. A experiência é incrível, afinal, você vai poder conhecer de perto os Monges e seus costumes, sem mencionar que o local tem data de extinção: com tantos tremores e a forte ação do vento na região, cada vez menos templos ficam de pé.
SIEM REAP, CAMBOJA
O complexo de templos Angkor, no Camboja, é um dos lugares mais surpreendentes do mundo. Localizado no Sudeste Asiático, mais precisamente em Siem Reap, o local atrai viajantes do mundo inteiro que enfrentam horas de viagem só para conhecer de perto essas construções. Ao todo são mais de 400 quilômetros preenchidos com vários templos, sendo a atração principal (e maior delas) o Angkor Wat. Hoje em dia o local é considerado um Templo Budista, mas na época de sua construção ele era hinduísta. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é a pedida certa para quem gosta de se surpreender.
HALONG BAY, VIETNÃ
Muita gente que viaja para o Sudeste Asiático deixa de lado o Vietnã, que possui lugares tão incríveis que faz qualquer um se apaixonar. Um desses locais é Halong Bay, que, literalmente, significa “baía onde desceu o dragão”. O local é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e situa-se na província de Quàng Ninh. Incrível, né? Um dos passeios mais requisitados da região é a navegação com velas, que, inspirada nos antigos barcos chineses, explora as ilhas da região.
LUANG PRABANG, LAOS
Para conhecer Laos, uma ótima opção, que mescla cultura e paisagens incríveis, é a cidade de Luang Prabang! Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade de 16 mil habitantes ostentou, até 1975, o título de capital real. Hoje ainda conserva 32 dos 66 templos ou wats (na língua local) existentes antes da colonização francesa. Para curtir um pouco a natureza, a dica é conhecer a Kuang Si Falls, cachoeira de águas cristalinas turquesa que parece ter saído de um conto de fadas!
NEPAL
O Nepal é um país muito pequeno localizado próximo à Índia, no sul da Ásia. Pouco conhecido por grande parte dos turistas, o destino é uma mistura de paisagens bonitas com templos religiosos sem igual. Afinal, foi lá que o Budismo surgiu, sendo o local perfeito para entender mais sobre a religião e o estilo de vida dos monges. A região de Lumbini é onde possivelmente Buda tenha nascido!
TÓQUIO, JAPÃO
Para quem gosta de explorar destinos exóticos e excêntricos, o Japão é um dos lugares que merece entrar para a lista de próximas viagens. Sua capital, Tóquio, é geralmente o destino mais buscado por quem visita o país, sendo a porta de entrada e base para quem quer explorar a região. Seus arranha-céus vivem pacificamente com templos e áreas verdes, transformando a capital do Japão em um destino perfeito para agradar até os turistas mais exigentes.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 14 Ago 2019.